terça-feira, 29 de junho de 2010

Bispo Paulo Lockman, se reúne para café da manhã com pastores(as) do Sul Fluminense.


O encontro aconteceu na Igreja Metodista do Retiro, em Volta Redonda. Estiveram presentes pastores dos distritos de Barra Mansa, Volta Redonda e Valença. Na ocasião o Bispo ministrou um estudo aos(as) pastores(as) do distrito  logo após houve momentos de oração e comunhão entre os(as) pastores(as) e bispo.

GAYS, EM PASSEATA, PRESSIONAM OS POLÍTICOS PARA APROVAÇÃO DA PL 122/06

A passeata do Orgulho Gay, realizada em São Paulo em 6 de junho com mais de 3 milhões de pessoas, deu alento à militância homossexual. 

Depois do evento, entidades ligadas ao segmento vieram a público pedir a aprovação do polêmico projeto de lei nº 122/06, que tramita no Congresso, na esteira do ano eleitoral. 

Não queremos candidatos em cima do muro?, diz Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Gays, Travestis e Transexuais (ABGLT). 

A proposta criminaliza manifestações contra a homossexualidade, o que tem deixado apreensivos vários setores evangélicos, que temem ter sua pregação bíblica sobre o tema cerceada. 

A candidata do PT à Presidência da República, a ex-ministra Dilma Roussef já se declarou favorável à oficialização das uniões homoafetivas.


FONTE: CRISTIANISMO HOJE

segunda-feira, 28 de junho de 2010

POR ONDE ANDA EDSON E TELMA



Um dos Maiores Compositores da Música Evangélica Nacional Edison Coelho, conhecido no Brasil e Exterior, iniciou carreira musical com sua esposa Telma no inicio dos anos 70.

Com mais de 30 anos de Louvor e com 28 discos gravados o dueto continua na ativa.

Esta notícia é para alegria de todos os que apreciam o trabalho musical de Edison e Telma.

Perfil do Edison Coelho no Orkut:
www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=13016874103102429136

Perfil da Telma no Orkut:
www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=10356924446127298797

FESTA JUNINA




Existe no decorrer do ano, diversas datas que são definidas como feriado, seja, municipal, estadual ou nacional. Mas, há uma questão muito séria que encontra-se por trás de alguns destes feriados, são dias santos, por conseqüência consagrado há alguma entidade venerada por multidões; isso é uma forma de devotar louvor ou veneração a personagens declarados como santos (1Co 10.19,20).

As comemorações de São João fazem parte de um ciclo festivo que passou a ser conhecido como festas juninas e homenageia santos reverenciados em junho: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo .

Se pesquisarmos a origem dessas festividades, perceberemos que elas remontam a um tempo muito antigo, anterior ao surgimento da era cristã.

De acordo com o livro O Ramo de Ouro, de sir James George Frazer, o mês de junho, tempo do solstício de verão (no dia 21 ou 22 de junho o Sol, ao meio-dia, atinge seu ponto mais alto no céu, esse é o dia mais longo e a noite mais curta do ano) no Hemisfério Norte, era a época do ano em que diversos povos - celtas, bretões, bascos, sardenhos, egípcios, persas, sírios, sumérios - faziam rituais de invocação de fertilidade para estimular o crescimento da vegetação, promover a fartura nas colheitas e trazer chuvas.

No Hemisfério Norte, as quatro estações do ano são demarcadas nitidamente; na região equatorial e nas tropicais do Hemisfério Sul, o movimento cíclico alterna o período de chuva e o de estiagem, mas ainda assim o ciclo vegetativo pode ser observado da mesma maneira - alteração na coloração e perda das folhas, seca e renascimento.

O que ocorre com a natureza é algo semelhante à saga de Tamuz e Adônis, que submergem do mundo subterrâneo e retornam todos os anos para viver com suas amadas Istar e Afrodite e com elas fertilizar a vida.

Com o cultivo da terra pelo homem, surgiram os rituais de invocação de fertilidade para ajudar o crescimento das plantas e proporcionar uma boa colheita.

Os rituais de fertilidade perduraram através dos tempos. Na era cristã, mesmo que fossem considerados pagãos, não era mais possível acabar com eles. Segundo Frazer, é por esse motivo que a Igreja Católica, em vez de condená-los, os adapta às comemorações do dia de São João, que teria nascido em 24 de junho, dia do solstício

Quando os portugueses iniciaram o empreendimento colonial no Brasil, a partir de 1500, as festas de São João eram ainda o centro das comemorações de junho. Alguns cronistas contam que os jesuítas acendiam fogueiras e tochas em junho, provocando grande atração sobre os indígenas.

As relações familiares eram complementadas pela instituição do compadrio, que servia para integrar outras pessoas à família, estreitando assim os laços entre vizinhos e entre patrões e empregados. Até mesmo os escravos podiam ser apadrinhados pelos senhores de terra.

Havia duas formas principais de tornar-se compadre e comadre, padrinho e madrinha: uma era, e ainda é, através do batismo; a outra, através da fogueira. Nas festas de São João, os homens, principalmente, formavam duplas de compadres de fogueira: ficavam um de cada lado da fogueira e deveriam pular as brasas dando-se as mãos em sentido cruzado.

Hoje as festas juninas possuem cor local. De acordo com a região do país, variam os tipos de dança, indumentária e comida. A tônica é a fogueira, o foguetório, o milho, a pinga, o mastro e as rezas dos santos.

No Nordeste sertanejo, o São João é comemorado nos sítios, nas paróquias, nos arraiais, nas casas e nas cidades. A importância dessa festa pode ser avaliada pelo número de nordestinos e turistas que escolhem essa época do ano para sair de férias e participar dos festejos juninos.

Na Amazônia cabocla, a tradição de homenagear os santos possui um calendário que tem início em junho, com Santo Antônio, e termina em dezembro, com São Benedito. Cada comunidade homenageia seus santos preferidos e padroeiros, com destaque para os santos juninos. São festas de arraial que começam no décimo dia depois das novenas e nas quais estão presentes as fogueiras, o foguetório, o mastro, os banhos, muita comida e folia.

As festas juninas, com maior ou menor destaque, ainda são realizadas em todas as regiões do Brasil e representam uma das manifestações culturais brasileiras mais expressivas.

Santo Antônio, festejado no dia 13 de junho, é um dos santos de maior devoção popular tanto no Brasil como em Portugal, era admirado por seus dotes de ótimo orador, pois quando pregava a palavra de Deus ela era entendida até mesmo por estrangeiros. É a ele que as moças ansiosas pedem um noivo. A prática de colocar o santo de cabeça para baixo no sereno, amarrada num esteio, ou de jogá-lo no fundo do poço até que o pedido seja atendido, por exemplo, é bastante comum entre os devotos.

João Batista, nasceu no dia 24 de junho, alguns anos antes de seu primo Jesus Cristo, e morreu em 29 de agosto do ano 31 d.C., na Palestina. São João ocupa papel de destaque nas festas, pois, dentre os santos de junho, foi ele que deu ao mês o seu nome e é em sua homenagem que se chamam "joaninas" as festas realizadas no decurso dos seus trinta dias. No Nordeste, por exemplo, essa festa é tão tradicional que no dia 23 de junho, depois do meio-dia, em algumas localidades ninguém mais trabalha. Moças, velhas, crianças e homens o fazem de oráculo nas adivinhações e festejam o seu dia com fogos de artifício, tiros e balões coloridos, além dos banhos coletivos de madrugada. São João, segundo a tradição, adormece no seu dia, pois se estivesse acordado vendo as fogueiras que são acesas para homenageá-lo não resistiria: desceria à Terra e ela correria o risco de incendiar-se.

São Pedro, o apóstolo e o pescador do lago de Genezareth, é considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, sendo é festejado no dia 29 de junho com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa. São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no céu, é necessário que São Pedro abra as portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover. Quando começa a trovejar, e as crianças choram com medo, é costume acalmá-las dizendo: "É a barriga de São Pedro que está roncando" ou "ele está mudando os móveis de lugar".

Amados é relativamente comum os colégios (empresas ou associações) exigirem que participemos ou que nossos filhos, participem das Festas Juninas que são programadas, em especial, que sejam ativos participantes nas danças de quadrilha. 

À luz da Palavra do Senhor, é incompatível com nossos princípios de fé e condição de servos do Eterno.

Este relato sobre as Festas Juninas, não deixa a menor dúvida que ela é uma festa dedicada a santos e toda e qualquer participação do Povo de Deus, é uma desobediência aos Seus mandamentos.
 
"Não se juntem com os descrentes para trabalharem com eles. Como é que o certo e o errado podem ser companheiros? Como podem viver juntas a luz e a escuridão? Como podem Cristo e o diabo estar de acordo? O que é que um cristão e um descrente têm em comum? Que relação pode haver entre o Templo de Deus e os ídolos pagãos? Pois nós somos o templo do Deus vivo."( 2Co 6:14-16)

Nos dias atuais a permissividade infelizmente é muito bem aceita pelas igrejas, as práticas comuns aos que andam sob os conselho da carne, são adaptadas e cristinianizadas. Já é possível encontrar-se igrejas "evangélicas" montando "arraiais juninos", "quadrilhas" e outras manifestações comuns a outras religiões. 

Não entre nessa!

Rev. Flávio José Ferreira  

Vem aí Seminário com Pr. Jaime Kemp


O Evento acontecerá nos dias 24,25 e 26 de Setembro de 2010.

O tema do Seminário será "Família: Idéia de Deus", com temas importantíssimo para toda a famílias tais como: 

  1. Dicas de Comunicação; 
  2. O propósito do sexo no casamento;
  3. Educação de Filhos;
  4. Finanças e muito mais.  
Não percam.
Inscrições limitada para 200 casais.
Valor: 55,00 por casal.
Entre em contato com
Pr. Julio Alves tel. 024-8818.2902 ,
Eli Jr. Tel. 024-9918-1010 ou
Ig. Metodista Central - B.Mansa 024- 3323-4504 
         
( Maiores detalhes: procure o Pastor ou o Coord. do Ministério de Família de sua Igreja Local)

sexta-feira, 25 de junho de 2010

A MÁQUINA DE ESCREVER

(Autor desconhecido)

Apxsar dx minha máquina dx xscrxvxr sxr um modxlo antigo, funciona bxm, com xxcxção dx uma txcla.

Há 42 txclas qux funcionam bxm, mxnos uma, x isso faz uma grandx difxrxnça.

Às vxzxs, mx parxcx qux mxu grupo x como a minha máquina dx xscrxvxr, qux nxm todos os mxmbros xstão dxsxmpxnhando suas funçõxs como dxviam, qux txm um mxmbro achando qux sua ausxncia não fará falta...

Vocx dirá: "Afinal, sou apxnas uma pxça sxm xxprxssão x, por isso, não farxi difxrxnça x falta à comunidadx." Xntrxtanto, para uma organização podxr progrxdir xficixntxmxntx, prxcisa da participação ativa x consxcutiva dx todos os sxus intxgrantxs.

Na próxima vxz qux vocx pxnsar qux não prxcisam dx vocx, lxmbrx-sx da minha vxlha máquina dx xscrxvxr x diga a si mxsmo: "Xu sou uma pxça importantx do grupo x os mxus amigos prxcisam dx mxus sxrviços!"

Pronto, agora consertei a minha máquina de escrever.
Você entendeu o que eu queria te dizer?

Percebeu a sua imensa participação na vida daqueles ao seu redor?
Percebeu que assim como tem pessoas que são importantes para nós, também, somos importantes para alguém?

Lembre-se de que você é parte do Universo e como tal é uma peça que não pode faltar no quebra-cabeça da vida...

Você é muito importante!

Você não é fruto do acaso, nem um acidente de percurso no relacionamento entre os seus pais, mas ...

VOCÊ É FRUTO DO SONHO DE DEUS!

KAJURU NO CONEXÃO REPORTER: - Copa do Mundo: Está tudo combinado...




No Programa “Conexão Repórter” desta segunda-feira, 14 de junho, no SBT, Roberto Cabrini exibiu uma entrevista exclusiva com Jorge Kajuru, um dos apresentadores mais polêmicos da televisão brasileira.

Foram vários contatos e tentativas para marcar a entrevista. Segundo o próprio Jorge Kajuru, será a última vez que ele será entrevistado na televisão.


O apresentador fez afirmações surpreendentes.

- “O presidente do Corinthians pediu a minha cabeça”, (Quando trabalhava na RedeTV!, que cobria a série B do Campeonato Brasileiro, época em que Kajuru fazia parte da equipe da emissora e criticava duramente o clube paulista.)

- “se eu fosse dono de uma emissora de televisão, eu jamais me colocaria em um programa ao vivo”.

- “... o único patrão que nunca cedeu as pressões e nunca aceitou que outros mandassem o demitir foi Sílvio Santos.” (Apesar de Kajuru não aparecer em rede nacional, ainda é funcionário do SBT para o interior de São Paulo.)

Jorge Kajuru disse que não se arrepende de nada do que já falou e se disse usado por muita gente. Ainda destacou que a vida para ele é muito difícil, já que no ar ele é exatamente igual do que é fora do ar.

- “As pessoas dizem que há uma ética no ar e outra quando estamos fora do ar. Eu aprendi que ética não tem ambigüidade”!

No final ele fala que futebol é negócio e que já está programado para a Seleção Brasileira não vencer o mundial da África este ano.

Quem viver verá!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Kaká diz ser perseguido pelo jornalista Juca Kfouri por "seguir Jesus"


Kaká, principal nome da seleção, acrescentou mais um capítulo à polêmica entre a delegação brasileira e a imprensa: adotou a linha de Dunga e aproveitou para responder às críticas que recebeu de Juca Kfouri, colunista da Folha, na edição desta segunda-feira, após a vitória de 3 a 1 sobre a Costa do Marfim.
kaka-coletivaAo ser questionado por André Kfouri, jornalista da emissora ESPN e filho do colunista, Kaká aproveitou para, ao terminar a resposta, responder as críticas que recebeu de Juca. Na coluna em questão, o jornalista disse que Kaká joga com dores e pode antecipar sua aposentadoria do futebol.

"Há algum tempo os canhões do seu pai [Juca Kfouri] são disparados contra mim. Eu queria aproveitar a pergunta para responder às críticas que ele vem fazendo, e o que me deixa triste é que essas críticas não são pelo futebol, mas porque ele tem problemas comigo por causa da minha religião. Porque eu sou uma pessoa que segue Jesus Cristo. Eu o respeito como ateu, e gostaria que ele me respeitasse como [seguidor de] Jesus Cristo. Não só a mim, mas a todos os milhões de brasileiros que acreditam em Jesus Cristo", disse Kaká, durante a entrevista coletiva.

Na coluna de segunda-feira na Folha, Juca escreveu:

"Kaká desmentirá, assim como o médico da seleção brasileira. Mas o fato é que ele está sofrendo para jogar esta Copa do Mundo e pode, como Guga, até encerrar sua bela trajetória no futebol muito mais rapidamente do que gostaria. O mesmo problema que o maior tenista brasileiro de todos os tempos enfrentou no quadril Kaká enfrenta no púbis, segundo confidências de médico para médico que chegaram ao conhecimento da coluna horas antes de o Brasil enfrentar a Costa do Marfim", falou Juca, em sua coluna de ontem na Folha (disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Fonte: tudoagora.com.br  |  NTGospel.com

terça-feira, 22 de junho de 2010

FAUSTÃO RECEBE ALINE BARROS E FERNANDA BRUM EM SEU PROGRAMA DOMINICAL


As cantoras gospel Aline Barros e Fernanda Brum estarão no programa do Faustão, ao vivo em vídeo. No programa, Fernanda e Aline cantarão seus sucessos ao vivo.

É a primeira vez na história do programa de auditório da Rede Globo que é cedido um espaço para apresentação ao vivo de um artista gospel.

O repertório que será tocado no programa está sendo escolhido com muito cuidado e será uma surpresa para todos.

As cantora estão muito felizes com a porta que Deus abriu para a divulgação da Palavra de Deus em rede nacional e em um dos maiores e mais importantes programas de auditório.

Sobre a oportunidade, Fernanda Brum falou: “Estamos preparando um tempo de comunhão, alegria e júbilo, com canções cheias da graça de Deus”.

Aline declarou: “mais uma oportunidade de levar o amor de Deus a milhares de pessoas”.

Aline conhece Fernanda desde o tempo em que congregavam na mesma igreja, a Comunidade Evangélica da Vila da Penha (RJ). Lá ambas começaram suas carreiras na música gospel. Assim, o convite tem um outro sabor para elas. “Este é um momento muito bom, de afirmação, de alegria, pela história que nós temos uma com a outra”, disse Fernanda.

A transmissão está prevista para ir ao ar no próximo domingo, dia 27 de Junho, a partir das 18h

Fonte: Gospel+

domingo, 20 de junho de 2010

A Brevidade da Vida

Em 19 de outubro de 2008, soube da notícia da morte de Levi Stubbs, líder e vocalista de um grupo musical americano, que falecera aos 72 anos de idade. Quando era criança eu gostava desse quarteto, especialmente a voz apaixonante e cheia de emoção de Stubbs. Jamais o conheci ou assisti a uma de suas apresentações, ainda assim seu falecimento afetou-me profundamente.

Acho que por trás da minha tristeza, estava o lembrete de que eu também estou envelhecendo. A morte de alguém que eu ouvia na juventude me faz lembrar que o tempo não para – está acabando!
            
No único salmo atribuído a Moisés, ele escreveu: “Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos” (Salmo 90:10). Não queremos ouvir essas palavras. Desejamos permanecer eternamente jovens, mas as Escrituras nos lembram que os anos passam e um dia a morte chegará.
            
Temos aqui duas questões essenciais: Estou pronto para “partir, pois tenho Cristo como meu Salvador? Uso os meus breves dias para agradar aquele que me ama eternamente?”
           
Como você está enfrentando – não importa a sua idade – os desafios que surgem com a brevidade da vida?
 
FONTE: William E. Crowder

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Chico Xavier e o Logo da Copa do Mundo 2014 no Brasil! Conscidência ou mensagem subliminar em favor do espiritismo?

Vocês chegaram a ver a logomarca escolhida pelo Brasil para a Copa do Mundo de 2014? Bom, para quem não viu, a imagem é esta aqui:
Tão logo a divulgação foi feita, já estava se espalhando no Twitter dos brasileiros. Mas com um adendo: um dos usuários, do perfil @bruckxd, disse que o logo parecia a imagem de “facepalm”, uma imagem hit da internet, que mostra pessoas, animais, etc, com as mãos cobrindo o rosto. É para representar que o sujeito está embaraçado com alguma situação ridícula.

Foi então que o usuário @xonglee lembrou que parecia com a imagem de Chico Xavier psicografando. E, em seu Twitpic, @diegomaia publicou uma montagem, com as cores do logo alteradas, que facilitou a comparação. Tudo se tornou maior ainda quando a @rosana, agitadora de diversos virais que circulam no Twitter, publicou em seu perfil a montagem. Quer ver?


Bruno Ferrari - do site Época

FONTE:

Igreja Universal quer patrocinar a Copa do Mundo de 2014


A Igreja Universal do Reino de Deus estuda disputar vaga como patrocinadora da seleção brasileira na Copa do Brasil em 2014.
De olho no grande crescimento no número de evangélicos, que debandam de outras religiões, como o catolicismo e os cultos afro-brasileiras, a Igreja quer ganhar novos fiéis.

Especialistas da IURD afirmam que esta é uma chance imperdível.“- É uma oportunidade de crescermos e expandirmos nossas igrejas de forma espetacular. Tenho fé de que tudo dará certo!”, empolga-se o bispo Josias Norato, que também é assessor jurídico da igreja.
O braço de telecomunicações da IURD, a Rede Record, é entusiasta da empreitada. “A Rede Record apoia a ideia. De acordo com nossas projeções, chegaremos em 2014 bem perto da liderança de audiência. Com o apoio da IURD, teríamos muita visibilidade internacional.”, afirma Renato Quiroga, assessor de imprensa da Record.
O presidente de honra da IURD, Bispo Edir Macedo, ainda não se pronunciou sobre o plano. Macedo não é legalmente presidente da Record, mas, pela IURD, é um dos maiores doadores do canal de televisão.

FONTE: http://www.patiogospel.com.br

Lendo esta reportagem, lembrei-me dos questionamentos levantados  no curso de Missiologia e Evangelização, no Bennett, a saber:
  1. Que tipo de crescimento queremos para as nossas comunidades?
  2. O crescimento quantitativo apenas é suficiente?
  3. O crescimento visa a glória de quem? De Deus ou do líder?
  4. O imenso crescimento quantitativo que temos experimentado no Brasil vem sendo acompanhado com compromisso de transformação da nossa sociedade?
  5. Existem trabalhos sociais nessas comunidades?
  6. As pessoas são realmente transformadas em seu caráter e em sua ética?

terça-feira, 15 de junho de 2010

SELEÇÃO BRASILEIRA TERÁ AJUDA DE PASTOR NA ÁFRICA DO SUL


Pastor Anselmo Alves, 51 anos, não tem o peso de Dunga na seleção brasileira. Não se trata também de um ilustre desconhecido. Evangélico da Primeira Igreja Batista de Curitiba, Anselmo é o guardião de um grupo influente de jogadores no elenco de Dunga. E já tem encontro marcado com os atletas em Johannesburgo assim que a seleção desembarcar na África.

O pastor ministra, na Igreja Batista em Curitiba, um enorme templo encravado no bairro Batel, no centro da cidade. E não foi possível encontrar os jogadores de Dunga no CT do Atlético-PR, quartel da seleção. O motivo: Anselmo Alves está na Itália e de lá parte na próxima semana para Johannesburgo.

A missão do pastor Anselmo é orar e encorajar os jogadores evangélicos, apontados como o núcleo forte da seleção. Entre os 23 convocados por Dunga, sete deles comungam da mesma fé: os zagueiros Lúcio e Luisão, os volantes Gilberto Silva e Felipe Melo, o lateral Daniel Alves, o atacante Luís Fabiano e Kaká.

Pastor Anselmo revelou que orou pela recuperação plena de Kaká e deve continuar com as orações durante da Copa. Desde o Mundial de 2002, o religioso acompanha a seleção. Naquele Mundial, ele foi decisivo na recuperação emocional de Lúcio, declarou o zagueiro.

"Lembro que ele estava arrasado com a falha que cometeu no gol de Owen no jogo contra a Inglaterra (o Brasil depois virou e venceu por 2 a 1, gols de Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo, em confronto válido pelas quartas de final). O Lúcio chorou muito. Nos reunimos e oramos e ele se recuperou para os jogos finais", contou o pastor em sua página na internet.

De 2002, passando pela Copa de 2006, a presença do pastor Anselmo tem sido constante nas andanças da seleção, em Eliminatórias e outros eventos."Sempre que a seleção está reunida em algum lugar do mundo, ele viaja até o local e ministra aconselhamento, faz um encontro diário, para estudar a Bíblia", conta o pastor Rogério Leite em seu blog da Igreja Batista Passo D"areia. "Alguns céticos e perseguidores do cristianismo falam contra, e até especulam que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) paga as despesas de viagem e hotéis para o pastor Anselmo, mas todas essas despesas são pagas segundo ele, por amigos, irmãos da igreja e também jogadores de dentro e fora da seleção."

Futebol no sangue. Anselmo, antes de se tornar pastor, era jogador de futebol. Nos anos 1980 atuou como ponta-direita do Atlético-PR, mas não teve sucesso como atleta profissional e abandonou a carreira.
 
FONTE: Estadão - iGoospel

sábado, 12 de junho de 2010

SOCIEDADE DE MULHERES DA IGREJA METODISTA EM SÃO PEDRO COMPLETA 33 ANOS

Com o tema "EU CREIO EM MILAGRES", a Sociedade de Mulheres da Igreja Metodista em São Pedro festejou o seu 33° aniversário em fundação. 


No sábado, o culto contou com a presença de várias Igrejas Evangélicas e foi uma grande festa.


No domingo, o culto foi dirigido pelo Pastor Ednaldo. No meio do culto foi passado um vídeo do arrebatamento da Igreja e o Pastor alertou aos presentes que o maior milagre é a transformação de Vida.


A sociedade de Mulheres, através do Grupo Essência de Deus, louvou a Deus com diversos hinos e contou com a presença das Mulheres da Igreja Metodista em Ano Bom.


Antes da Mensagem, a irmã Tânia dirigiu um momento de Homenagem à presidente Vera e à responsável pela área musical da sociedade, irmã Marilza, sendo que cada uma recebeu uma lembrança das mãos das vice-presidentes Adélia e Marinete.


A pregadora da noite foi a irmã Cida Mariani, da Igreja Metodista em Vista Bela e a mensagem falou justamente sobre a volta inesperada de Jesus.


No apelo feito pelo pastor, várias pessoas foram ao altar se entregando e renovando aliança com Deus.


No momento final do culto foi cantado o hino "Daniel" com todas as Mulheres do Grupo Essência de Deus, Ex-integrantes e Grupo visitante de Ano Bom.


A presidente Vera, fazendo uso da palavra, agradeceu a todos pela presença e apoio, bem como convidou todas as mulheres da Igreja a se integrarem na Sociedade Metodista de Mulheres.


Parabéns a todas as mulheres de nossa Igreja!!!

SE DESEJAR VER MAIS FOTOS CLIQUE A PÁGINA DA IGREJA METODISTA
http://www.igrejametodistaemsopedro.com.br/

O HOMEM E O CARRO

Extraído por Eni Rodrigues e Silva do Livro "Em tudo uma lição"

Certo homem, muito tempo atras, possuía um automóvel modelo Ford, com o qual passeava pelas ruas de sua cidade. Contentíssimo, o proprietário admirava-se sempre dos muitos recursos, da velocidade e maciez que seu novo veículo proporcionava.

Ia assim um dia, nosso amigo, quando, subitamente, o carro parou. Em plena avenida, morreu o motor e nada o fazia pegar. De tudo tentou o proprietário: deu partida várias vezes, empurrou, abriu o capo, fechou, tornou a abrir, pediu ajuda, mas nada ... nem sinal de querer funcionar. Como podia! Um carro tão bom, parar desse jeito!

O homem já ia perder a paciência quando um desconhecido solicitou licença para ajudar.
Desconsolado, o proprietário consentiu, sem confiar que qualquer coisa pudesse ser feita àquela altura.
O estranho, porém, abriu o capo, conectou um fiozinho a uma pequena peça do motor e, com um delicado toque, completou o reparo.
Suas mãos nem receberam mancha de graxa, e, dada a partida, estava perfeito o automóvel. Parece ironia ...

O mecânico desconhecido aproximou-se do proprietário e mostrando-lhe sua carteira de identidade, diante dos olhos curiosos de uma pequena multidão, disse:
"Meu nome é Henry Ford. Eu é que fiz estes veículos e compreendo muito bem como funcionam!"

Ninguém conhece melhor uma obra do que seu fabricante.
Melhor do que ninguém, Deus sabe tudo o que há no homem. Ele sabe como cada parte funciona em nós.
Por que não irmos, então, em busca da sua orientação, para receber o toque que este "veículo" necessita?
Por séculos, os filósofos e sábios tem tentado melhorar o homem, sem resultados, enquanto a Palavra de Deus diz que o Criador, com um único toque, regenera o coração humano e, de uma vez por todas, "faz andar o engenho".

Confiemos nele, portanto, de todo nosso coração!

"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará." (Salmo 37:5)

sexta-feira, 11 de junho de 2010

IGREJA METODISTA EM SÃO PEDRO PROMOVE O JANTAR DOS CASAIS - 2010

O Ministério de Família da Igreja Metodista em São Pedro - Barra Mansa - RJ, sob a Coordenação do Casal Edinaldo e Hélia Garcia, convidam a todos os casais, casados, noivos e namorados, para o JANTAR PARA CASAIS 20l0, por ocasião do dia dos namorados, a se realizar no dia 12 de junho de 2010, às 19:30Hs, no Salão Social da Igreja Metodista, localizado na Rua Rodolfo Marques, 88, São Pedro, Barra Mansa, RJ.

O valor por casal será de R$ 20,00. Teremos o jantar, brindes, uma reflexão para casais, momento de homenagens e oração para os casais.

Não perca tempo, entre em contato com os irmãos:

Seminarista Edinaldo: 024.3328.2395
Irmã Adélia: 0249943.5976

quinta-feira, 10 de junho de 2010

PROPICIAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO



Propiciação e substituição











Estas duas verdades estão ligadas ao valor do sacrifício de Cristo. 

Ambas são preciosíssimas e diferentes entre si. 

I João 2:2 é uma declaração explícita da primeira: "Ele [Jesus Cristo] é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro". 

O Senhor Jesus Cristo, mediante sua grandiosa obra de sofrimento pelos pecados, o Justo pelos injustos, vem a ser, ele mesmo, a propiciação que corresponde às reivindicações de Deus e que o satisfaz perfeitamente no tocante à questão do pecado.

Seu sacrifício é suficiente para possibilitar que Deus receba e perdoe cada pecador debaixo do céu que vá receber o Senhor Jesus. Cristo não é somente a propiciação "por nossos pecados" (os dos crentes), mas também pelos de todo o mundo. Ele morreu por causa dos pecados de toda a humanidade. A expressão "não somente pelos nossos" indica claramente que a propiciação é para os pecados dos outros também, isto é, as pessoas do mundo inteiro.

Essa mesma verdade da propiciação fica evidente em 1 Coríntios 15:1-4. O evangelho que Paulo pregava e pelo qual os coríntios foram salvos era "que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras". Paulo lhes disse que Cristo morreu por nossos pecados"; isto foi antes deles serem salvos: na verdade este foi o meio da salvação deles. Portanto, é correto dizer ao mundo todo: "Cristo morreu pelos nossos pecados". Segunda aos Coríntios 5:15 insiste: "Ele morreu por todos", e o motivo da necessidade disso é o pecado de todos.

Por ser verdade isso, alguns acreditam que é correto supor que todos são, portanto, perdoados. Isso porque confundem a verdade da propiciação com outra verdade que lhe é paralela, a verdade da substituição

Esta palavra não se encontra nas Escrituras, mas a verdade definida por ela sim. O fato de que "Cristo morreu por nós todos" não significa que todos estejam salvos. 

Na verdade, a conclusão das Escrituras é: Se "um morreu por todos, logo todos morreram" (2Co 5:14). 

Uma vez que era necessário que um morresse por todos, isso significa simplesmente que todos estavam "mortos em transgressões e pecados" diante de Deus. Isso é propiciação, não substituição.

Hebreus 9:28 afirma: "Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos". Isto agora é substituição. Ele não carregou os pecados de todos, mas "de muitos", aqueles que realmente confiaram nele como Salvador. "A todos quanto o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: os que crêem no seu nome" (João 1:12). 

Dizer que Cristo carregou nossos pecados é completamente diferente de dizer que ele morreu por nossos pecados. 

A primeira afirmação é verdadeira apenas para os crentes, a segunda é para todos os homens. Primeira de Pedro 2:24, escrita para crentes, nos diz: "Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados". Quando alguém recebe o Senhor Jesus, pode ter, a partir desse momento, essa preciosa certeza, mas antes não. Os maravilhosos dizeres de Isaías 53:5-6 só se aplicam aos crentes: "Pelas suas pisaduras fomos sarados" e "O Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós".

Portanto, Deus foi propiciado no tocante ao mundo inteiro. 

Consequentemente, a mensagem do evangelho "para todo aquele que vier" pode ser proclamada a todos, mas os seus benefícios são conhecidos apenas dos que recebem Cristo como seu Substituto. 

Vejam, portanto, que essas duas verdades devem ser mantidas distintas, ainda que ambas sejam tão profundamente valorizadas por aquele que é filho de Deus.

FONTE: http://www.pilb.t5.com.br/

JESUS CRISTO É A PROPICIAÇÃO PELOS NOSSOS PECADOS



Propiciação. Já deve ter ouvido esta palavra, mas será que sabe o que significa?

Se formos analisar cada pormenor da Arca da Aliança que Deus mandou Moisés construir, vemos que a tampa que a cobria e na qual se encontravam dois querubins chamava-se propiciatório. 


Uma vez por ano (No dia da expiação – Dia do Yom Kippur), o sumo sacerdote entrava no lugar Santíssimo e queimava incenso sobre o propiciatório até que este ficasse envolto em fumaça. Depois o sangue de um novilho era aspergido sobre o propiciatório sete vezes (Lev.16:14).
Este ritual fazia parte de uma cerimónia maior em que Israel, mediante o seu arrependimento solene buscava o perdão de Deus e a sua misericórdia pelos pecados cometidos no ano anterior.

O propiciatório simbolizava a misericórdia de Deus cobrindo a violação das leis contidas nas tábuas que estavam na arca. A ira de Deus era aplacada, desviada por meio deste sacrifício de sangue. Propiciação significava isso.

Mas, o que acontece hoje?
Jesus Cristo foi a propiciação pelos nossos pecados de uma vez só, sendo um sacrifício perfeito e único. Só o sacrifício de Jesus consegue desviar a ira de Deus de nós para Jesus Cristo. Não foi o sangue de um novilho mas sim o sangue de Jesus Cristo aspergido por nós, feito uma só vez e que tem efeitos para sempre. É isto que significa propiciação.

Da próxima vez que tomarmos a Ceia do Senhor convém lembrarmo-nos do significado desta palavra. 




















Em 1 João 2:2 diz: "Ele [Jesus Cristo] é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro".

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA CGADB



José Welligton e Mesa Diretora da CGADB rebatem acusações

NOTA DE ESCLARECIMENTO

AOS MEMBROS DA CONVENÇÃO GERAL DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL – CGADB

A MESA DIRETORA da CONVENÇÃO GERAL DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS NO BRASIL – CGADB – tendo tomado conhecimento de que circulam na internet as comunicações de renúncias do 1º vice-presidente e do 1º tesoureiro, pastor Silas Lima Malafaia e pastor Antonio Silva Santana, respectivamente, nas quais os ilustres e eminentes servos de Deus expõem a esta Mesa Diretora as razões motivadoras de suas renúncias, por amor à verdade e para espancar eventuais dúvidas quanto à integridade e lisura dos signatários na condução dos interesses sociais da nossa veneranda CGADB, esta cumprindo o seu dever espiritual, moral, estatutário e legal de defender a instituição e ao seu órgão diretivo na forma do estatuto social em vigor, vem ao público prestar os seguintes esclarecimentos, por amor à verdade e respeito às consciências daqueles que pugnam por uma conduta séria, honrada e espiritual, como convém a todos que servem na seara do Senhor Jesus:

1) Na notificação firmada pelo ilustre pastor Silas Lima Malafaia, foi comunicada a sua renúncia ao cargo de 1º vice-presidente da CGADB, eleito que foi na última Assembléia Geral Ordinária em Vitória-ES, em abril de 2009, como também o seu desligamento do quadro de membros. Evidentemente que poderia ter ocorrido a renúncia sem o desligamento, pois a primeira não era dependente da segunda. Os motivos apontados na precitada comunicação não são atuais, pois, como ele próprio diz, “Tais denúncias, por oportunidade da última Convenção da CGADB, restaram integralmente comprovadas em trabalho realizado por comissão formada para esse fim, cujo relatório só foi aprovado com as ressalvas e obrigações de apresentar balancetes”. Esta Mesa Diretora já se manifestou anteriormente por nota de esclarecimento similar à presente, publicada no jornal Mensageiro da Paz, nº 1.490, de julho/2009, por ocasião de manifestação televisiva de outro convencional.

2) Conforme disposição contida no artigo 44, III, do estatuto social em vigor, o atendimento das exigências da precitada comissão especial a que se referiu o renunciante não era, como não é, de todo o órgão diretivo, mas do 1º tesoureiro, como a seguir transcrito:

Art. 44. Compete ao 1º Tesoureiro:
III – elaborar o relatório financeiro e apresentá-lo trimestralmente ao Conselho Fiscal e bienalmente à Assembléia Geral Ordinária;


Portanto, trata-se de competência legal individual específica, cabendo àquele que foi eleito para o cargo ter consigo a consciência da atribuição que lhe é conferida pela norma estatutária;

3) Quanto à renúncia do 1º tesoureiro, o honrado servo de Deus pastor Antonio Silva Santana, foi alegado, dentre outros motivos para a sua renúncia, que: a) “só tomei posse em 29 de julho de 2009”; b) “só a partir desta data é que fui tomando conhecimento da real situação fiscal e financeira da CGADB”; c) “a cada dia fica impossível o levantamento de toda a documentação contábil, fiscal e bancária, uma vez que não foi atendida à solicitação do Conselho Fiscal da CGADB lavrado em 12 de março de 2010 solicitando uma auditoria nas contas do mandato anterior a 2009”;

4) Confrontando-as, a Mesa Diretora esclarece:

a) o ilustre renunciante não tomou posse na data por ele alegada, pois ela ocorreu juntamente com os demais eleitos no dia 25 de abril de 2009, conforme o termo por ele assinado, passando a ser de fato e de direito o 1º tesoureiro da CGADB a partir de então. Se o tesoureiro anterior não lhe repassou as informações inerentes ao exercício do mandato anterior, o fato fica restrito aos dois e não a todo o órgão diretivo;

b) na condição de eleito e empossado, passou a ser de sua exclusiva competência solucionar as pendências existentes, podendo, inclusive, ter solicitado a cooperação do Conselho Fiscal para proceder aos levantamentos necessários para o perfeito esclarecimento dos fatos, o que não aconteceu;

c) atendendo à solicitação do ilustre renunciante, a presidência autorizou-lhe contratar todos os funcionários necessários ao perfeito desempenho das tarefas da tesouraria, tendo ele contratado com vínculo empregatício apenas um assessor, que não residia na sede da CGADB, e substituído duas funcionárias para as tarefas subalternas;

d) na reunião da Mesa Diretora realizada em 12 de março de 2010, em cuja data o Conselho Fiscal apresentou o pedido de realização de auditoria referido pelo renunciante em sua notificação, foi decidido que uma comissão especial procederia todos os levantamentos necessários junto à Tesouraria, controladoria, prestadores de serviços, bancos, etc, para esclarecer os fatos e apontar as soluções adequadas, para que fossem atendidas as recomendações contidas no relatório da comissão especial da Assembléia Geral Ordinária realizada em Vitória-ES. Após os exaustivos trabalhos desenvolvidos pela precitada comissão especial, o qual contou com a participação pessoal do renunciante, foi elaborado um relatório apontando os fatos que impediram a apresentação dos balanços dos exercícios de 2007 e 2008, e as medidas corretivas necessárias ao atendimento das exigências legais;

e) no mesmo relatório, a comissão especial relata que muitos dos cheques emitidos pela CGADB e devolvidos pelas instituições bancárias sacadas foram em razão de convenções afiliadas e alguns convencionais terem pago as anuidades e inscrições de membros para participarem da Assembléia Geral em Vitória-ES em até dez parcelas, e os respectivos boletos bancários e cheques por elas emitidos não terem sido honrados pelos emitentes, o que contribuiu para que os cheques emitidos para pagamentos com as receitas oriundas das anuidades e inscrições não terem sido cobertos;

f) a comissão especial também conseguiu, através do profissional que presta serviços na área de informática, unificar e uniformizar os dados utilizados pela Secretaria Geral e Tesouraria, resgatar as informações financeiras e documentação que permitissem a elaboração dos balanços acima referidos pelo contador, resgatar os cheques devolvidos que estavam em poder de terceiros e proceder as baixas junto aos bancos sacados com baixa nos órgãos de créditos, o que está contribuindo para normalização do funcionamento da tesouraria e controladoria da CGADB.

Resta claro, portanto, que as motivações para as renúncias, embora pareçam similares, são distintas, pois enquanto o pastor Silas Lima Malafaia usou fatos já ultrapassados, abordados e decididos pela Assembléia Geral em Vitória-ES, o pastor Antonio Silva Santana não teve as iniciativas que lhe cabiam tomar para solucionar as dificuldades herdadas de gestões anteriores à sua, por ter assumido o cargo que traz consigo os encargos atribuídos pelo estatuto social, dentre outros, o de apresentar os relatórios financeiros e contábeis.

Considerações Finais
Para finalizar a presente NOTA, e ainda objetivando tratar a questão “dificuldades financeiras” enfrentadas pela Convenção Geral, os esclarecimentos adicionais se fazem necessários:

- A Convenção Geral, sendo uma associação de ministros do evangelho, não de igrejas, conta como únicas fontes de receitas as anuidades de seus membros, os repasses efetuados pela CPAD e, por ocasião da Assembléia Geral, as taxas de inscrições.

- É de amplo conhecimento que, na prática, grande maioria dos pastores cadastrados regulariza suas anuidades somente nos períodos que antecedem a Assembléia Geral.

- Se anexarmos um extrato/planilha referente ao pagamento de anuidades, facilmente será constatado que o último aporte substancial foi no período que antecedeu a AGO em Vitória/ES, mês de abril/2009.

- Trata-se de um hábito pagar as anuidades somente às vésperas das Assembléias Gerais.

- Todavia, a Convenção Geral, para dar o devido atendimento diário em sua sede nacional, no Rio de Janeiro-RJ, mantém um prédio de quatro (4) andares em funcionamento, com quadro de funcionários, Secretária Geral, Tesouraria, todos devidamente registrados e assalariados.

- Toda a infra-estrutura e custeio para a realização da Assembléia Geral são integralmente pagos pela CGADB. As três últimas (RIO/2005 – SÃO PAULO/2007 – VITÓRIA/2009) e também as duas últimas Extraordinárias (FLORIANÓPOLIS/SC/2006 e PORTO ALEGRE/RS/2008) acarretaram para a CGADB despesas elevadíssimas, haja vista a logística para receber os pastores de todo o Brasil. O número de participantes, cada vez maior, sendo cerca de 4.000 no Rio, 10.000 em São Paulo, 17.000 em Vitória, além de 2.500 em Florianópolis e 4.500 em Porto Alegre.

- Todos nós sabemos o quanto custa promover e reunir, por prazo de uma semana, contingente de tal magnitude. Façam seus cálculos.

- Analisem ainda, juntamente conosco, o seguinte: Para dar cumprimento aos seus objetivos sociais, a Convenção Geral, por intermédio da Mesa Diretora, realiza simpósios, seminários, reuniões, assembléia geral nas diversas regiões do País, ocasião em que os ocupantes de cargos em Conselhos/Comissões são convocados. Todos exercem suas atribuições estatutárias sem qualquer remuneração, contando apenas com o reembolso de despesas relativas à hospedagem, alimentação e passagens aéreas.

- É cada vez maior o número de reuniões dos órgãos diretivos da CGADB. Os membros residem nas mais longínquas cidades. Contabilizem.

- Não é estranho, no âmbito da CGADB, a existência de parceiras de viagens e hospedagens em reuniões maiores, sendo natural que tais empresas, na condição de prestadoras de serviços, façam jus aos acréscimos legais em situação de demora no pagamento por serviços efetivamente prestados.

- Enquanto outras associações de grande porte, sem identificarmos a sigla, exigem de seus associados pagamentos mensais de R$ 95,00 (mensalidade: R$ 50,00 + Publicações/Boletins: R$ 45,00), nós, pastores, esperamos a cada dois anos para desembolsarmos R$ 120,00. Lamentavelmente, inúmeros pagamentos de anuidades e inscrições para Assembléias Gerais, efetuados em cheques, não foram honrados.

- Ora, senhores pastores, uma entidade que aufere receitas mais significativas somente por ocasião da Assembléia Geral, não dispondo de outros meios para alavancar recursos; uma entidade que direciona os valores das inscrições em Assembléias para custeio do evento; uma entidade que pacientemente aguarda os períodos pré-convencionais para “cobrar” seus associados; uma entidade que vê a cada ano crescer o número de participantes em Assembléia Geral, acarretando custos elevadíssimos, não é de se admirar, de causar espanto, surpresa, que tal entidade esteja padecendo dificuldades financeiras.

- Com os argumentos fáticos ora expostos, o que pretendemos é afastar as qualificações de “DESMANDOS, DESCALABRO, CONIVÊNCIA”, referidas em uma das notificações supracitadas. Segundo o Dicionário Aurélio, da Língua Portuguesa, “DESMANDO: é ato ou efeito de desmandar. Desobediência. Excesso. Abuso. DESCALABRO: Grande dano ou perda. Ruína. DESMANDAR: Mandar o contrário de (o que se tinha mandado). Transgredir ordens”.

- Pedimos aos pastores do Brasil que analisem a vida pessoal e o ministério de cada um de nós, diretores da Convenção Geral; que reflitam sobre os vários anos de pastorado; que avaliem e pesem os vários anos a serviço da Convenção Geral, sem qualquer apego material ou financeiro, sem qualquer remuneração, pois entendemos que o trabalho feito junto à nossa instituição também faz parte da chamada e da vocação ministerial; e nos respondam se por nossos feitos merecemos ser “rotulados” com os  adjetivos de desobedientes, transgressores de ordens, abusadores, causadores de dano, destruidores. Acreditamos que não.

Finalmente, a Mesa Diretora lamenta profundamente os afastamentos dos ilustres e honrados companheiros renunciantes, nada podendo fazer em respeito aos mesmos, senão acatar as decisões pessoais de ambos e adotar as providências estatutárias para as substituições, mediante a convocação de Assembléia Geral Extraordinária para deliberar quanto às mesmas, e encaminhar ao Conselho Fiscal os balanços já elaborados para apreciação e parecer do Conselho Fiscal, e encaminhamento ao conhecimento de todos os membros da nossa CGADB.

Na certeza de terem sido os esclarecimentos necessários, permanecemos orando a Deus para que as Suas bênçãos continuem sendo derramadas nas vidas e ministérios dos ilustres servos de Deus renunciantes, ao tempo que manifestamos sincera gratidão pelo empenho de ambos para o progresso de nossa instituição.

Natal, RN, 5 de junho de 2010

Pr. Jose Wellington Bezerra da Costa
Presidente

NOTA DE FALECIMENTO - Rev. Waldemar Augusto de Barros

É com pesar que informamos o falecimento do professor, orientador e pastor Rev. Waldemar Augusto de Barros Neto, no dia 08 de junho de 2010. 

O Rev. Waldemar Augusto de Barros Neto participava da Coordenação Regional dos Núcleos de Capacitação Missionária.

Faleceu aos 54 anos, deixa a esposa, filhos e netos.

O corpo foi velado na Capela da Igreja Metodista no Catete. 

No dia 9 de junho, aconteceu no mesmo local o serviço fúnebre, às 10h30. 

O enterro foi realizado às 13h, no Cemitério São João Batista.




Oremos pelos familiares.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Imposto de Renda: Pastor preso e multado em 40 mil

Imposto de Renda: Pastor preso e multado em 40 mil
por GILBERTO GARCIA*

“Pastor é condenado por sonegação fiscal em Maringá a dois anos e meio de prisão e 200 dias-multa, valor que pode ultrapassar R$ 40 mil. (...). A sentença foi firmada no dia 16 de fevereiro, pelo juiz substituto da Vara Federal Criminal de Maringá/PR.”. [...] Os réus [o pastor e sua esposa] alegaram que viviam da venda de produtos particulares, como livros bíblias e CDs, e que o dinheiro obtido com essas vendas era depositado nas contas da igreja Só o Senhor é Deus. Para o juiz, essas declarações, quando junto com as demais provas, demonstram a intenção dos acusados de esconderem os fatos - “ou seja, a utilização em proveito próprio do dinheiro da Igreja Evangélica Missionária Só o Senhor é Deus, sem a declaração de tais rendimentos no ajuste anual do Imposto de Renda de pessoa física”. [...].como noticiou o Jornal Paraná On-Line.

Esta notícia não é isolada, demonstrado uma realidade que precisamos estar atentos, pelo que, temos conhecimento através de membros das Igrejas que existem pastores que estão orientando as Igrejas que estas não devem proceder a retenção do imposto de renda na fonte, por isso é vital alertar as lideranças eclesiásticas que pelo Regulamento do Imposto de Renda vigente, é da Igreja - Pessoa Jurídica de Direito Privado, a responsabilidade pelo desconto no Sustento Ministerial concedido ao Pastor-Ministro, bem como, o recolhimento junto a Receita Federal, devendo o obreiro lançar em sua declaração anual de renda os valores retidos.

De igual maneira, estão sujeitos os Ministros de Confissão Religiosa, pastor ou auxiliares, que percebem valores, abrangidos pela tabela do imposto de renda, divulgada pela Receita Federal do Brasil, sob qualquer título, de forma direta, que é sustento ministerial, ou indireta, que podem ser, ajuda de aluguel de imóvel, condomínio, plano de saúde, aposentadoria privada, escola dos filhos, cursos, viagens etc, em espécie ou em benefícios concedidos pela Igreja, e aí reter na fonte, e, recolher referidos valores devidos aos cofres federais, como declarado por um auditor fiscal a uma Igreja.

A imunidade fiscal da Igreja-Pessoa Jurídica, que é prerrogativa constitucional, não se confunde com as Pessoas Físicas que as integram, por isso, não exime as Igrejas e Organizações Religiosas da obrigação de descontar o Imposto de Renda e Recolher ao Fisco, sendo objetivo quando menciona que os rendimentos pagos ou creditados, como se caracterizam: “Sustento Ministerial”, “Rendimento Eclesiástico”, “Provento Pastoral”, “Prebenda Religiosa” etc, estão sujeitos a retenção do I.R.R.F - Imposto de Renda Retido na Fonte.

Daí sua incidência legal, como disciplina o Artigo 167 do Regulamento do Imposto de Renda/99, “As imunidades, isenções e não incidências de que trata este Capítulo não eximem as pessoas jurídicas das demais obrigações previstas neste Decreto, especialmente as relativas à retenção e recolhimento de impostos sobre rendimentos pagos ou creditados e à prestação de informações (Lei nº 4.506, de 1964, art. 33). Parágrafo único. A imunidade, isenção ou não incidência concedida às pessoas jurídicas não aproveita aos que delas percebam rendimentos sob qualquer título e forma (Decreto-Lei nº 5.844, de 1943, art. 31).”

Desta forma, referida a obrigação fiscal das Igrejas e Organizações Religiosas só pode ser alterada através de lei federal, como por exemplo é nos EUA, onde a norma legal não prevê a incidência de imposto de renda sobre o rendimento dos ministros religiosos, bem como, contempla que as doações dos fiéis concedidas as Igrejas podem ser deduzidas no pagamento do Imposto de Renda, o que também não é possível em nosso sistema legal.

Já temos notícias de Igrejas e Organizações Religiosas que foram multadas, processadas judicialmente, e, inclusive algumas perdendo a prerrogativa da imunidade, na medida em que é Pessoa Jurídica de Direito Privado que responde diante da Receita Federal do Brasil, também denominada “Super-Receita”. Com a aglutinação da Secretaria da Receita Federal com os órgãos do INSS responsáveis pelo recolhimento e fiscalização previdenciária, a “Super-Receita” tem apertado a fiscalização, especialmente de quem não tem feito a retenção ou o não recolhimento dos valores devidos ao Fisco Nacional.

Para registro é a Constituição Federal de 1988, no artigo 150, estabelece que “... Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios ...”, “... VI – instituir impostos sobre: a) ...; b) templos de qualquer culto ...”, § 4º, “As vedações expressas no inciso VI, alíneas b e c, compreendem somente o patrimônio, a renda e os serviços relacionados com as finalidades essenciais das entidades nelas mencionadas.”

Tributo é gênero, imposto é espécie. De igual forma que o gênero humano, criado por Deus, possui duas espécies, macho e fêmea. Assim a Igreja, como afirmamos, é imune de impostos, incidentes sobre seu templo, mas não de outros tributos, tais como taxas e contribuições de melhoria, estabelecidos no Código Tributário Nacional.

No que tange as taxas que incidem sobre suas dependências, casa pastoral, veículos etc, e ainda, outras de iluminação pública municipal, de limpeza urbana, bem como a contribuição de melhoria, estas são tributos devidos pela Igreja.

A isenção é um “privilégio fiscal” que o poder público, seja o federal, o estadual ou municipal, pode conceder e retirar quando bem lhe aprouver, é claro que quando concede através de Lei Especifica, só poderá retirá-lo, com a aquiescência do poder legislativo, através de outra Lei Especifica.

Referida isenção deve ser requerida, comprovando-se que as contas estão em nome da Igreja, sendo a mesma Pessoa Jurídica e atendidos os preceitos estabelecidos pelas Normas Federais, Estaduais ou Municipais, que regulamentam a concessão do respectivo beneficio legal junto as concessionárias.

É a própria Carta Magna que concedeu as Igrejas, de qualquer confissão religiosa, a “prerrogativa da imunidade” relativa aos impostos, ou seja, é proibido ao poder público, seja em nível Federal, Estadual ou Municipal, instituir impostos que incida sobre seus templos, independente da orientação espiritual adotada pela Instituição de Fé.

O Supremo Tribunal Federal firmou jurisprudência, ou seja, decisão definitiva, especificando que “Templo” não é só o espaço físico do culto religioso, e sim todos os bens da Organização Religiosa, os quais devem estar registrados em nome da Igreja - Pessoa Jurídica de Direito Privado, desde que, de forma direta, estejam também a serviço do culto, escola dominical, ensaio de coros etc.

Como decidido pela maior corte judicial do país, esta imunidade tributária relativa aos templos de qualquer culto, relaciona-se a seu “patrimônio, renda e os serviços”, abrangendo o prédio, veículos, móveis, equipamentos, utensílios etc, os quais são necessariamente utilizados na atividade religiosa, desde que “relacionados com as finalidades essências das entidades nelas mencionadas.”

A Igreja deve requerer junto aos órgãos públicos o “reconhecimento da imunidade”, eis que ela já possui a “prerrogativa constitucional”, pelo fato de ter sido constituída como Organização Religiosa, juntando o Estatuto Associativo devidamente averbado no Registro Civil das Pessoas Jurídicas, a Ata da Diretoria Eleita, também registrada no Cartório, bem como, as comprovações da propriedade dos bens, tais como: a Escritura de Compra e Venda do Imóvel, averbado no Cartório do Registro Geral de Imóveis etc.

Assim a prefeitura municipal, ou órgãos estaduais ou federais, não estão fazendo nenhum favor ao reconhecer referida imunidade constitucional da Igreja, relativo ao I.P.T.U. (Imposto Predial Territorial Urbano), ou outros impostos, tais como: ITBI (Imposto Predial Territorial Urbano), ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor), IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), IRRF (Imposto sobre a Renda), e ainda, ISS (Imposto sobre os Serviços), e quaisquer outros impostos que existem ou forem criados.

A Igreja, como qualquer instituição da sociedade civil, esta sujeita a Legislação Federal do Imposto de Renda, que a obriga a entregar Declaração Anual a Receita Federal, bem como é sua responsabilidade legal, em nível federal, reter e recolher os valores devidos ao fisco de seus ministros religiosos e/ou prestadores de serviços, sejam funcionários ou autônomos.

* Gilberto Garcia é Mestre em Direito, Conselheiro Estadual da OAB-RJ: 2007/2009 e Membro Efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros. Professor Universitário, Especialista em Direito Religioso e Autor dos livros: “O Novo Código Civil e as Igrejas” e “O Direito Nosso de Cada Dia”, Editora Vida, e, “Novo Direito Associativo”, e, Co-autor da Obra Coletiva: “Questões Controvertidas - Parte Geral Código Civil”, Editora Método, e, do DVD - Implicações Tributárias das Igrejas, Editora CPAD.

Site: www.direitonosso.com.br