domingo, 2 de janeiro de 2011

O PODER DA INFLUÊNCIA DOS PAIS

"Tão somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e as farás saber a teus filhos." Dt.4.9
Alguns anos atrás, cinco rapazes saíram de casa e partiram para outras plagas a fim de começarem vida independente. Lá chegando, descobriram liberdades que nunca tinham conhecido. As tentações eram abundantes de todo lado. Encontraram emprego, ganharam dinheiro e depois de alguns anos voltaram para a casa paterna. Quatro deles, depois dessa experiência, voltaram muito piores espiritualmente. Mas um era diferente. Voltou física, mental e espiritualmente mais forte. Quando lhe perguntaram por que não havia seguido o caminho dos outros, respondeu: "Porque levei uma fotografia comigo."
Você talvez esteja imaginando que foi da noiva que ele deixara para trás quando partiu. Mas não. Contou ele: "Foi a foto de minha última manhã em casa. Estávamos todos sentados ao redor da mesa na hora do café matinal: papai em uma extremidade, mamãe na outra e nós, os filhos, em volta. Não conversamos muito naquela manhã. Todos entendíamos que o círculo familiar estava-se rompendo.
Depois do café, papai tomou a velha Bíblia da família, como era de costume, e começou a ler. Não conseguiu ler muito. Sua voz falhou e ele não pôde continuar. Então nos ajoelhamos para a oração e mais uma vez a voz dele falhou. Foi essa fotografia mental que me impediu de cair nos maus caminhos. Durante o tempo em que estivera fora, não pude suportar o pensamento de partir o coração de meu pai. O lar onde cresci foi um lar feliz. Embora a influência de minha mãe tenha sido profunda, a influência mais poderosa sobre minha vida foi de meu pai. Os pais que tomam tempo para ensinar a seus filhos os fatos da vida - antes que eles recolham idéias pervertidas na sarjeta - semeiam coisas boas no solo do coração e dão vantagens aos seus filhos".
Conhecendo os fatos de maneira correta, os jovens assim instruídos terão condições de tomar decisões acertadas, decisões que os colocarão em posição vantajosa nos anos futuros. Se usarem ou não essas instruções da melhor maneira, isso é outra questão. Muito embora essas orientações não possam garantir o sucesso, elas reforçam a possibilidade de que o resultado seja favorável.

(Extraído do boletim nº2859 - Igreja Presbiteriana de Vila Mariana)

Que Deus abençoe todas as famílias de nossa Igreja e Comunidade!!!

Pr Ednaldo Breves e Família

Nenhum comentário: