sexta-feira, 13 de junho de 2008

SEXTA FEIRA - DIA 13 (MITOS E VERDADE)

MITO

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma Sexta Feira 13 ou seja, uma Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar.

Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira-treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.

Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por execução na cruz e Judas provavelmente por suicídio.

Antes disso, porém, existem versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.

Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

EVENTOS HISTÓRICOS:

Alguns incidentes ocorridos nessa data:
CURIOSIDADE:
Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de Paraskavedekatriaphobia ou parascavedecatriafobia, ou ainda frigatriscaidecafobia.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Sexta_Feira_13"

VERDADE:
SALMO 34:7 - "O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem, e os livra."
SALMO 74:16-17 - "De Deus é o dia e a noite: Ele preparou a luz e o sol. Ele estabeleceu todos os limites da terra; verão e inverno Ele formou."
SALMO - 118:24 - "Este é o dia que o Senhor fez; regozigemo-nos, e alegremo-nos nele."
QUANDO ESTAMOS EM ALIANÇA COM DEUS, TODOS OS DIAS SÃO ABENÇOADOS.
Existe uma promessa de Jesus para nós:
"Eis que estou convosco (Disse Jesus) todos os dias (DE SEGUNDA A SEXTA - DE 1º DE JANEIRO A 31 DE DEZEMBRO - POR TODA NOSSA VIDA) até a consumação dos séculos"
Uma sexta feira vitoriosa, em nome de Jesus, para todos.

Pr. Ednaldo Breves

Nenhum comentário: