sexta-feira, 4 de junho de 2010

A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO

Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...   
                                                        
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas..   
                                                  
Leiam o relato de uma Professora de Matemática: 

Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavo s, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. 

Por que estou contando isso? 

Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:     
                                                         
1. Ensino de matemática em 1950:                                           
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?                  
                                                                           
2. Ensino de matemática em 1970:                                       
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?                   
                                                                           
3. Ensino de matemática em 1980:                                       
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Qual é o lucro?                                   
                                                                           
4. Ensino de matemática em 1990:                                       
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é  R$  80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:                       
( ) R$ 20,00 ( ) R$ 40,00 ( ) R$ 60,00 ( ) R$ 80,00 ( ) R$ 100,00           
                                                                           
5. Ensino de matemática em 2000:                                       
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00. Está certo?                                                                
(  ) SIM (  ) NÃO                                                         
                                                                           
6. Ensino de matemática em 2010:                                       
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00.Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.                        
(  ) R$ 20,00  (  ) R$ 40,00  (  ) R$ 60,00  (  ) R$ 80,00  (  ) R$ 100,00           
                                                                                                                                                  
E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.                                    
                                                                           
Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável     
                                                                           
“Todo mundo está 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...                                           
Quando é que se 'pensará' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"         
                                 
                                                                                

Nenhum comentário: