Suas notícias estão chegando lá?
Uma das frases mais frustrantes que um(a) líder de igreja pode ouvir é: Eu não sabia disso - particularmente quando "isso" foi impresso no boletim e anunciado durante o culto. O boletim pode ser enfatizado pela publicação de um site, envio de e-mails, mensagens em redes sociais e telefonemas. Quantos métodos serão usados pela igreja, e em que combinação, é uma decisão que dependerá da própria configuração da comunidade.Em congregações com perfil mais jovem, investir no boletim eletrônico, que os membros da igreja podem acessar a qualquer hora, do trabalho ou de casa, pode ser uma ótima idéia. O que não funciona para todos.
O carro-chefe das modernas tecnologias é a Internet, e a prioridade número 1 da Igreja é a construção de um site. Para evitar que o site se transforme em um amontoado de informações é preciso dar uma atenção especial ao design.
É fundamental que o site se mantenha sempre atualizado, com ênfase nas programações, dispostas de forma hierarquizada da seguinte maneira: maior destaque para as programações que fogem à rotina regular da Igreja, menor destaque ao calendário normal de programações. O topo da homepage é o local privilegiado para divulgar as notícias de maior destaque.
Para divulgar as informações do site, vale recorrer a um boletim eletrônico, ou seja, um resumo das notícias mais recentes enviadas diretamente aos e-mails dos membros da igreja. De maneira geral, as pessoas não vão aos sites das igrejas regularmente, a menos que estejam procurando por algo específico. Com o boletim eletrônico, elas são despertadas para as notícias e estimuladas a visitar regularmente o site. É melhor oferecer a informação do que esperar que o membro da igreja vá procurá-la.
Muitas igrejas também estão começando a usar redes sociais como Facebook e Twitterpara comunicar informações e fortalecer os laços da comunidade. A Igreja pode designar uma pessoa especialmente para enviar as informações e atuar como moderador do grupo.
Mas nem todos os modernos meios de transmissão de informações requerem um computador. Pode-se, por exemplo, usar o telefone celular para mandar mensagens a outros celulares, os chamados SMS - sigla em inglês para "short message service" (serviço de mensagens curtas). É uma ferramenta útil para notícias de última hora, emergências ou simplesmente lembretes. Por exemplo, lembrar aos membros da Sociedade de Homens o horário de uma reunião.
Os tradicionais boletins, anúncios no púlpito e cartas enviadas pelo correio ainda têm o seu lugar. Veja a seguir algumas dicas de especialistas em comunicação eclesial para tornar mais eficiente a transmissão de informações.
Boletins
•Limite o número de notícias ao essencial em cada edição.
•Inclua apenas o básico sobre cada notícia, de forma simples e direta, o que facilita a memorização da informação.
•Tome cuidado com a ortografia. Textos mal escritos prejudicam a imagem e credibilidade do boletim.
•Para criar hábito de leitura, respeite a periodicidade.
•Capriche na apresentação visual, para tornar a leitura mais agradável e estimulante.
Anúncios no culto
•Tome cuidado para que o momento dos anúncios não interfira no andamento do culto. Considere a possibilidade de usar um Power-point antes ou depois do culto
•Anuncie uma notícia apenas se ela diz respeito à maioria, ou toda a congregação (anúncios que dizem respeito a apenas um grupo de trabalho podem ser dados diretamente aos seus integrantes.
•A capacidade de retenção e memorização das pessoas é limitada. Reduza o número de anúncios ao mínimo necessário e não se alongue em detalhes. Seja claro e preciso.
•Seja visualmente criativo usando apresentações de vídeo, Power-point ou representações teatrais
Outras publicações (jornais, revistas, folhetos, cartões, mural etc)
•Faça-as visualmente atraentes
•Determine a periodicidade ideal de distribuição. Quanto maior a freqüência de uma publicação, maior sucesso na promoção dos eventos da Igreja
•Calcule os custos de impressão e distribuição (incluindo correio e transporte)
•Tenha clareza acerca do retorno que sua igreja espera. "Em minha Igreja, nós enviamos oito mil cartões e soubemos de apenas uma pessoa que, por causa do cartão, acabou vindo para o culto. Esta pessoa acabou se tornando membro de nossa igreja. Valeu a pena? Sem dúvida!", diz o pastor.
Uma vez que sua igreja decida investir na difusão de informação, certifique-se de que os comos e os porquês serão comunicados. Identifique claramente todos os meios de comunicação que são, ou serão, disponíveis.A melhor abordagem não é "um ou outro", mas "ambos" ; ou seja, usar múltiplos métodos de comunicação. Um aviso no púlpito nunca é suficiente. Lembre-se: se as pessoas dizem que não sabem de alguma coisa, significa que você não falou a eles o número de vezes suficiente, ou de suficientes maneiras. O ouvinte nunca é responsável pela comunicação não o atingir. A responsabilidade é do emissor.
Lee Dean (do site darevista Christianity Today, 10/01/2010. Tradução e adaptação: Suzel Tunes)
FONTE: http://www.metodista-rio.org.br/conteudo.xhtml?c=622
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