sexta-feira, 15 de setembro de 2023

17.09 A 23.09.2023 - EMBRIAGADOS COM O QUÊ? (PARTE 1)

“Muita gente passa a vida fazendo coisas boas e legítimas, porém o Senhor não é o primeiro para elas. Ele não é o centro de sua vida. Se ele fosse, não o colocariam de lado. Elas achariam tempo para ficar com ele!”’ – David Wilkerson

 

INTRODUÇÃO: Jesus mencionou um tipo de embriaguez que diz respeito à vida espiritual. (Is 5:11-12; Lc 21:34). Há um tipo de embriaguez que nos faz esquecer de Deus e das suas obras.

 

DESENVOLVIMENTO:

1.      Prazeres Carnais: Trata-se da entrega aos prazeres carnais. Davi pecou contra o Senhor quando, no caso com Bate-Seba, cometeu não somente um adultério, mas também um homicídio ao matar Urias. (2 Sm 11). Uma embriaguez que trouxe um preço muito caro e doloroso. Deus havia concedido ao rei a casa e as mulheres de seu senhor, e acrescenta que, se fosse pouco, ele teria dado mais: (2 Sm 12:8). O que leva alguém a cair, não é a mera necessidade ou a falta daquilo que estava tentando preencher em sua vida. O homem cai quando se embriaga com os desejos da sua própria carne.


2.      Prosperidade Financeira: Muitos têm se deixado embriagar pela prosperidade material e financeira. Esse foi o caso do rei Uzias: (2 Cr 26:5,16). O próprio Senhor fez Uzias prosperar enquanto este o buscava. Porém, o resultado dessa busca, a prosperidade que Deus lhe deu, acabou sendo o aquilo que o embriagou, e o levou a pecar contra o Senhor. As conquistas materiais não são um pecado em si mesmas, entretanto, sem o devido cuidado, podem nos embriagar e, portanto, nos levar a pecar contra o Senhor. Precisamos guardar nosso coração!

 

3.      Posição: Outra área que pode nos levar a pecar, diz respeito às posições que podemos alcançar. (3 Jo 1:9-10). Muitos não têm maturidade para assumir determinado lugar de posição, seja na vida secular, seja na igreja de Jesus. Paulo aconselha Timóteo que, na hora de separar os presbíteros, ele deveria escolher alguém que não fosse neófito (novo na fé), para que ele não se ensoberbeça: (1 Tm 3:6). Não se engane, podemos nos embriagar com a soberba da interpretação equivocada acerca de uma simples posição onde somos colocados, mesmo dentro da igreja.

 

4.      Ativismo Ministerial: Podemos nos embriagar com o ativismo desequilibrado no serviço do Senhor. O desequilíbrio pode não ser apenas a quantidade de trabalho em si, mas aquele nível de dedicação ao serviço que nos impede de desfrutar o tempo de comunhão que devemos ter com o Senhor. Foi o que aconteceu com Marta, irmã de Maria: (Lc 10: 38-42). Muitas pessoas se embriagam de tal maneira com o ativismo, que não conseguem parar. Charles Spurgeon declarou: “Ás vezes achamos que estamos ocupados demais para orar. Este é um grande engano, porque ORAR É GANHAR TEMPO”.


5.      Família: Nem mesmo a nossa família pode se tornar um motivo de embriaguez espiritual. Existem pessoas que buscaram em Deus um casamento, e depois se esqueceram de Deus e de seu propósito. Nossa família tem que estar envolvida em nossa busca ao Senhor, nem mesmo nossa família deve nos impedir de nos relacionarmos com Deus. (Lc 14:26).

 

CONCLUSÃO: O que nos distancia do Senhor e da Sua Presença, não é apenas o pecado, mas também as distrações. Às vezes nos deixamos embriagar com o pecado e, outras vezes, chegamos a ponto de nos embriagar até mesmo com as bênçãos divinas.

 

Nenhum comentário: