quarta-feira, 4 de junho de 2008

HISTÓRIA DO CAMPO MISSIONÁRIO DE JARDIM PRIMAVERA

No ano de 1998, o Pr. Ednaldo Breves da Igreja Metodista em São Pedro, percebendo a necessidade da presença Metodista no bairro Jardim Primavera, convidou o casal de Evangelistas José Camilo de Oliveira e Magna Lúcia de Oliveira para iniciarem o trabalho naquele bairro.
O casal que havia recebido uma proposta para iniciar um trabalho evangélico numa outra cidade, depois de orar, optou em aceitar o convite para a criação do Ponto Missionário em Jardim Primavera.
Em 02 de novembro de 1998 o casal foi recebido como membros da Igreja Metodista em São Pedro, começando, a partir dali, a confecção do projeto para criação do Ponto Missionário. Inicialmente sairams à procura de um local.
Neste período de procura, o Pr. José Camilo teve um sonho, onde caminhava numa floresta e se deparou com um riacho de águas cristalinas, cheio de peixes. Ao observar os peixes, o Pastor Camilo questiona: Será que ninguém pesca neste rio? Vou trazer uma rede e vou pescar todos estes peixes. Ao acordar, o Pastor recebeu uma ligação do Pastor Ednaldo, dizendo que havia encontrado o local. Chegando ao local, atravessaram um pequeno riacho e o Pastor José Camilo se lembrou e contou o sonho ao Pastor Ednaldo, que lhe disse que era a confirmação de Deus, pois aquele sonho era um sonho profético.
Era uma pequena garagem, de propriedade da irmã Maria Aparecida Gonçalves Bastos, que, após conversas e acordo, autorizou a ampliação da garagem, transformando-a num pequeno salão com capacidade para 70 pessoas.
O processo de ampliação contou com a participação do Irmão Herdi Ramos Braga, Paulo Garcia, Gerson, Pr. José Camilo, Irmão Candinho, Irmã Abigail e outros. Finalmente, após o término do salão, aquisição de cadeiras e compra e doações de equipamentos feitos pela Igreja mãe, no dia 05 de setembro de 1999, foi inaugurado o Ponto Missionário em Jardim Primavera.

O Culto de Inauguração foi dirigido pelo Pr. Ednaldo Breves e a pregação foi ministrada pelo Superintendente distrital, Rev. Abner Fernandes. Neste Culto foram empossados os dirigentes do trabalho, Evangelistas José Camilo de Oliveira e Magna Lúcia de Oliveira, sob a supervisão do Pr. José Maria de Oliveira (Pastor Adjunto da Igreja Metodista em São Pedro). O Culto contou também com a presença do Pastor Adjunto da Igreja Metodista em São Pedro, servindo na Congregação de Goiabal, Carlos Eduardo Motta Chaves.

Inicialmente, um grupo de irmãos da Igreja em São Pedro foram destacados para organizarem Ministérios de música, oração e outros, até a chegada de membros no local, o que veio acontecer em pouco tempo. Com a saída do Pastor José Maria de Oliveira para Igreja de Morsing, foi destacado o Pr. José Sebastião Nunes Filhos para supervisionar o trabalho. Mais tarde com a saída do Pr. Nunes para a Igreja Metodista em Jardim América, o trabalho, que sempre ficou sob a liderança direta dos Evangelistas José Camilo de Oliveira e Magna Lúcia de Oliveira, ficou diretamente supervisionada pelo Pr. Ednaldo Breves, pastor titular da Igreja Metodista em São Pedro.

Com o tempo Deus foi levantando irmãos e irmãs que somaram forças. Lembramos com saudades do amado irmão José Luciano Ferreira (carinhosamente chamado de Vô Candinho) que, juntamente com sua esposa, nossa amada irmã Abigail, se destacaram como verdadeiras colunas naquele trabalho. Poderíamos mencionar diversos outros irmãos e irmãs.
Com o crescimento numérico dos membros, em 07 de outubro de 2003 a Igreja desenvolveu uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação – PMBM – para Autorização de uso de salas da Escola Municipal Venerável Humberto Amaral, aos domingos, para realização de Escola Dominical. Esta parceria dura até a presente data.

No dia 14 de maio de 2004 a Congregação adquiriu o seu próprio terreno, onde já preparou e aprovou a planta e está em processo inicial de construção de sua sede própria. Nesta trajetória, durante o período em que o Ev. José Camilo de Oliveira cursava Teologia, visando seu ingresso no Ministério Pastoral, outros líderes tiveram passagem pela Congregação, tais como o casal de Evangelistas Agnaldo Lemos Vieira e Rosângela Aparecida de Freitas, Evangelista Silvério Roberto Garcia, Mauro Sérgio Botelho, etc... aos quais temos uma profunda gratidão.
No Concílio Distrital de 15 de dezembro de 2007 foi aprovada a transformação da Congregação em Campo Missionário Distrital e no Concílio Distrital de 08 de março de 2008, foi homologada a criação do Campo Missionário em Jardim Primavera, numa linda cerimônia presidida pelo Rev. Ananias Lúcio da Silva, onde o Rev. Ednaldo Breves, pastor da Igreja Metodista em São Pedro, passou às mãos do Pr. José Camilo de Oliveira a relação de 93 nomes que a partir daquela data passaram a fazer parte do Rol de membros do novo Campo Missionário.

Hoje o maior desafio é a construção imediata do novo salão de culto, já que o espaço tem sido insuficiente para receber as pessoas que tem sido atraídas pelo evangelho de poder e milagres que Deus tem realizado em nosso meio. No entanto, temos a certeza que o mesmo Deus que iniciou esta boa obra, continuará sempre conosco até vermos os seus sonhos, e nossos, se realizando plenamente.

Nenhum comentário: