sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

ESTUDO MOSTRA LIGAÇÃO ENTRE INSÔNIA E PENSAMENTOS SUICIDAS

Reportagem publicada no site http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/02/14/estudo-mostra-ligacao-entre-insonia-e-pensamentos-suicidas.htm diz que: A insônia e os pesadelos, que muitas vezes caminham juntos, são fatores de risco para o suicídio

Um novo estudo confirma a ligação entre insônia, pesadelos e pensamentos suicidas e sugere que essa relação é mediada por crenças e também por atitudes ligadas ao sono. A pesquisa mostra que o tratamento de problemas específicos do sono pode reduzir o risco de suicídio em pessoas com sintomas depressivos.

"A insônia e os pesadelos, que muitas vezes caminham lado a lado, são conhecidos fatores de risco para o suicídio", afirmou W. Vaughn McCall, principal autor do estudo e responsável pelo departamento de psiquiatria da Universidade Regents Georgia, nos EUA. O que faz uma coisa levar à outra, no entanto, era um mistério.

A pesquisa, publicada na edição de fevereiro do Journal of Clinical Sleep Medicine, detectou que o desespero causado pela insônia e pelos pesadelos é diferente do desespero que as pessoas podem sentir no dia a dia, devido a problemas de relacionamento ou no trabalho.

O trabalho contou com 50 pacientes deprimidos (a maioria mulheres), de 20 a 84 anos, atendidos ambulatoriamente ou no setor de emergência e com grau moderado de insônia. Mais da metade dos participantes já havia tentado o suicídio pelo menos uma vez.

"A insônia pode levar a um tipo muito específico de desesperança, e o desespero, por si só, é um poderoso preditor de suicídio", comenta McCall.

Segundo os autores, o estudo sugere que o sono e as crenças de uma pessoa podem ser novos alvos para a prevenção do suicídio.

Segundo a nutricionista funcional Daniela Jobst, alimentos muito pesados ou gordurosos ingeridos próximo ao horário de dormir são um dos maiores inimigos de uma boa noite de sono. “É bom evitar carne vermelha, gordura, coisas com creme ou muito queijo. Senão, o corpo gastará energia para fazer a digestão e não para garantir o sono”, explica. Portanto, a pizza cheia de queijo no jantar deve se restringir a poucas ocasiões se o objetivo for dormir melhor.

Outros alimentos que devem ser evitados são os estimulantes que contêm cafeína, como chá mate, chá verde, café, refrigerantes, chocolates, castanhas, nozes e amendoim, informa a nutricionista Priscila Rosa, da Equilibrium Consultoria, em São Paulo.

Alimentos ricos no aminoácido triptofano, como leite, queijo magro e iogurtes, são opções que ajudam a relaxar e ter um sono mais tranquilo. “O ideal é consumir uma porção 30 minutos antes de deitar”, indica Rosa. “Este nutriente também pode ser encontrado na alface e na banana, podendo fazer parte do jantar, por exemplo”, continua ela.

Segundo Daniela Jobst, a banana é a melhor fonte de triptofano e o indicado é comer uma unidade aquecida no micro-ondas coberta com canela, à noite, para ajudar a dormir melhor. Ainda de acordo com ela, alimentos fonte de magnésio trabalham o relaxamento muscular e ajudam o corpo a deixar de lado as tensões do dia para se ter um bom sono. Entre eles estão o grão-de-bico, a soja e a couve. Todos devem ser ingeridos no jantar para se ter efeito ao longo da noite.

Priscila Rosa aconselha tomar uma xícara de chá com folhas de alface ou um copo de leite com uma colher de café de canela em pó antes de deitar. “A canela é um dosador insulínico e, com isso, evita que a taxa de açúcar do sangue se eleve”, explica.

ALIMENTOS QUR AJUDAM A DORMIR MELHOR:

BANANA: uma das melhores fontes do aminoácido triptofano, que ajuda a relaxar e ter um sono mais tranquilo. Com canela, potencializa os efeitos.

IOGURTES: feitos com leite, que é rico no aminoácido triptofano, ajudam a relaxar e ter um sono mais tranquilo.

SOJA: fonte de magnésio, trabalha o relaxamento muscular e ajuda o corpo da deixar de lado as tensões do dia para se ter um bom sono.

QUEIJOS: feitos com leite, que é rico no aminoácido triptofano, ajudam a relaxar e ter um sono mais tranquilo. Dê preferência para os magros, como o queijo branco.

GRÃO DE BICO: fonte de magnésio, trabalha o relaxamento muscular e ajuda o corpo da deixar de lado as tensões do dia para se ter um bom sono.

COUVE: fonte de magnésio, trabalha o relaxamento muscular e ajuda o corpo da deixar de lado as tensões do dia para se ter um bom sono.

LEITE: rico no aminoácido triptofano, que ajuda a relaxar e ter um sono mais tranquilo. O ideal é um copo 30 minutos antes de deitar.

ALFACE: possui o aminoácido triptofano, que ajuda a relaxar e ter um sono mais tranquilo. Pode ser consumida na forma de chá ou até suco.

No entanto, notícia publicada no site http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI610341-EI298,00.html caminha em posição diametralmente oposta, a saber:

Estudo descarta relação de insônia com tendências suicidas

Pessoas com problemas para dormir não correm maior risco de ter tendências suicidas do que as que dormem bem, segundo um estudo publicado nesta sexta-feira pela revista Sleep.

"A insônia está ligada a uma redução da qualidade de vida e pode preceder a depressão", mas não está relacionada com "resultados adversos" como o suicídio, afirmaram os autores no artigo.

A conclusão foi extraída de observações feitas em 13.564 adultos entre 45 e 69 anos durante um período de 6,3 anos. Segunda a pesquisa, embora 23% dos participantes tenham dito que sofriam de insônia, o número de suicídios foi normal entre os 709 membros do grupo que morreram durante o período da pesquisa.


Quem está com a razão?

Nenhum comentário: