quinta-feira, 7 de outubro de 2010

LAPTOP SOBRE O COLO CAUSA DANO A PELE, DIZ PESQUISA

Publicado na Folha.com

Você já trabalhou sentado com o seu laptop sentado no seu colo, esquentando suas pernas? Caso sim, você talvez tenha que repensar esse hábito.

Fazendo isso muito, pode se chegar a "síndrome da pele tostada", uma atípica condição de pele causada por muito tempo de exposição ao calor, segundo pesquisas médicas.

Em um caso recente, um garoto de 12 anos desenvolveu uma pele esponjosa e descolorida em sua coxa esquerda, após jogar games de computadores por algumas horas do dia, durante muitos meses.

"Ele reconheceu que o laptop ficou quente do lado esquerdo; entretanto, indiferente a isso, ele não mudou a sua posição", disse a pesquisa de cientistas suíços, que foi publicado nesta segunda-feira (4) na revista "Pediatrics".

Outro caso aconteceu envolvendo uma estudante de direito da Virgínia, que se submeteu a tratamento devido à descoloração em sua perna. Ela passava cerca de seis horas diárias com o computador no colo.

É um dos dez casos encontrados pelos pesquisadores desde 2006.

A condição pode ser causada pelo excesso de uso de superfícies quentes e outras fontes de calor que usualmente não ficam tão quentes a ponto de causarem incêndios. Em casos muito raros, pode causar danos que levam a câncer de pele, disseram os pesquisadores.

Eles não citaram qualquer tipo de caso de câncer de pele vinculados ao uso de laptop, mas sugeriram, para segurança, posicionar uma proteção entre o laptop e o colo.

Nenhum comentário: