terça-feira, 10 de outubro de 2023

15 A 21.10.2023 - UM DEUS EXIGENTE? (PARTE 3)

“O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo. O reino dos céus é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas; e, tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra.” - Mateus 13:44-46.

 

INTRODUÇÃO:

Alguém, em determinada ocasião, me perguntou: - Quanto custa o reino de Deus? Respondi de imediato: - Tudo o que você tem!

A pessoa, surpresa, me questionou: - Mas não é de graça? E eu disparei: - É pela graça (um favor imerecido), mas não é sem custo!

Vamos examinar o que Jesus falou sobre esse assunto.

 

DESENVOLVIMENTO:

 

QUANTO CUSTA O REINO DE DEUS?

No texto em que lemos, o ensino é o mesmo nas duas parábolas.

Temos alguém que encontra algo muito valioso (o campo com o tesouro e a pérola) e, em ambos os casos, o texto diz que a pessoa vende tudo o que possui para adquirir o que encontrou.

É lógico que a Bíblia não está dizendo que compramos nossa entrada no reino de Deus. Mas está dizendo que isso nos custa tudo o que temos. Como é possível conciliar isso?

Voltando à conversa que mencionei anteriormente, ao responder que a entrada no reino de Deus é pela graça, mas não sem custom.

A mesma pessoa me questionou outra vez: - Você está querendo dizer que temos de comprar nossa entrada no reino?

Ao que respondi: - Não, você não compra nada.

Na verdade, você é quem é comprado! E passei, então, a explicar para essa pessoa a obra da redenção.

A Palavra de Deus nos revela que Jesus nos comprou para o Pai: (Ap 5:9).

A redenção pode ser vista como uma transação comercial, um ato de compra.

E as Escrituras nos revelam que a moeda de pagamento foi o próprio sangue de Cristo: (1 Pe 1:18-20). Qual é a consequência de termos sido comprados? Isso faz de Deus o nosso dono e faz de nós sua propriedade: (1 Pe 2:9). Não somos donos de nós mesmos.

Paulo explica isso aos coríntios. Depois de dizer que eles não poderiam entregar o corpo à imoralidade, o apóstolo apresenta a eles o motivo: (1 Co 6:19-20).

Como o resultado desse ato redentor de compra se torna realidade em nossa vida?

Sabemos que essa provisão salvadora nos é oferecida pela graça e se recebe mediante a fé (Ef 2:8-9).

Mas é importante ressaltar que a fé tem uma confissão – uma declaração verbal: (Rm 10:9-10). Portanto, além de crer com o coração, é necessário confessar com a boca, a fim de receber a salvação.

E aí surge outra questão: confessar o quê? A igreja moderna passou a pregar que precisamos confessar Jesus como Salvador. Mas não é isso que a Palavra de Deus diz. Ela diz que temos de confessar Jesus como Senhor! Mas Cristo não é nosso Salvador? Sim, mas esse não é o objetivo da nossa confissão, é o resultado.

A palavra “senhor” é fraca em nossa língua e cultura, mas língua e cultura dos tempos bíblicos, não. Era uma palavra que expressa algo maior do que costumamos mensurar hoje em dia. A palavra grega traduzida significa: “aquele a quem uma pessoa ou coisa pertence, sobre o qual ele tem o poder de decisão; mestre, senhor; o que possui e dispõe de algo; proprietário; alguém que tem o controle da pessoa.” Resumindo, era “um título de honra, que expressa respeito e reverência e com o qual servos tratavam seus senhores”. Era o reconhecimento de que ele nada era ou possuía; que em tudo ele era propriedade de seu senhor.

Depois de entender isso, precisamos entender por que a Bíblia nos manda confessar Jesus como Senhor.

Por trás dessa confissão é que se encontra a resposta de por que o reino de Deus custa tudo o que temos.

Ao confessar que Jesus é Senhor, estamos reconhecendo o direito que Ele tem de ser o nosso dono e a consequente condição de sermos sua propriedade.

No momento em que nos curvamos ao senhorio de Cristo, e o reconhecemos como nosso dono, estamos “desistindo” de possuir qualquer coisa ou mesmo de ser senhores de nós mesmos.

A única forma de entrar no Reino de Deus é mediante esse reconhecimento.

Portanto, não há duas opções de cristianismo: uma em que você entrega o que quer, e quando quer; e outra mais abnegada, em que você entrega tudo. Só existe a última!

E mais uma vez enfatizo: Deus não precisa ser Senhor sobre nossa vida e não necessita de nós como seus servos. Nós é que necessitamos estar debaixo de seu senhorio e da sua vontade!

 

CONCLUSÃO:

Quando mudarmos a forma de olhar para esse Deus maravilhoso, sem questionar o que pode parecer um alto padrão de exigência, reconhecendo o seu caráter inquestionável e nos dispondo a viver a mais profunda rendição e busca, tudo será diferente.

Nenhum comentário: