quinta-feira, 30 de novembro de 2023

04.02 A 10.02.2024 - DESCOBRINDO OS TESOUROS DE CRISTO

 TEXTO BASE: Oséias 6:3 - Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.”

“Um pouco de conhecimento de Deus vale muito mais do que uma grande quantidade de conhecimento sobre Ele.” – J. I. Packer

INTRODUÇÃO:

Hoje há muita gente no mundo investindo tempo e dinheiro, e muito dinheiro, na busca de tesouros perdidos.

O que os faz investir tanto nessa empreitada?

A possibilidade de encontrarem uma boa e genuína recompensa.

A verdade é que, seja uma caça ao tesouro ou não, em qualquer outra situação em que mensuramos uma grande recompensa e constatamos que ela vale a pena, nos dispomos a correr atrás do prêmio.

Portanto, penso que, se entendêssemos que há um tesouro a ser encontrado no relacionamento com Cristo, a maneira de buscá-lo, mudaria drasticamente em nossa vida.

 

DESENVOLVIMENTO:

 

§         UMA JORNADA DE DESCOBERTA: O fato é que há um tesouro, chamado de “tesouro escondido”. Esses preciosos tesouros estão escondidos em Jesus com qual propósito? Não acredito que seja para permanecerem ocultos, mas, sim, para serem descobertos por aqueles que procuram. Isso faz todo o sentido para mim quando penso que, por trás da busca, há uma promessa de revelação (Jr 33:3). Eu sei que para muitos a oração talvez não passe da primeira fase: invocar e ser respondido. Mas, no plano divino, há mais – muito mais – do que isso à nossa disposição. Podemos entrar numa dimensão maior de compreensão não somente das verdades, como também da pessoa de Jesus Cristo.

 

§         O MANÁ ESCONDIDO: Logo que o maná foi enviado por Deus ao povo de Israel, Moisés, por ordem divina, orientou Arão a guardar uma porção dele dentro da arca da aliança (Êx. 16:33-34). Depois que compreendermos essas figuras, entenderemos melhor o que Paulo disse aos colossenses (Cl 2.3). A arca é uma figura de Cristo, e o maná, da Palavra de Deus. É importante ressaltarmos o termo “escondido”. O maná não estava apenas guardado na arca, mas escondido! A arca não tinha janela nem vitrine. O que se colocava dentro dela não podia ser visto por ninguém. Essa é a razão de Jesus dizer à igreja de Pérgamo: ao que vencer lhe darei do maná escondido (Ap 2.17). Se olhássemos superficialmente para a arca, não teríamos como ver o maná escondido, a não ser que fizéssemos um exame mais cuidadoso, abrindo-a para examinar o seu conteúdo. Da mesma maneira, se você tiver um contato apenas superficial com Cristo, jamais descobrirá os tesouros da sabedoria e da ciência! Você jamais poderá conhecer os mistérios do reino! Infelizmente, essa é a realidade da maioria dos cristãos que, servindo a Jesus durante anos e anos, jamais chegam a experimentar desse maná escondido. Esses tesouros escondidos são os mesmos segredos de Deus que Davi mencionou no Salmo 25.14. Todas as vezes em que você pegar a sua Bíblia para lê-la, estudá-la e meditar nela, lembre-se de que há tesouros escondidos que jamais se tornarão conhecidos através de um mero exame superficial.

 

§         O RELACIONAMENTO COM A PALAVRA: Cristo é a Palavra, e a Palavra revela Cristo. É simples assim! Ou podemos usar a definição de J. I. Packer: “Jesus considerava-se a chave para as Escrituras, e estas, a chave para ele próprio”. Contudo, o problema de nossa geração é que as pessoas alegam querer conhecer Cristo, mas não entendem, ou não querem entender, que não há como conhecê-lo íntima e profundamente, a não ser pela sua Palavra. Agora vamos refletir juntos: se essa é uma ordem divina (encher-se da Palavra), que nós escolhemos negligenciar, e se sabemos que o não cumprimento da ordem de Deus é pecado, então como classificar o nosso não envolvimento com as Escrituras? É pecado! Certa ocasião, ouvi alguém dizer que o que a igreja mais precisa em nossos dias não é de avivamento, mas de “abibliamento”. Precisamos voltar à Palavra! Queremos ter a comunhão e a paixão que os homens de Deus, envolvidos nas histórias de avivamento do passado, tiveram. A questão é que, aparentemente, não queremos o mesmo envolvimento que eles tinham com a Palavra de Deus.

 

CONCLUSÃO:

Se quisermos conhecer melhor a Cristo e descobrir os tesouros da sabedoria e da ciência que nele se encontram, precisaremos nos envolver com a Palavra de Deus num nível muito mais profundo do que o que alcançamos até agora.

Que o Senhor nos ajude a despertar e a recomeçar nessa área!

 

PARA PENSAR: “A evidência do nosso desejo por algo é expressa pela intensidade de nossa busca!”

 

ATENÇÃO: Semana que vem teremos o nosso Congresso de Carnaval. Retornaremos com o Discipulado na semana seguinte!

Nenhum comentário: