sábado, 27 de julho de 2024

28.07 A 03.08 - DEVEMOS CUIDAR DE NOSSOS CORPOS

TEXTO: 1Cor. 6:19-20

19 Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

20 Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

 

INTRODUÇÃO:

 

§         Há um conceito errôneo, que existe desde o primeiro século, divulgado pelos gnósticos de que a matéria é má.

§         Com este conceito herege, negam a encarnação de Jesus (o fato de Jesus ter vindo em carne) e afirmam que Ele veio apenas em Espírito.

§         A Bíblia condena este conceito em I Jo 4.2 e 3 que diz: “Nisto conheceis o Espírito de Deus - todo espírito que confessa que Jesus veio em carne é de Deus; e todo o espírito que não confessa que Jesus veio em carne não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e já está no mundo.”

§         Também afirmam que não devemos nos preocupar com a preservação e santificação do nosso corpo, pois sendo a matéria má não importa o que façamos com o mesmo.

§         A Bíblia, por sua vez, também condena este conceito afirmando que o nosso corpo é templo do Espírito Santo devendo ser cuidado como tal.

 

DESENVOLVIMENTO:

 

1. SANTIDADE NO CORPO

§         Temos aprendido que o significado básico de santificar-se é separar-se para Deus, a fim de por Ele ser usado, aperfeiçoando “em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável” Hb13.21).

§         Santificação é um processo contínuo operado pelo Espírito Santo em nós.

§         Essa operação nos livra dos hábitos pecaminosos e nos leva a viver uma vida em santidade, gerando em nós virtudes semelhantes às de Cristo.

§         Então, santificação não é apenas deixar o velho homem morrer, mas manter também o crescimento contínuo do novo homem, nascido para andar em santidade.

§         A santidade e integridade do nosso corpo precisam ser muito bem cuidadas.

§         Somos o templo do Espírito Santo e devemos zelar por isso.

§         O corpo precisa testificar a transformação operada no nosso interior e externar santidade em todos os aspectos em seu cuidado.

§         A santificação do nosso corpo é um processo diário e contínuo, sujeitando a carne, resistindo a todas as tentações que queiram nos levar a destruir aquilo que foi constituído templo do Espírito Santo.

§         A santificação do corpo é mais abrangente ainda quando a Bíblia nos fala da nossa maneira de andar, falar e vestir (Ef 4.25,29; 1 Tm 2.9,10).

 

2. O CORPO: TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO

§     Tudo aquilo que danifica nosso corpo e diminui o nosso potencial de serviço à Deus, deve ser eliminado de nossas vidas.

§      Assim sendo, entendemos como pecado contra o templo do Espírito Santo, não somente os mais conhecidos como a Prostituição, as drogas lícitas e ilícitas, mas, também, a gula, a falta de higiene, o descuidado com a saúde, (Negligência na realização dos exames periódicos para homens e mulheres), etc... pois, uma pessoa que poderia viver com qualidade e servir a Deus e ao próximo com eficiência, por causa do descuido do templo do Espírito Santo, tem suas potencialidades limitadas ou destruídas.

§         Lembre-se: Você e eu fomos criados para glorificar a Deus em nossos corpos!

 

CONCLUSÃO

§         Cuidar do nosso corpo é um dever.

§         Deus escolheu fazer dele o seu templo.

§         Sendo assim, deve ser usado de acordo com a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável, sabendo que o nosso corpo não é nosso, mas de Deus.

sexta-feira, 19 de julho de 2024

21.07 A 27.07 - CULTIVANDO AMIZADES SAUDÁVEIS

21.07 A 27.07 - CULTIVANDO AMIZADES SAUDÁVEIS

1 – TEXTO CHAVE

I Samuel 18:1-3 - Sucedeu que, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma.Saul, naquele dia, o tomou e não lhe permitiu que tornasse para casa de seu pai.Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma.

2 – INTRODUÇÃO

o        O Dia do Amigo é oficialmente comemorado em 20 de julho, e o principal objetivo desta data é celebrar a amizade, um sentimento de fraternidade mútua partilhado entre as pessoas.

o        Quem é o(a) seu(ua) melhor amigo(a) nesta terra, depois de Deus? (Não precisa responder!)

o        Ter Deus como melhor amigo é fundamental!

o        Ter amigo nesta terra, também, é muito importante!

o        Provérbios 18:24 diz que: “... há amigo mais chegado do que um irmão.”

o        No texto que lemos em I Samuel 18:1-3, encontramos uma das mais lindas histórias de amizade na Bíblia.

o        As escrituras estão cheias de histórias semelhantes, como a Noemi e Rute, de Paulo e Timóteo, mas, a amizade de Davi e Jônatas é uma das mais lindas.

3 – DESENVOLVIMENTO

A - FUGINDO DA DISTORÇÃO!

o        Infelizmente, contaminados pelo pecado e desejosos de deturparem a Palavra de Deus, alguns chegam a afirmar que a amizade de Davi com Jônatas serve de base para as práticas homossexuais.

o        Não vêem a beleza e a possibilidade de haver amizades profundas e sinceras entre pessoas do mesmo sexo.

o        Em nossa vida temos oportunidades de travar relacionamentos saudáveis e cristãos com várias pessoas e cultivar amizades saudáveis.

o        É muito lindo ver pessoas amigas que mais parecem ser irmãos e irmãs!

B - EM NOSSA VIDA PESSOAL DEVEMOS BUSCAR AMIZADES ASSIM:

o        Amizades que são dadas por Deus para nos abençoar.

o        Amizades que dignificam a vida cristã.

o        Amizades verdadeiras nos fazem chegar mais perto de Deus.

o        Neste sentido devemos nos esforçar para ter amizades como a de Jônatas e Davi e ser amigo como Jônatas.

o        Esse tipo de amizade vai fazer bem a nós mesmos e à nossa família e ao nosso casamento.

o        Por outro lado, os pais devem ajudar os filhos na construção de amizades verdadeiras, saudáveis, que sejam segundo o coração de Deus.

QUE TIPO DE AMIGOS DEVEMOS TER, SER E DESEJAR?

o        Amizades em que as pessoas não meçam esforços para ajudar o outro (1Sm 18.4), como Jônatas fez por Davi.

o        Os amigos choram juntos. Identificam-se com o sofrimento mutuamente.

4 – CONCLUSÃO

o        Outra marca de amizade que devemos buscar para nós e para nossos queridos está em 1Samuel 23:15-16.

o        O texto diz que Jônatas procurou fortalecer a fé, o ânimo, a confiança de Davi em Deus.

o     Amizade assim alegra o coração de Deus e é um bom testemunho para uma sociedade individualista.

5 – ORAÇÃO

o        “Senhor Jesus, ajuda-me a “ser” um(a) bom(boa)  amigo(a)!

o        Que a minha amizade com o Senhor Jesus seja a minha melhor referência de “ser” e “ter” amigo!

o        Que eu seja um(a)  amigo(a) que leve as pessoas à aproximar-se de Ti!

o        Que, como amigo(a) cristã(o), eu seja sábio(a), leal e verdadeiro(a)!

o        Por Jesus Cristo, nosso melhor amigo! Amém!

sexta-feira, 12 de julho de 2024

14.07 A 20.07 - O QUE FAZER PARA QUE MINHA FAMÍLIA SEJA SALVA?

 14.07 A 20.07 - O QUE FAZER PARA QUE MINHA FAMÍLIA SEJA SALVA?

 TEXTO:

§   Atos 16:31 - Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.

INTRODUÇÃO:

§   A salvação é um projeto de Deus para nossa família, porém uma escolha individual.

§   Muitos confundem o texto de Atos 16.31 com uma promessa.

§   Nesse contexto, os apóstolos Paulo e Silas são dirigidos pelo Espírito Santo e proferem uma palavra especial ao carcereiro de Filipos.

§   “Então o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou correndo e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. Depois, trazendo-os para fora, disse: — Senhores, o que devo fazer para que seja salvo? Eles responderam: 

§   — Creia no Senhor Jesus e você será salvo — você e toda a sua casa.”  Atos 16.29-31

§   Quando uma pessoa da família é salva não significa que, automaticamente, todos os seus familiares se converterão. A resposta para Deus é individual.

§   O amor dEle é aberto a todos, mas a decisão de corresponder pertence à cada um.

DESENVOLVIMENTO:

1 - HÁ UMA PROMESSA DE SALVAÇÃO PARA A FAMÍLIA?

§   A bíblia relata um episódio em que Paulo e Silas foram presos, um terremoto aconteceu e ninguém era capaz de enxergar nada, os presos foram libertos e em um momento de desespero o carcereiro tenta tirar sua vida.

§   Paulo lhe afirma que todos estavam bem e ninguém tinha fugido, impedindo-o de cometer o suicídio.

§   Ao escutar a palavra, o carcereiro corresponde ao chamado de Deus e pergunta o que deveria fazer para ser salvo.

§   Nesse momento os apóstolos declaram: “Eles responderam: — Creia no Senhor Jesus e você será salvo — você e toda a sua casa.” Atos 16.31

§   Provavelmente uma revelação de Deus guiou Paulo e Silas a essa declaração, mas, apesar de não ser uma promessa, revela a intenção do coração de Deus.

§   De fato, Deus deseja que todos em nossas casas sejam salvos, mas, isso não depende só de Deus!

2 - O QUE FAZER PARA QUE A SALVAÇÃO CHEGUE EM MINHA CASA?

§   O que se deve fazer para alcançar aqueles familiares que ainda estão perdidos? 

A - PALAVRA

“E pregaram a palavra de Deus ao carcereiro e a todos os que faziam parte da casa dele.” Atos 16:32

§   Os familiares não se convertem automaticamente. Para a salvação é necessário arrependimento e fé.

§   Assim como fez o carcereiro em Atos 16, é necessário levar a palavra para aqueles que ainda não a ouviram e como resultado é gerado o arrependimento individual.

§   Para que exista salvação completa, os familiares precisam ouvir o mesmo evangelho que alcançou o primeiro membro da família.

B - BOM TESTEMUNHO

§   Em segundo lugar, é necessário o bom testemunho daqueles que se convertem.

§   No livro de 1 Coríntios 7:14 apresentada a influência que as boas práticas e mudanças de vida trazem a uma família, quando diz: “Porque o marido não crente é santificado no convívio da esposa, e a esposa não crente é santificada no convívio do marido crente.”

§   Não apenas aquilo que se fala, mas, principalmente, a maneira de viver, influencia um não crente a se aproximar de Jesus.

§   O bom testemunho cria oportunidades e é capaz de inspirar pessoas, atraindo-as à Cristo!

C - INTERCESSÃO

“Antes de tudo, peço que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças em favor de todas as pessoas.” 1 Tim. 2.1

§   A intercessão é parte de uma cooperação necessária para com Deus.

§   Paulo, ao instruir Timóteo, enfatiza que antes de tudo é necessário oração e intercessão, essa deve ser uma prioridade.

§   A intercessão por aqueles que ainda não reconhecem a Jesus como salvador deve ser travada como uma guerra.

§   Quando não clamamos mais por aqueles que não conhecem a Cristo é porque já mos conformamos com a perdição deles.

§   Não há garantia de salvação ao orar, mas quando intercedemos, uma batalha por vidas se inicia no mundo espiritual.

§   Quando o desânimo chegar, deve-se lembrar que a hora de parar de orar chega apenas quando temos uma resposta.

§   A vida de oração de uma pessoa está diretamente relacionada com o nível de salvação à sua volta.

§   É preciso entender que a intercessão tem o poder de mexer em circunstâncias impossíveis aos homens.

CONCLUSÃO:

§   O desejo do coração de Deus é que todas as famílias sejam salvas.

§   Ele preparou ferramentas para que através da vida do cristão vários outros possam ser alcançados.

§   É importante lembrar que essa decisão é individual, mas assim como Jesus anunciou as boas novas do evangelho enviou seus discípulos não só aos hebreus, mas a aos gentios, o crente deve se posicionar e batalhar pela vida daqueles que estão à sua volta.

domingo, 7 de julho de 2024

SÓ JESUS TEM O PODER PARA DAR A PALAVRA DEFINITIVA

TEXTOS:

§         Apocalipse 1:8 - Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.

§         Apocalipse 22:13 - Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.

§         Marcos 5:21-43

INTRODUÇÃO:

§         Durante a nossa existência recebemos sentenças, veredictos, que podem paralisar ou findar  nossos sonhos e projetos.

§         São palavras que carregam um poder de parecer “ser” palavra final de nossas vidas.

§         São muitas circunstâncias que parecem muitas vezes carregar o poder da sentença final.

§         Entretanto, como servo de Deus, somos instados  sempre a crer que a Palavra Final é de Jesus e não do homem, e nem da circunstância.

§         O objetivo da Palavra de Hoje é trazer Paz aos que tem depositado sua confiança no Senhor Jesus.

 

DESENVOLVIMENTO:

§         A história da cura da filha de Jairo (Mc 5:21-43) mostra essa tensão entre as circunstâncias que parecem ser definitivas e a palavra final que vem de Jesus.

§         Encontraremos na vida muitos “sabe-tudo” que vão declarar saber todos rumos da nossas vidas, sem, no entanto, considerar à vontade e poder de Deus, que pode mudar tudo em nossas  vidas e em nossas histórias.

§         Vejamos na história de Jairo quem realmente tem a palavra final.

 

1 – A ENFERMIDADE NÃO TEM A ÚLTIMA PALAVRA – Mc 5:21-23

§         Jairo procurou Jesus porque a filha dele estava à beira da morte. (5:23)

§         Há certas enfermidades, diagnósticos que carregam o peso de algo definitivo.

§         Jairo era um homem de posse! Certamente já tinha procurado todos os recursos humanos, antes de procurar a ajuda do Santo Mestre!

§         Quando a enfermidade chegar à nossa casa, façamos como Jairo e busquemos ao Senhor que é O Senhor que cura (Êxodo 15:26).

§         Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o Senhor, que te sara.”

§         Muitas vidas sofrem com enfermidades que parecem definitivas e não podem ser mudadas, mas não são elas que têm a última palavra em nossas vidas.

§         Jairo pediu que Jesus fosse a casa dele para impor as mãos sobre ela para que fosse curada.

§         Jesus se propôs a ir e foi com ele. CONVIDE JESUS PARA IR EM SUA CASA!

2 – O TEMPO NÃO TEM A ÚLTIMA PALAVRA – Mc 5:23-34

§         Jairo estava certamente com pressa.

§         Ele desejava que Jesus chegasse o mais rápido possível em sua casa.

§         Sua filha estava à beira da morte.

§         Mas, Jesus estava comprimido por uma multidão que fazia com que Jesus somente andasse em passos curtos.

§         Tem um ditado que diz: Time is Money! Mas, aqui, literamente, Tempo significava vida!

§         Para complicar, aconteceu de Jesus parar a caminhada porque alguém tinha tocado nele e de Jesus havia saído poder.

§         Jesus perguntou quem o havia tocado.

§         A multidão achou estranho a pergunta de Jesus, pois ele estava comprimido pela multidão.

§         A mulher que O tocou se manifestou e Jesus conversou com ela.

§         Tudo isto fez com que Jesus se demorasse até a casa de Jairo.

§         Como reagiríamos nesta circunstância?

§         Só que, como lemos no ínício, Jesus não é qualquer um: Ele é em Apocalipse 22:13 - Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.

§         Se Jesus Cristo está à frente, o tempo não teve a palavra final para a filha de Jairo e também não tem para nós servos de Deus.

3 – COM JESUS À FRENTE, A MÁ NOTÍCIA NÃO É A ÚLTIMA PALAVRA – Mc 5:35

§         Assim, que terminou a conversa de Jesus com a mulher, e a cura de uma hemorragia, que roubava-lhe a vida lentamente, à 12 anos ...

§         Alguém importante da sinagoga procurou Jairo e disse para ele não incomodar mais a Jesus porque a sua filha já estava morta.

§         A má-notícia deste homem não foi mentirosa. Foi verdadeira, a filha de Jairo havia falecido.

§         Ele foi realista, assim como quando recebemos um diagnóstico médico. É a verdade dele.

§         Mas, apesar de realista, o mensageiro da casa de Jairo, não considerou o poder de Jesus, que podia mudar, como mudou aquela situação;

§         Ele foi pragmático, realista, mas não havia esperança mais nenhuma em suas palavras.

§         Quantas vezes em situações difíceis pessoas nos apresentam todos os fatos nus e crus sem ter esperança nenhuma abalando nossas expectativas.

§         Nestes momentos de nossas vidas precisamos ouvir o conselho de Jesus à Jairo, no verso 36: NÃO TENHAS MEDO! CONTINUA CRENDO!

§         O QUE PRÁ ELES É UM PONTO FINAL, PARA DEUS É UMA VÍRGULA!

§         Salmos 112:7 - O homem que teme ao Senhor Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no Senhor.

§         COM JESUS À FRENTE, O DIAGNÓSTICO NÃO É A ÚLTIMA PALAVRA!

4 – COM JESUS NA DIREÇÃO, A MORTE NÃO TEM A PALAVRA FINAL – Mc 5:39-43

§         Aprendemos com a experiência da filha de Jairo que nem mesmo a morte tem a palavra final. Na ocasião da morte e ressurreição de Lázaro, Jesus disse a respeito de si mesmo: “Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá” (Jo 11:25).

§         Aquele que crê em Jesus ainda que venha a morrer, estará imediatamente na presença de Deus desfrutando de uma vida plena. 

§         A morte não é o fim daquele que crê em Jesus, porque a morte não tem a palavra final na vida do crente.

§         Quando o luto vier, tenhamos confiança acerca da vida que partiu no Senhor, que ele está desfrutando das bênçãos incontáveis de Deus.

§         A filha de Jairo foi ressuscitada por Jesus, que morreu a nossa morte para que tenhamos sua vida, que é eterna.

§         Se Deus não tiver o propósito da cura física para nós, é porque Ele nos deseja junto Dele, onde passaremos uma Eternidade ao seu lado.

§         Diante da possibilidade de cura física ou da morte física iminente, uma certeza precisa estar muito bem consolidada em nossos corações:

§         COM JESUS NA DIREÇÃO, A MORTE NÃO TEM A PALAVRA FINAL EM NOSSAS VIDAS– João 11:25-26

CONCLUSÃO:

§         Creio que todos nós, nesta noite, já recebemos sentenças, veredictos em nossas vidas.

§         A história de Jairo nos ensina que, quando e, se, este momento vier, devemos ficar com a Palavra de Deus – “Não temas, mas crê somente”.

§         Diante de sentenças fique com a Palavra de Deus. “O justo viverá pela fé” (Rm 1:17).

§         Apesar de estar enfatizando a palavra final, Jesus disse que é o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim de todas as coisas (Ap 1:8).

§         O que Jesus começa não deixa pela metade, mas conclui. “Tendo por certo isto mesmo, que aquele em que vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo” (Fp 1:6).

§         Se você começou algo em Cristo tem a certeza que a Palavra Final também pertence a Ele.


(Mensagem pregada no Culto de Ceia de 07/07/2024)