sexta-feira, 12 de julho de 2024

14.07 A 20.07 - O QUE FAZER PARA QUE MINHA FAMÍLIA SEJA SALVA?

 14.07 A 20.07 - O QUE FAZER PARA QUE MINHA FAMÍLIA SEJA SALVA?

 TEXTO:

§   Atos 16:31 - Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.

INTRODUÇÃO:

§   A salvação é um projeto de Deus para nossa família, porém uma escolha individual.

§   Muitos confundem o texto de Atos 16.31 com uma promessa.

§   Nesse contexto, os apóstolos Paulo e Silas são dirigidos pelo Espírito Santo e proferem uma palavra especial ao carcereiro de Filipos.

§   “Então o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou correndo e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. Depois, trazendo-os para fora, disse: — Senhores, o que devo fazer para que seja salvo? Eles responderam: 

§   — Creia no Senhor Jesus e você será salvo — você e toda a sua casa.”  Atos 16.29-31

§   Quando uma pessoa da família é salva não significa que, automaticamente, todos os seus familiares se converterão. A resposta para Deus é individual.

§   O amor dEle é aberto a todos, mas a decisão de corresponder pertence à cada um.

DESENVOLVIMENTO:

1 - HÁ UMA PROMESSA DE SALVAÇÃO PARA A FAMÍLIA?

§   A bíblia relata um episódio em que Paulo e Silas foram presos, um terremoto aconteceu e ninguém era capaz de enxergar nada, os presos foram libertos e em um momento de desespero o carcereiro tenta tirar sua vida.

§   Paulo lhe afirma que todos estavam bem e ninguém tinha fugido, impedindo-o de cometer o suicídio.

§   Ao escutar a palavra, o carcereiro corresponde ao chamado de Deus e pergunta o que deveria fazer para ser salvo.

§   Nesse momento os apóstolos declaram: “Eles responderam: — Creia no Senhor Jesus e você será salvo — você e toda a sua casa.” Atos 16.31

§   Provavelmente uma revelação de Deus guiou Paulo e Silas a essa declaração, mas, apesar de não ser uma promessa, revela a intenção do coração de Deus.

§   De fato, Deus deseja que todos em nossas casas sejam salvos, mas, isso não depende só de Deus!

2 - O QUE FAZER PARA QUE A SALVAÇÃO CHEGUE EM MINHA CASA?

§   O que se deve fazer para alcançar aqueles familiares que ainda estão perdidos? 

A - PALAVRA

“E pregaram a palavra de Deus ao carcereiro e a todos os que faziam parte da casa dele.” Atos 16:32

§   Os familiares não se convertem automaticamente. Para a salvação é necessário arrependimento e fé.

§   Assim como fez o carcereiro em Atos 16, é necessário levar a palavra para aqueles que ainda não a ouviram e como resultado é gerado o arrependimento individual.

§   Para que exista salvação completa, os familiares precisam ouvir o mesmo evangelho que alcançou o primeiro membro da família.

B - BOM TESTEMUNHO

§   Em segundo lugar, é necessário o bom testemunho daqueles que se convertem.

§   No livro de 1 Coríntios 7:14 apresentada a influência que as boas práticas e mudanças de vida trazem a uma família, quando diz: “Porque o marido não crente é santificado no convívio da esposa, e a esposa não crente é santificada no convívio do marido crente.”

§   Não apenas aquilo que se fala, mas, principalmente, a maneira de viver, influencia um não crente a se aproximar de Jesus.

§   O bom testemunho cria oportunidades e é capaz de inspirar pessoas, atraindo-as à Cristo!

C - INTERCESSÃO

“Antes de tudo, peço que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças em favor de todas as pessoas.” 1 Tim. 2.1

§   A intercessão é parte de uma cooperação necessária para com Deus.

§   Paulo, ao instruir Timóteo, enfatiza que antes de tudo é necessário oração e intercessão, essa deve ser uma prioridade.

§   A intercessão por aqueles que ainda não reconhecem a Jesus como salvador deve ser travada como uma guerra.

§   Quando não clamamos mais por aqueles que não conhecem a Cristo é porque já mos conformamos com a perdição deles.

§   Não há garantia de salvação ao orar, mas quando intercedemos, uma batalha por vidas se inicia no mundo espiritual.

§   Quando o desânimo chegar, deve-se lembrar que a hora de parar de orar chega apenas quando temos uma resposta.

§   A vida de oração de uma pessoa está diretamente relacionada com o nível de salvação à sua volta.

§   É preciso entender que a intercessão tem o poder de mexer em circunstâncias impossíveis aos homens.

CONCLUSÃO:

§   O desejo do coração de Deus é que todas as famílias sejam salvas.

§   Ele preparou ferramentas para que através da vida do cristão vários outros possam ser alcançados.

§   É importante lembrar que essa decisão é individual, mas assim como Jesus anunciou as boas novas do evangelho enviou seus discípulos não só aos hebreus, mas a aos gentios, o crente deve se posicionar e batalhar pela vida daqueles que estão à sua volta.

Nenhum comentário: