quinta-feira, 10 de junho de 2010

JESUS CRISTO É A PROPICIAÇÃO PELOS NOSSOS PECADOS



Propiciação. Já deve ter ouvido esta palavra, mas será que sabe o que significa?

Se formos analisar cada pormenor da Arca da Aliança que Deus mandou Moisés construir, vemos que a tampa que a cobria e na qual se encontravam dois querubins chamava-se propiciatório. 


Uma vez por ano (No dia da expiação – Dia do Yom Kippur), o sumo sacerdote entrava no lugar Santíssimo e queimava incenso sobre o propiciatório até que este ficasse envolto em fumaça. Depois o sangue de um novilho era aspergido sobre o propiciatório sete vezes (Lev.16:14).
Este ritual fazia parte de uma cerimónia maior em que Israel, mediante o seu arrependimento solene buscava o perdão de Deus e a sua misericórdia pelos pecados cometidos no ano anterior.

O propiciatório simbolizava a misericórdia de Deus cobrindo a violação das leis contidas nas tábuas que estavam na arca. A ira de Deus era aplacada, desviada por meio deste sacrifício de sangue. Propiciação significava isso.

Mas, o que acontece hoje?
Jesus Cristo foi a propiciação pelos nossos pecados de uma vez só, sendo um sacrifício perfeito e único. Só o sacrifício de Jesus consegue desviar a ira de Deus de nós para Jesus Cristo. Não foi o sangue de um novilho mas sim o sangue de Jesus Cristo aspergido por nós, feito uma só vez e que tem efeitos para sempre. É isto que significa propiciação.

Da próxima vez que tomarmos a Ceia do Senhor convém lembrarmo-nos do significado desta palavra. 




















Em 1 João 2:2 diz: "Ele [Jesus Cristo] é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro".

Nenhum comentário: