terça-feira, 24 de janeiro de 2012

JESUS, O VERDADEIRO MATADOR DE DRAGÃO

Autor: Pastor Ronan Boechat de Amorim

Cada dia vejo mais carros nas ruas com o adesivo de São Jorge de um lado e o adesivo do Zé Pelintra do outro. O que geralmente significa que a imagem de São Jorge, nessas circunstâncias, não é uma imagem da fé católica, mas da umbanda. Pois segundo a umbanda São Jorge é Ogun, um orixá guerreiro, cujo braço “é a espada”.

Não há fontes históricas sobre o cristão que emprestou seu nome ao santo católico e ao orixá da umbanda. Mas difundiu-se que São Jorge era um soldado do exército romano que foi barbaramente torturado e, por fim degolado, por ordem do imperador romano Dioclesiano por não renegar a sua fé em Jesus e por não aceitar qualquer tipo de idolatria. Isso está dito, por exemplo, no site http://www.saojorge.net/sj.htm:

“Filho de pais cristãos, Jorge aprendeu desde a sua infância a temer a Deus e a crer em Jesus como seu salvador pessoal... mantinha-se fiel a Jesus, o Imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os ídolos. Jorge sempre respondia: "Não, imperador! Eu sou servo de um Deus vivo! Somente a Ele eu temerei e adorarei". E Deus, verdadeiramente, honrou a fé de seu servo Jorge, de modo que muitas pessoas passaram a crer e confiar em Jesus por intermédio da pregação daquele jovem soldado romano. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito em seu plano macabro, mandou degolar o jovem e fiel servo de Jesus no dia 23 de abril de 303.”

Infelizmente, como podemos ver, aquele que morreu como mártir por sua fé unicamente em Jesus, após sua morte tornou-se equivocadamente objeto de veneração e também de idolatria. Tornou-se algo contra o que lutou corajosamente.

Não sabemos se o tal Jorge realmente existiu ou se foi apenas uma lenda. Mas se existiu ele soube que a Palavra de Deus dizia que Jesus é que montava um cavalo Branco (Ap 6:2; Ap 19:11) e que pelejou e matou o dragão (Ap 20:10), representação bíblica de satanás. Jorge jamais aceitaria o culto que lhe fazem, pois diria novamente: "Eu sou servo de um Deus vivo! Somente a Ele eu temerei e adorarei". Diria também: “Jesus é o verdadeiro destruidor do dragão, das bestas, do falso profeta, a saber, de satanás e seus anjos.”

Nenhum comentário: