sexta-feira, 23 de agosto de 2024

25 a 31.08 - HONRANDO À DEUS E SUPERANDO OS DESAFIOS DA VIDA

 25 a 31.08 - HONRANDO À DEUS E SUPERANDO OS DESAFIOS DA VIDA

 

TEXTO: “E Ana, com amargura de alma, orou ao SENHOR e chorou muito”. (1 Samuel 1.10)

 

QUEBRA GELO: Você já viveu momento em que as circunstâncias tentaram te fazer sentir uma pessoa fracassada?

 

INTRODUÇÃO:

§         Hoje, Ana é a personagem referência de nosso Estudo.

§         Ela vai nos mostrar que é possível superar um ambiente ruim e ter nossa história revertida.

§         Ana era uma mulher considerada deficiente.  

§         Não conseguimos perceber o impacto porque não estamos na cultura dela.

§         Em sua cultura, uma mulher infértil estava "roubando" possibilidades da família. 

§         Ana não suportava ter uma história de fracasso. 

 

DESENVOLVIMENTO

 

COMO ANA SUPEROU O AMBIENTE RUIM?

 

1 - Não ter receio de apresentar-se diante de Deus como era!

E Ana, com amargura de alma, orou ao SENHOR e chorou muito. 

Ela fez um voto, dizendo: — SENHOR dos Exércitos, se de fato olhares para a aflição da tua serva, e te lembrares de mim, e não te esqueceres da tua serva, e lhe deres um filho homem, eu o dedicarei ao SENHOR por todos os dias da sua vida, e sobre a cabeça dele não passará navalha. 1 Samuel 1.10-11

 

o        Uma das grandes bênçãos é podermos apresentar diante de Deus como somos sem máscaras.

o        Ela estava amargurada e é assim que ela fala com Deus.

o        E quem se apresenta à Deus desta maneira pode ter a mesma certeza do Rei Davi, descrita no Salmo 51:17. que diz: “... coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.

 

2 - Ana não teve medo de ser mal interpretada

Ana continuava a orar diante do SENHOR, e o sacerdote Eli começou a observar o movimento dos lábios dela, porque Ana só falava em seu coração. Os seus lábios se moviam, porém não se ouvia voz nenhuma. Por isso Eli pensou que ela estava embriagada e lhe disse: — Até quando você vai ficar embriagada? Trate de ficar longe do vinho! (vv. 12-14)

 

o        O sacerdote a observa e o seu julgamento é: “Ela está embriagada.”

o        Quantas vezes a gente pensa que se nos quebrantarmos na igreja, as pessoas vão pensar mal de nós.

o        Nós temos medo que os outros possam julgar e criticar a nossa oração é o nosso clamor.

o        Ana sabia que a intensidade de sua oração tinha que ser proporcional à sua necessidade. Não com displicência!

o        Mesmo que Deus saiba com antecedência os nossos pedidos, Ele nos manda “pedir”! (Mateus 7:7)

o        Sua intenção não é nos humilhar, mas, ver a intensidade e a intencionalidade de nossas orações, pois estas tendem a revelar o quanto o que pedimos em oração é importante para nós.

 

3 - Precisamos descobrir nosso papel no mundo para sermos felizes

Ela fez um voto, dizendo: — SENHOR dos Exércitos, se de fato olhares para a aflição da tua serva, e te lembrares de mim, e não te esqueceres da tua serva, e lhe deres um filho homem, eu o dedicarei ao SENHOR por todos os dias da sua vida, e sobre a cabeça dele não passará navalha. (Verso 11)

 

o        Esse voto mostra que ela só queria desempenhar o papel que lhe era pedido. Ela não queria governar nada.

o        Não queria riqueza. Nem queria vingança da sua rival, Penina.

o        Ela sabia seu lugar e estaria feliz com seu aparente pequeno papel.

o        O desejo de Ana era somente cumprir seu papel como mãe.

o        Ao fazer um “voto”, consagrando seu filho a Deus, Ana O honrou, consagrando, com antecedência, à “Ele” sua benção mais preciosa, para que ele fosse um testemunho vivo do poder de Deus.

o        “Por este menino orava eu; e o Senhor me concedeu a petição que eu lhe fizera.” (1 Samuel 1:27)

o        Ana orou, recebeu uma palavra profética e tranquilizou o coração na graça de Deus.

o        Acreditou que o Deus de Israel, Senhor dos Exércitos, estava respeitando sua dor e dando-lhe a resposta tão almejada.

o        Ana teve 3 filhos e 2 filhas depois de Samuel, que viria a ungir dois reis: Saul e Davi

 

CONCLUSÃO

.

o        Desafios e momentos ruins na vida dos Cristãos também acontecem! Jesus nos advertiu em João 16:33!

o        Precisamos aprender com Ana a honrar a Deus em situações adversas!

o        Tomemos posse que os momentos ruins em nossas vidas vão passar! Vão ser superados, em nome de Jesus Cristo!

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

18 a 24.08 - HONRADO A DEUS COM MEUS BENS E AS PRIMÍCIAS DE TODA MINHA RENDA

QUEBRA GELO: Você já viu alguém dizendo que devolver dízimo ao Senhor é dar dinheiro para o/a Pastor/a?

 

TEXTO: Provérbios 3:9-10 - Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.

 

INTRODUÇÃO:

§         Como seria esse honrar a Deus na prática? O que seriam esses bens e essas primícias?

§         Na Bíblia Sagrada temos uma ideia muito profunda (e verdadeira) de que Deus é a fonte e o dono de todas as coisas.

§         Veja: “Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” (Salmos 24:1).

§         Partindo dessa verdade temos vários textos que ensinam como devemos tratar aquilo que temos, já que são coisas que estão em nossas mãos, mas pertencem a Deus.

 

DESENVOLVIMENTO:

 

A - Entendendo o que é Honrar a Deus com os bens e com as primícias

 

(1) Antes de entendermos o que seria essa honrar a Deus com nossos bens e primícias, precisamos entender que nada nos pertence. Pois, apesar de termos bens em nossa posse, até registrados em nosso nome, sabemos que não os levaremos daqui quando morrermos.

Sendo Deus o dono de tudo, como Dono, nos outorga, nos dá a administração de muitas coisas. Nos abençoa, nos faz prósperos, nos dá capacidades, saúde e força para termos coisas e capacidades até além do que precisamos.

O sábio, então, com esse pensamento em mente, lança a questão de como deve ser a nossa atitude diante dessa realidade.

 

(2) O texto que lemos diz: “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda” (Prov. 3:9).

Primeiro vamos entender a que se refere bens e primícias.

A - Bens são as coisas que a pessoa tem em sua posse.

Ela deve usar tudo aquilo que Deus deu (100%) de forma digna e correta.

Ou seja, ser um bom administrador de todos os recursos que Deus deu a ela.

Exemplificando para nossos dias seria como usar o carro que temos para fins abençoados, também a casa, nossas roupas, tudo que possuímos para honrar a Deus.

B - Primícias tem a ver com ofertar a Deus em primeiro lugar.

No Antigo Testamento o povo deveria levar os primeiros frutos das colheitas como oferta ao Senhor.

Era um reconhecimento da mão de Deus sustentando a vida do povo e uma forma de honrá-Lo.

Também podemos pontuar que nesse texto Deus chama Seus servos a participar ativamente da obra do Senhor usando parte dos recursos (a melhor parte) que o próprio Deus deu a eles, aplicando-os de forma direta na obra do Senhor.

 

(3) Partimos, então, para o significado de honrar ao Senhor.

Honrar significa atribuir a Deus, através dos bens e primícias (nesse contexto) uma alta estima, um alto reconhecimento de tudo quanto fez e faz, é prestar obediência à Sua vontade como forma de agradá-Lo, de mostrar Seus feitos de forma grandiosa ao mundo.

Quando o servo de Deus usa seus bens para engrandecer o nome de Deus, quando ele, por exemplo, levava suas primícias ao local de adoração, estava indicando de modo público a grandeza do sustento de Deus.

Isso é tributar honra a Deus.

Aqueles que não honram a Deus fazem exatamente o contrário: glorificam a si mesmos pelas suas capacidades, pelas conquistas, pelo que têm, sem considerar que tudo veio de Deus!

 

CONCLUSÃO:

§         Para concluir, devemos ter em mente que esse conceito de honrar a Deus com bens e primícias ainda permanece. Deus continua sendo o dono de todas as coisas, certo?

§         Permanece nos abençoando grandemente. Permanece nos sustentando. Permanece nos capacitando de formas grandiosas.

§         Dessa forma, permanece também a necessidade de honrá-Lo com nossos bens, com nossas ofertas, com o melhor uso possível dos recursos que temos para nossas necessidades e para sustentar a obra do Senhor que continua e continuará sendo feita até a volta do Senhor Jesus Cristo!

§         Deus espera ver em Seus servos um coração grato e generoso que O honre como sendo a fonte de todas as bênçãos!

§         Deus é tão bom, que vendo o gesto de quem o honra, promete a reciprocidade. I Samuel 2:30 (Aos que me honram, honrarei!)

§         Pergunte à alguém que é fiel se realmente vale à pena e você verá o quanto Deus é fiel!

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

11 a 17.08 - HONRADO A DEUS COM O NOSSO TRABALHO

 11 a 17.08 - HONRADO A DEUS COM O NOSSO TRABALHO

QUEBRA GELO: Você já viu alguém ou, mesmo, já se pegou reclamando por precisar trabalhar, fora ou dentro de casa?

TEXTO: Eclesiastes 9:10 - “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.”

INTRODUÇÃO:

§         Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o trabalho é uma dádiva e Deus tem orientações claras sobre o assunto.

§         O trabalho é uma benção.

§         Por meio dele o ser humano tem a possibilidade de usar seus dons e talentos, superar desafios e contribuir de forma significativa para a vida de outras pessoas, seja por meio da partilha do conhecimento ou por oferecer um serviço ético e impecável.

§         É trabalhando que o homem descobre muitas de suas habilidades, provê o sustento para a família e encontra motivação para crescer e se desenvolver como pessoa e como profissional. O trabalho é uma criação de Deus. 

DESENVOLVIMENTO:

§         O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e o cultivar. Gênesis 2.15.  

§         Um trabalho realizado com cuidado é um meio de glorificarmos a Deus e testemunharmos ao mundo um estilo de vida pautado pela ética e responsabilidade.

§         O resultado de uma atuação zelosa é exposto na Bíblia em Provérbios 22.29: Você conhece alguém que faz seu trabalho com cuidado e perfeição? Em pouco tempo seu valor será reconhecido e ele será chamado para trabalhar para o rei. 

§         É bom quando o cristão reconhece que suas atividades diárias podem ser um contínuo ato de louvor a Deus, uma expressão dos valores que permeiam sua vida, uma forma de ser “sal e luz” independentemente do local onde esteja, seja na igreja ou no escritório.  

§         É interessante também perceber que Deus em Sua Palavra, a Bíblia, fala claramente sobre o tema “trabalho”.

§         Observe o que está escrito em Efésios 6.5-8: 

§         Escravos, obedeçam a seus senhores com respeito e temor. E façam isso com sinceridade como o fariam a Cristo. Não agradem aos seus senhores só enquanto eles estão vigiando, mas, como escravos de Cristo, façam de coração o que Deus quer. Trabalhem alegremente e com dedicação, como se estivessem trabalhando para Cristo, e não para pessoas. Lembrem-se de que o Senhor lhes recompensará cada coisa boa que fizerem, quer vocês sejam escravos, quer sejam livres. 

§         Em pleno século 21, nossa situação é bem diferente daquela vivida pelos escravos na antiguidade.

§         Temos benefícios, direitos, conforto e liberdade. Queixas à parte, devemos nos atentar ao princípio das Escrituras: “Trabalhem alegremente e com dedicação, como se estivessem trabalhando para Cristo”.

 

CONCLUSÃO:

§         Aqui, cabem algumas considerações para o Grupo pensar:

 

1.       Você é grato pela oportunidade de trabalhar, seja em casa ou fora dela?

2.       Já parou para pensar que, muitos gostariam de estar em seu lugar?

3.       Você já agradeceu a Deus por ter uma casa onde possa usufruir e ser útil, glorificando à Ele com o seu trabalho, seja morando com seus pais, seja com sua própria família constituída?

4.       Você que trabalha “fora”, é grato à Deus pelo emprego que tem, por mais simples que seja?

5.       LEMBRE-SE: “Quem é grato pelo que tem, recebe o que não tem. Quem vive reclamando pelo que não tem, acaba perdendo até o que já tem!”

6.       Você que já é aposentado, tem agradecido a Deus por Ele ter te dado saúde e vida para esta conquista?

7.       O que o Grupo pensa de Mateus 25:23, que diz: “Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.”

 

LEMBRE-SE SEMPRE: Mais importante que o elogio do chefe, o reconhecimento da parte de Deus é o que realmente conta. E, de fato, Ele vê tudo. Lembrem-se sempre do Senhor, o seu Deus, que dá a vocês a capacidade para enriquecer […]. Deuteronômio 8.18. Amanhã, quando chegar ao local onde desenvolve seu ofício profissional, lembre-se disso: Você está trabalhando para Deus. Por isso, faça “sempre” o seu melhor!

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

04 A 10.08 - HONRANDO A DEUS COM O TEMPO QUE ELE TEM NOS DADO NESTA TERRA

04 A 10.08 - HONRANDO A DEUS COM O TEMPO QUE ELE TEM NOS DADO NESTA TERRA

 

QUEBRA GELO: Você já passou pela experiência de sentir-se frustrado/a ao ver um dia todo passar, com a nítida impressão de que não conseguiu fazer nada de produtivo?

 

TEXTO: "Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria." - Salmos 90:12

 

INTRODUÇÃO:

§         Imaginem, duas árvores em um jardim.

§         A primeira árvore é cuidadosamente plantada, regada e alimentada com sabedoria.

§         Seus ramos se estendem firmes e cheios de vida, seus frutos são abundantes e saborosos.

§         A segunda árvore, no entanto, é negligenciada.

§         As estações passam, e pouco é feito para nutri-la. Suas folhas murcham, seus galhos se tornam frágeis e desolados.

§         Os frutos que poderiam ter sido, são agora apenas uma lembrança apagada do potencial não realizado.

§         Assim como o jardineiro tem o poder de escolher como cuidar de suas árvores, assim também Deus nos confiou o dom do tempo.

§         Ele nos chama para sermos jardineiros sábios e diligentes de cada momento que nos é dado.

§         Cada manhã é uma nova oportunidade de regar a semente da fé, de podar os galhos da inutilidade, e de colher os frutos do serviço ao Reino.

 

DESENVOLVIMENTO:

§         Precisamos remir o tempo numa época em que muitos trabalham várias horas por dia, precisamos resgatar o conceito bíblico de tempo e procurar aproveitá-lo diligentemente, de modo que o Senhor nosso Deus seja glorificado.

§         O cientista americano Thomas Edison disse: “O tempo não é uma mercadoria que pode ser armazenada para uso futuro. Deve ser investido hora a hora ou então desaparecerá para sempre.”

§         O tempo é diferente do dinheiro, enquanto o dinheiro se pode guardar, perder e recuperar, o tempo não aproveitado não voltará jamais ao nosso controle.

§         Deus, em sua bondade, nos permite usar o tempo para ganharmos o nosso sustento, para o nosso descanso, para o lazer e todas as demais atividades da vida. Tão acostumados estamos com a rotina estabelecida ou a quebra dela, que é comum nos esquecermos de que o tempo não é nosso e, sim, um presente sagrado.Quem desperdiça o tempo faz mal a si mesmo.


A - COMO A ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO AFETA NOSSA RELAÇÃO COM DEUS?

§         Muitas vezes, podemos ser tentados a desperdiçar esse precioso tempo em atividades fúteis e distrações que nos afastam da comunhão com Ele.

§         Quando negligenciamos a administração do tempo, corremos o risco de colocar nosso relacionamento com Deus a um segundo plano.

§         As pressões do mundo moderno, as exigências do cotidiano e as distrações tecnológicas podem facilmente nos afastar da busca da Sua presença.

§         Lembremos sempre que a administração do tempo não é um fardo, mas uma oportunidade de crescimento espiritual e uma demonstração de nossa devoção a Deus.

 

B - COMO HONRAR A DEUS COM O USO SÁBIO DO MEU TEMPO NESTA TERRA?

 

1. Priorizando a Comunhão com Deus:

§         Quanto tempo você separa diariamente para a comunhão com Deus? Você tem dedicado tempo para orar e estudar a Bíblia?

 

2. Priorizando relacionamentos:

§         O nosso tempo também deve ser reservado e bem administrado para a família.

§         Dentro da mordomia cristã do tempo, o marido precisa ter tempo para sua esposa, esta para seu marido e ambos para os filhos.

§         Até porque são as famílias que formam a Igreja, e famílias bem estruturadas formam igrejas bem estruturadas.

 

3. Evitando distrações e atividades fúteis:

§         Um desafio que todos nós enfrentamos em nossa jornada de fé é a constante batalha contra as distrações e atividades fúteis que podem nos afastar do propósito eterno que Deus tem para nós.

§         Vivemos em um mundo cheio de estímulos e demandas, e é essencial que aprendamos a discernir o que verdadeiramente importa aos olhos do Senhor.

 

4. Encontrando tempo para a adoração e serviço na igreja e na comunidade:

§         Um aspecto crucial da nossa jornada de fé encontrar tempo para adorar a Deus e servir na Sua igreja e na comunidade.

§         Em meio às demandas da vida, é fundamental lembrar que somos chamados a ser participantes ativos no corpo de Cristo.

§         "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima." - Hebreus 10:25. Ser comprometido com a obra do Senhor é vital!

 

CONCLUSÃO:

§         Não existe nenhuma área na vida do cristão onde Cristo não queiras Reinar. Reflita hoje como você esta vivendo a sua Vida?