domingo, 5 de novembro de 2023

19.11 A 25.11.2023 - FASCINADOS POR DEUS (PARTE 1)

“O que nos molda não é aquilo a que nós dedicamos mais tempo, e sim o que exerce o maior poder sobre nós.” (Oswald Chambers)

 

INTRODUÇÃO:

Você sabia que o livro mais lido do mundo é a Bíblia? E também no Brasil.

Esse é o resultado da 4ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” (2016), que destaca o Livro Sagrado em primeiro lugar nas listas entre os “livros mais marcantes” e os “últimos livros mais lidos”.

Dentre os 66 livros que compõem o Livro Sagrado, o mais lido é o de Salmos.

Alex Varughese, editor da obra “Descobrindo a Bíblia: história e fé das comunidades bíblicas”, afirmou: “O livro de Salmos é um dos livros mais lidos e apreciados da Bíblia. Tanto a sinagoga como a igreja continua a ler, entoar e orar os Salmos. Enquanto outros livros do Antigo Testamento representam a Palavra de Deus para a humanidade, os Salmos elevam a voz da humanidade a Deus”.

DESENVOLVIMENTO:

Outra informação interessante é que, dos 150 salmos, 73 são atribuídos a Davi; ou seja, quase metade dos salmos!

Se ainda levarmos em conta que 50 salmos não possuem identificação de autoria, percebemos que restam apenas 27 que se dividem entre vários outros autores.

Essa é a provável razão pela qual, quando se fala a respeito dos salmos, o nome de Davi seja o primeiro que nos vem à mente.

Apresento esses dados para destacar um fato: Se a Bíblia é o livro mais lido do mundo e, se o livro mais lido da Bíblia é o de Salmos, e dos salmos Davi é o escritor que mais aparece, seria exagero declarar que ele se tornou um dos grandes nomes da história da humanidade? Para o mundo, o rei Davi tornou-se conhecido mais por seus salmos do que por suas guerras.

Mas, a mais surpreendente classificação de Davi na Bíblia fala não da sua reputação diante dos homens, mas diante de Deus.

Sim, ele é o único na Bíblia que foi chamado de “homem segundo o coração de Deus”.

Sabemos que esse adjetivo não foi usado para indicar que ele era um homem perfeito, pois alguns de seus pecados, estão registrados nas Escrituras.

Embora seja justo também dizer que os tropeços de Davi se limitam principalmente a essas ações (1 Rs 15:5). Então, se não foi por causa da perfeição que o filho de Jessé teria sido chamado de “homem segundo o coração de Deus”, por qual outra razão seria?

Davi foi assim chamado pelo Senhor por apresentar algo essencial que o Senhor espera dos homens.

A ideia de que Deus está buscando algo nas pessoas pode ser vista na frase: Achei Davi, meu servo (Sl 89:20). Vejamos outra declaração bíblica e neotestamentária sobre o assunto: “elevou-lhes Davi como rei, ao qual também, dando testemunho, disse: ACHEI A DAVI, filho de Jessé, HOMEM SEGUNDO O MEU CORAÇÃO, e ele fará todas AS MINHAS VONTADES” (At 13:22).

Vimos, pela Palavra de Deus, que a humanidade foi criada para buscar a Deus.

E, se essa é a razão da nossa existência, seria de causar admiração pensar que essa é uma das características que o criador mais espera que manifestemos?

O TABERNÁCULO DE DAVI: O que o Senhor sentia falta dos dias de Davi e queria de volta nos dias de Uzias? O tabernáculo de Davi! É isso mesmo!

Observe a profecia de Amós 9:11-12. Deus queria de volta uma única coisa dos tempos gloriosos de Davi: o tabernáculo que foi levantado naquela ocasião!

O curioso é que de todos os edifícios levantados e consagrados para ser a casa de Deus nos tempos bíblicos, o que Davi edificou é o mais simples de todos.

Ele não tinha a sobrenatural obra de arte que foi encontrada no de Moisés.

Não tinha a glória do templo de Salomão, levantado posteriormente, e nada que pudesse se comparar ao templo de Esdras.

Não tinha as suntuosas pedras e edificações do templo de Herodes.

O tabernáculo de Davi era apenas uma tenda simples com a arca da aliança no meio.

Em razão disso, é mais fácil concluir que o Senhor queria o que um dia aconteceu ali do que a tenda em si.

Davi trouxe de volta a Arca da Aliança, símbolo da presença de Deus, que estava perdida por décadas e colocou-a nesse tabernáculo (1Cr 15.1) e depois deu ordens aos levitas que, 24 horas por dia, 7 dias por semana, permanecessem em volta da arca adorando a Deus (1Cr 16.1,7,37).

A partir desse momento, a música estava oficialmente tornando-se parte do culto ao Senhor.

Mas o que está por trás do que Davi fez é maior do que a música.

Encontramos no Novo Testamento uma afirmação que mostra que a aplicação dessa mensagem profética liberada por Amós se estende à nova aliança e revela os propósitos atuais de Deus para a Igreja de Jesus Cristo (At. 15:16-18).

Tiago, o irmão do Senhor, aplicou esse texto como fundamento para a proclamação do evangelho aos gentios, o que me faz entender que, neste tempo em que vivemos, há algo que acontecia no tabernáculo de Davi que Deus quer de volta!

Entenda que não estou falando sobre literalmente construir uma réplica da arca da aliança, colocá-la sob uma tenda e dispor os músicos em volta para, continuamente, louvarem o Senhor.

O que Deus quer restaurar é mais do que um formato de culto e adoração.

CONCLUSÃO:

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade” (Jo 4.23).

Aliás, baseado nessa conversa de Jesus com a mulher samaritana, junto ao poço de Jacó, podemos entender melhor o que Deus está procurando.

O final do mesmo versículo citado nos revela algo importante: porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.

Nenhum comentário: