Uma decisão do último Concílio Geral democratizou o processo de eleição dos Bispos e Bispas no próximo Concílio Geral!
Resumo:
Todos os processos se darão sem debates e escrutínio secreto!
1 - IGREJA LOCAL - O pastor titular receberá da Sede Regional uma Cédula com o nome de todos/as os/as Presbíteros/as aptos a concorrerem! A Igreja se reunirá em Concílio Local e votará em 3 nomes.
Os nomes dos/as 3 mais votados por maioria simples de cada Igreja serão entregues ao Superintendente Distrital!
2 - CONCÍLIO DISTRITAL - De posse dos 3 nomes eleitos por cada Igreja o/a Superintendente Distrital elaborará uma Cédula, em ordem alfabética, com todos os nomes eleitos pelas Igrejas do Distrito. Será convocado um Concílio Distrital, onde os/as Delegados/as votarão em 3 nomes contidos na Cédula dos Eleitos pelas Igrejas Locais.
Os nomes dos/as 3 mais votados por maioria simples serão entregues a/ao Bispa/o!
3 - CONCÍLIO REGIONAL - De posse dos 3 nomes eleitos por cada Distrito, o/a Bispo/a elaborará uma Cédula, em ordem alfabética, com todos os nomes eleitos pelos Distritos desta Região. Será convocado um Concílio Regional onde os/as Delegados/as votarão em 3 nomes contidos na Cédula dos Eleitos nos Distritos.
Os nomes dos/as 3 mais votados por maioria absoluta irão compor a Lista Tríplice a ser entregue ao Bispo Presidente do Concílio Geral!
O/a Bispo/a, presidente da Região, desejando se candidatar apresenta seu nome ao Concílio Regional, para ser acrescida a lista, que passará à ser quádrupla.
4 - CONCÍLIO GERAL - A eleição dos bispos ou bispas acontecerá no 20* Concílio Geral. A cédula de votação, preparada em ordem alfabética, terá o nome de todos os nomes que constarem nas Listas Tríplices ou Quádruplas de Cada Região!
O Bispo Presidente apresentará um histórico ministerial (modelo padrão elaborado pela Cogeam) de cada candidato/a!
Aqueles/as que alcançarem maioria absoluta de votos, até que se supram todas as vagas, serão declarados/as eleitos/as!
Em oração e submissão ao Senhor somos convidados/as a participar deste processo.
OBSERVAÇÃO:
Se ainda não estamos no processo ideal, considero que avançamos bem!
Minha oração é que em todo o processo (local, distrital, regional e nacional), a boa mão de Deus esteja guiando e abençoando todos os conciliares e os/as que forem eleitos/as, para que ao final possamos dizer: ... Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós... (Atos 15:28a)
Pr. Ednaldo Breves
FONTE DA PESQUISA: http://bibliotecametodista.org.br/paginicial/noticia.asp?Numero=1741
Nenhum comentário:
Postar um comentário