segunda-feira, 25 de setembro de 2023

24.09 A 30.09.2023 - EMBRIAGADOS COM O QUÊ? – (PARTE 2)

“Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios. Ora, os que dormem, dormem de noite, e os que se EMBRIAGAM, é de noite que se embriagam. Nós, porém, que somos do dia, SEJAMOS SÓBRIOS, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação.” -  1 Ts 5:6-8

 

INTRODUÇÃO: A embriaguez espiritual é um estado de dormência, de incapacidade para qualquer tipo de resposta a Deus. A sobriedade é o oposto disso; tem a ver com estar atento, pronto, indicando assim a facilidade de resposta ao Senhor. É um estado de atenção, de percepção espiritual.

 

DESENVOLVIMENTO: O texto sagrado nos mostra que, além de evitar a embriaguez, há cuidados que devemos ter para garantir a sobriedade. Veremos alguns princípios e práticas espirituais que nos auxiliarão a manter a sobriedade.

 

1.      Enchendo-se da Palavra: Devemos nos encher da Palavra de Deus! As escrituras têm o poder de realizar uma obra sobrenatural em nosso íntimo. (Cl 3:16). Uma relação intensa com a Palavra nos guardará da embriaguez com as coisas deste mundo. D.L. Moody, referindo-se à Bíblia, declarou: “Ou este livro me afastará do pecado ou o pecado me afastará deste livro”. Há uma obra de restauração em nossa alma que se dá por meio da Palavra, como está escrito: (Sl 19:7).


2.      Enchendo-se do Espírito Santo: (Ef 5:18). Não adianta apenas deixar de fazer aquilo que é errado, precisamos ir além disso e fazer o que é certo! Vejamos algumas características de quem é cheio do Espírito Santo:

§         Alegria: É uma das características do fruto do Espírito. (Salmos 104:15; Romanos 14:17; Gálatas 5:22; Atos 13:52; Isaías 61:3; Hebreus 1:9).

§         Ousadia: O cristão cheio do Espírito Santo, passa a testemunhar de Jesus e ninguém pode calá-lo. (Atos 4:20, 4:31).

§         Desprendimento da Avareza: Em um ambiente de avivamento, no livro de Atos, os crentes passaram a contribuir de forma generosa e desprendida.

§         Anestesia: O livro de Atos mostra cristãos que, mesmo perseguidos, não se abatiam diante de nada, da mesma forma em que Paulo declarava se portar: (Filipenses 4:11-13; Atos 7:55, 59-60).

§         Não se lembra das Ofensas: Há uma dimensão em Deus, onde podemos viver acima das ofensas.

 

3.      Tempo de Qualidade: O relacionamento com Deus envolve intimidade. (Sl 25:14). Há momentos em nossa vida espiritual, de oração e adoração pública, mas também há uma relação íntima, a sós, que devemos manter com o Senhor num ambiente que Jesus denominou de “lugar secreto” (Mt 6:6). Quanto maior nossa paixão pelo Senhor, mais intensa será nossa adoração a Ele. Uma vida cheia da Palavra e do Espírito Santo, tem poder para nos manter longe da embriaguez negativa, carnal e pecaminosa. Mas essas duas características, parecem ser bem melhor vividas, na vida daqueles que descobrem a importância da comunhão com o Senhor no lugar secreto.


CONCLUSÃO:

Quando nos enchemos com o vinho celestial que é a Palavra, o Espírito Santo e temos tempo de qualidade com Deus, não há espaço para outro tipo de embriaguez.

 

“E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito Santo!” (Efésios 5:18)

Nenhum comentário: