sexta-feira, 29 de julho de 2011

ATEUS LUTAM PARA TIRAR A CRUZ DO MEMORIAL DO WORLD TRADE CENTER


Grupos ateus dos EUA anunciaram ação judicial para exigir a retirada de cruz feita com destroços do 11/09 do Memorial e Museu World Trade Center. Eles também querem que o símbolo católico seja retirado da exposição em homenagem às vítimas. A informação é do site "The Slatest"

Para esses grupos, a inclusão de cruzes viola a Constituição dos EUA por promover publicidade a uma única religião, o Cristianismo, em detrimento de outras. Eles afirmam que é uma forma de divulgação religiosa que não pode ser imposta pelo Estado.

Em resposta, a World Trade Center Memorial Foundation defendeu os monumentos, citados como "símbolos de conforto espiritual para milhares de trabalhadores que atuaram no resgate de vítimas do (chamado) Ground Zero."

A entidade disse que objetos de outras religiões também poderiam ser incluídos no memorial.

A "consagração de uma cruz no local é inadmissível, visto que local é público e o estado é laico", afirma grupo de ateus de Nova York em um comunicado de imprensa.

O grupo que entrou com a ação nesta semana em um tribunal estadual de Nova York e postou uma cópia do processo em seu site. A ação judicial envolve muitos réus, incluindo o estado de New Jersey, a cidade de Nova York, Michael Bloomberg (prefeito de Nova York) e o governador de Nova Jersey Chris Christie.

A cruz do World Trade Center é um escombro sem emendas do desabamento das torres gêmeas. São duas vigas de aço que sustentavam uma interseção da estrutura central da torre norte e que ficou surpreendentemente de pé quando as torres gêmeas desabaram em 11 de setembro de 2001. Desde o início do processo de resgate o objeto foi "espiritualizado" por muitos.


A cruz em meio aos destroços, desde então admirada por bombeiros e demais trabalhadores atuando no local da tragédia, além dos familiares das vítimas.

Até recentemente, a cruz estava em uma igreja católica muito frequentada por policiais e bombeiros nova iorquinos (lembrando que estas profissões são dominadas nesta região dos Estados Unidos por descendentes de irlandeses, povo majoritariamente católico).

No último sábado, foi colocada no local da tragédia por conta de um evento relacionado à construção do Memorial 11/09 e Museu. Houve também a bênção cerimonial da cruz e um serviço conduzido pelo Frei Brian Jordan, um monge franciscano que ministrou a trabalhadores limpando a área após os ataques de 9 / 11.

Joe Daniels, presidente Memorial, disse que a cruz é "uma parte importante do nosso compromisso de trazer de volta as lembranças autênticas que contam a história de 9 / 11 . "O seu retorno é um símbolo do progresso da construção do Memorial, que hoje sentimos em vez de ver, lembrando-nos que esta comemoração está no coração de nossa missão."

Mas o grupo ateu diz que a cruz envia uma mensagem muito diferente: "A cruz do WTC se tornou um ícone cristão", disse Dave Silverman, presidente do grupo ateu. "Tem sido abençoada pelos chamados "homens santos" e apresentada como um lembrete de um "deus", que não podia ser incomodado para parar os terroristas muçulmanos ou impedir que 3.000 pessoas fossem mortas em seu nome, mas se preocupou conosco apenas o suficiente para conceder-nos um entulho que se assemelha a uma cruz. Isto é ridículo! "

Nenhum comentário: