domingo, 2 de janeiro de 2011

POR QUE ALGUMAS PESSOAS TEM VOZ ROUCA.

VOZ ROUCA

Disfonia é o nome técnico que se dá para rouquidão.A plasticidade da voz é demonstrada nas diferenças individuais como integrante da identidade do indivíduo. A voz evidencia características físicas, sociais e psicológicas de cada um de nós e manifesta sensivelmente qualquer ruptura do equilíbrio nestas áreas.

Quando um desequilíbrio psicológico acontece, seja por medo, raiva, depressão, conflito nas relações interpessoais ou reação de conversão, o indivíduo inconscientemente pode transformá-lo num sintoma vocal.
Mas quando não há uma base física ou estrutural que justifique a desordem vocal do indivíduo e a sua história revela conflitos psíquicos subjacentes então podemos pensar em disfonia psicogênica. Esta desordem vocal apresenta formas variadas de manifestação desde o mutismo de conversão até uma disfonia com grande variabilidade nas características sonoras. As relações entre o sintoma vocal é o simbolismo que ele representa ainda necessita de mais profundas investigações. É necessário uma avaliação caso a caso, como meio de conhecer a história e avaliar suas possíveis causas. . A terapia vocal sintomática atua sobre o mecanismo vocal, procurando restabelecer uma voz melhor. Mas a principal causa da rouquidão ( DISFONIA) ainda é a falta de conhecimento sobre as noções elementares dos princípios que regulam e regem a função auditiva, respiratória e vocal.

CAUSAS E EFEITOS

Muitas vezes utilizamos nossa voz como nosso principal instrumento de trabalho, embora nem sempre tenhamos consciência disto. É preciso conhecer e desenvolver medidas preventivas, mudando pequenos hábitos e comportamentos no nosso dia a dia, e não apenas quando os sintomas aparecem.
A Voz rouca ou Disfonia, normalmente se inicia , através de um processo comportamental ou emocional, traumático ou não o qual o tempo se encarrega de transformar em orgânico, pela incidência do uso errado da colocação vocal.
Podemos encontrar pessoas que emitem a voz em volumes altíssimos por trabalharem em lugares onde a poluição sonora é muito elevada, ou pela convivência com familiares que falam muito alto. Como conseqüêcia a acuidade auditiva é diminuida gradativamente a níveis cada vez mais baixos e dessa forma vamos assimilando esse processo comportamental através da percepção auditiva que acaba por nos induzir a criar novos parâmetros de intensidade e altura para nossa emisão de voz.
Sem que percebamos acabamos por forçar nossas cordas vocais originando problemas orgânicos como nódulos, edemas e polipos que nos trarão conseqüências sérias no âmbito emocional e profissional pois contrometerão nosso principal meio de comunicação, a voz.
Outro fator na atualidade, que causa problemas seríssimos as cordas vocais, é o cigarro, principalmente no fumante passivo, que absorve a fumaça emitida pelo ativo. É triste assistirmos a familiares fumando ao lado dos próprios filhos, às vezes em ambientes totalmente vedados, obrigando as pobres crianças a respirarem essa poluição que aos poucos nos envenena todo Sistema Respiratório , afetando as cordas vocais e o organismo como um todo .
Certamente mais cedo ou mais tarde os problemas aparecerão e teremos então que arcar com as conseqüências que no princípio começam com um simples pigarro passando à disfonia e depois ao cancer.

MEDIDAS PREVENTIVAS

Economize sua voz

Economize sua voz ficando em silêncio sempre que puder e se precisar recuperar a voz quando esta estiver enfraquecida , o que é comum ocorrer no final do dia, pelo desgaste da musculatura que movimenta as cordas vocais e órgãos da fonação o ideal é dormir profundamente, nem que seja durante dez minutos apenas. Após esse ato, a voz melhora acentuadamente.
Inclusive, é por esse motivo que, ao acordarmos, a nossa voz fica mais forte, pois a musculatura, ficando em repouso no decorrer de uma noite inteira de sono, faz com que as cordas vocais trabalhem com mais energia.
Os exercícios de impostação têm como objetivo principal orientar a pessoa a fazer a colocação da voz de forma correta, sem "gastá-la" indevidamente, como, por exemplo, gritando ao telefone.
A impostação da voz, seria, basicamente a colocação da voz dentro da sua tessitura vocal ou seja, dentro da região onde podemos fazer facilmente a emissão tonal da voz.

Grave-Médio

Outro item importante da impostação é utilizar os médios e os graves da colocação da voz. No registro grave, a onda sonora é de grande amplitude, e o esforço vocal é menor, enquanto no agudo as ondas são menores, e o esforço para atingir o final de uma sala de aula ou um auditório é enorme porque há a necessidade de emitir muitas ondas sonoras.

Agudo

É muito comum encontrarmos indivíduos que dão aulas ou palestras constantemente e já no início da apresentação, suas vozes começam a falhar, de tanta força que estão realizando para emiti-la, pois costumam utilizar os tons agudos.
O fundamental seria que todos pudessem tomar conhecimento da importância no desenvolvimento do Carisma Pessoal , Desenvoltura Profissional e Equilíbrio Emocional quando se utiliza com grande maestria os ensinamentos passados durante as aulas de Canto.
As técnicas de Respiração, Relaxamento , Impostação de Voz e PERFORMECE de palco farão você adquirir uma Desinibição Natural e uma Oratória Perfeita no seu dia a dia.

Nenhum comentário: