quarta-feira, 13 de julho de 2011

A UNÇÃO NOS FAZ FORTES


Uma palavra de incentivo

Domingo, quando terminei de pregar este sermão, um dos amados irmãos da Igreja me disse: Pastor este sermão precisa ser divulgado. Pensei bastante sobre isso, apesar de, vez ou outra, postar no blog um deles. Este, eu estou postando para atender ao pedido deste irmão. Espero que o sermão edifique a sua vida assim como edificou a minha quando o estava preparando.

Consideração inicial

Como vimos na semana passada, a Unção é que faz a Diferença em nossa vida. A mesma unção que é dada por Deus e permanece em nós pelo Espírito Santo, traz força para desenvolvermos o ministério que nos foi dado. Podemos ver isso na vida de Davi, bem como na vida de outros homens de Deus como Daniel, Elias e outros. Com a unção do Senhor sobre sua vida, com certeza, você também se tornará forte.

Textos:

1Sm 16.13 – “Então Samuel tomou o vaso de azeite, e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. Depois Samuel se levantou, e foi para Ramá”.

1Sm 16.18 – “Respondeu um dos mancebos: Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar bem, e é forte e destemido, homem de guerra, sisudo em palavras, e de gentil aspecto; e o Senhor é com ele”.

Introdução:

Já vimos e entendemos que é pelo Espírito do Senhor que Davi se tornou no homem e no Rei que foi. Vimos também como alguém que estava esquecido no campo, cuidando de ovelhas veio a se tornar o homem segundo o coração de Deus. Hoje, veremos uma segunda característica que se acentuou em Davi depois da unção que recebeu.

Ele é forte. Foi realçando esta característica de Davi que um dos homens do Rei Saul fez sua apresentação.

O que significa ser forte?

Ele é forte

O entendimento que se tem nesta afirmação é que se trata de alguém que foi fortalecido pela graça de Deus com o intuito de vencer. Podemos definir Davi como um homem vencedor. Basta ver de onde saiu e para onde Deus o conduziu.

Muitos de nós, fomos fortalecidos por Deus para vencer, olhe de onde você saiu e para onde Deus o está levando! Quantos não nasceram em famílias muito pobres, passaram por dificuldades, caminharam com os pés descalço e hoje são bem sucedidos? Quando vamos conquistando nossas vitórias muitas vezes o inimigo tenta nos confundir fazendo com que pensemos que somos vitoriosos por nossa força ou porque somos bons mesmo. Quem estiver com pensamentos parecidos com este aconselho que leiam Dt 8.10-17 e aprendam com esta leitura. Entretanto, a nossa vitória somente foi possível pela unção de Deus sobre nossa vida. Então o louvor e a honra devem ser dados a Ele.

Você que se sente fraco porque foi vencido e dominado pelo pecado, mesmo sabendo que a Palavra de Deus ensina que o pecado não tem domínio sobre aquele que foi alcançado pela graça de Deus (Rm 6.14), está precisando receber a Unção que pode fazê-lo forte.

A razão de muitos estarem afastados dos caminhos de Deus, que gostam de questionar a Sua Palavra e que não adotam os princípios divinos em suas vidas, é porque lhes falta a unção do Espírito e também precisam recebê-la.

Pedro (Mt 26.75), Tiago, João (Lc 9.54) e Paulo (Gl 1.23) são exemplos homens que se deixaram fortalecer pela unção que receberam e nós também devemos nos fortalecer pela unção que recebemos. Chega de ficar pensando a nosso respeito aquém do que convém. Rm 12.13 nos ensina que não devemos pensar de nós além do que convém, mas não podemos pensar aquém do que convém, pois tanto uma com a outra forma de pensar não faz bem, pois uma supervaloriza e a outra subestima. Acho que ambas as formas de pensar é pecado. Mas, somos vencedores sobre o pecado porque ele não domina sobre nós.

A unção o faz forte para que você seja livre

Jz 15.14 - E, vindo ele a Leí, os filisteus lhe saíram ao encontro, jubilando; porém o Espírito do SENHOR poderosamente se apossou dele, e as cordas que ele tinha nos braços se tornaram como fios de linho que se queimaram no fogo, e as suas amarraduras se desfizeram das suas mãos.

Como o texto nos mostra, a unção vem sobre nossa vida para nos tornar pessoas livres. Ela não nos deixa prisioneiros do inimigo, dá-nos força para quebrarmos as amarras que tenta nos prender. Entendo que do mesmo modo que a Unção deu poder a Sansão para se libertar o mesmo ocorrerá conosco, teremos poder de Deus para nos libertar de toda e qualquer amarra que o diabo quiser colocar em nossa vida. Você, pela unção de Deus, tornar-se-á forte para vencer o inimigo e as provações.

Caso o seu ministério também esteja amarrado, preso por grilhões, em nome de Jesus Cristo, nesta noite, a força de Deus, pelo Espírito que unge e fortalece, há de trazer a libertação sobre o seu ministério. Hoje, que não seja outra coisa senão a vitória que o Senhor lhe conceda. Tome posse pela fé, dessa palavra, meu irmão. Deus o faz forte para mantê-lo livre. Acredite, você não foi chamado para ser fraco e debilitado, sem força e sem vigor, Deus o chamou para ser forte nele.

Diga como o apóstolo Paulo:

• “Posso todas as coisas, naquele que me fortalece” – Fl 4.13;

• “Que segundo as riquezas de sua glória, me conceda que seja robustecido com poder pelo seu

Espírito no homem interior” – Ef 3.16;

Você é forte para realizar proezas em nome de Deus

Dn 11.32b “... mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e fará proezas”.

Amados, a coisa mais triste para o pastor é quando a Igreja é desafiada para a leitura da Palavra, para a oração e para o jejum e povo diz que não pode. Esquece-se que são estas atitudes trazem sobre nós a unção de Deus, pois demonstram que somos interessados nas coisas do Reino.

Quando abrimos mãos delas somos destinados ao fracasso e tenho para mim que essa é a razão de muitos caminharem desanimados, fracassados, sem vigor e vivendo na base da oração dos outros por sua vida.

Pessoas que não se fortalecem em Deus, quando cai, vem com aquela desculpinha que a maioria dos crentes gosta: “sabe como é... a carne é fraca”. Porém, não é a carne que se encontra fraca e sim o espírito, pois a vida espiritual está fracassada também.

Todos sabemos que a carne é alimentada pelo pecado e pela fraqueza, assim a Bíblia ensina:

Mc 14.38 – Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.

Rm 8.3 – Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne.

Entretanto, o espírito é que deve ser fortalecido para controlar os desejos da carne:

2Co 3.6 – O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.

Jo 6.63 – O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.

Então, meus irmãos, como aprendemos com Daniel, sejamos um povo forte e destemido. O senhor é conosco. Somente quem não conhece o seu Deus é que anda em fraqueza.

Pela graça de Deus é que somos fortalecidos

Paulo se sentia fraco por aquilo que ele chama de espinho que lhe fora colocado na carne. Depois de orar por três vezes sobre isso ao Senhor, ele obteve a resposta que se encontra em 2Co 12.9-10 cuja a essência é: “a minha graça te basta”. Deus nos fortalece em nossas fraquezas.

Foi deste modo que o fraco Davi, pela graça de Deus, fortalecido pelo poder do Espírito Santo, venceu o gigante Golias. Meu amado irmão, você também será fortalecido por Deus para vencer os gigantes que se apresentam em sua vida. O Senhor é a sua força.

Nos momentos de angústia e de tristeza, quando a coisa parecia sem saída, quando os horizontes da vida estavam cinzentos, Davi se fortalecia em Deus. O Livro de Samuel relata um incidente na Cidade de Ziclague que fora saqueada e queimada pelos amalequitas, Davi ficou angustiado e o povo falava em apedrejá-lo, entretanto, ele se refugia e se fortalece em Deus (1Sm 30.6).

É no Senhor e por sua unção que somos fortalecidos.

Apelo

Quero convidar você para o altar. Aqui no altar você deixará a sua fraqueza nas mãos do Senhor e levará sobre si a sua graça e a unção que lhe fará forte para derrotar gigantes. Quem o guiará será o Senhor e não as circunstâncias da vida. Deus é contigo e o faz forte.

Rev. José Carlos Peres

Quem sou eu

Sou pastor da IM Tucuruvi. Sou apaixonado pelo que faço, por minha família e pela Igreja que pastoreio. Sei que sou vocacionado para o Ministério e me dedico a ele com todo o meu coração, porque amo a Deus.


Nenhum comentário: