segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O(A) OPORTUNISTA - UM MAL PRESENTE EM TODOS OS LUGARES


Quem nunca teve a infelicidade de conviver com um "oportunista"?

O oportunista aproveita as oportunidades normalmente sem preocupações éticas. É a oportunidade em pessoa e faz uso da boa vontade, momentos ou ingenuidade dos outros para atingir o que lhe é conveniente. É conveniente e está sempre à altura da ocasião mais favorável. Aproveita-se do momento e faz da artimanha a sua arma preferida. Recorre ao sentimento de “pseudo-justiça” como quem respira e faz do ensejo momentâneo a sua oportunidade, servindo-se dos projetos dos outros.

O oportunista é falso e não tem sentimentos de culpa, quanto a isso e à sua maneira de agir desleal. É fingido e dissimulado e, além de traidor é político e não verídico. Espera a sua presa com tranqüilidade assustadora e quando o momento chega, está sempre em cima dos acontecimentos, fica a espreita para confrontar idéias etc..

O oportunista é bem-falante e é sabedor de sua “profissão”, e da posição aonde quer chegar. É dissimulado e sabe esperar pelo seu momento que é sempre o mais oportuno para dar o bote. Aparente e enganoso, tem sempre um sorriso nos lábios e sabe usar de cortesia. Leva os outros ao engodo prometendo-lhes o que não tem, mas fazendo crer que é possuidor daquilo que apregoa. É suposto e nunca diz a verdade não se afligindo por isso, aliás, tal fato, deixa-o convencido de sua faceta menos clara e imprópria. O oportunista é esperto e sagaz compreendendo a sua oportunidade assim que esta se lhe depara.

Estuda os movimentos dos outros com perspicácia e nunca deixa fugir a sua vitima, estando de sobrolho. O único esforço de que dispõe é o estar atento ao que se passa à sua volta, qual abutre a rondar o cadáver. É um ladrão de sonhos e idéias por excelência. O oportunista tira vantagem para chegar a qualquer custo aonde quer chegar. O oportunista age em conformidade e está sempre a disposição a qualquer hora e lugar que precisar.

Leia: O Oportunista - Piers Paul Read

Um comentário:

Anônimo disse...

Rapaz!!!

Eu já convivi com uma praga dessa... é a coisa mais nojenta que existe. Só Deus prá dar paciência.

Hoje, mais amadurecido, fico mais tranquilo, pois sei que a máscara sempre cai, É QUESTÃO DE TEMPO!!!

Fuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!