domingo, 3 de setembro de 2023

10.09 A 16.09.2023 - ATÉ QUE NADA MAIS IMPORTE – DISTRAÇÕES (PARTE 2)

 TEXTO: Êxodo 5:5-9

 

“Agrave-se o serviço sobre esses homens, para que nele se apliquem e não deem ouvidos a palavras mentirosas.” Êxodo 5:9

 

INTRODUÇÃO: Diferentemente do cristão que está travando uma acirrada luta contra o pecado, o crente que costuma ser enredado pelas distrações é, em geral, alguém que não necessariamente tem cedido ao pecado, mas perde o alvo ao distrair-se com coisas que talvez sejam até mesmo lícitas, mas roubam-lhe o foco de buscar intensamente o Senhor.

 

DESENVOLVIMENTO:

 

1.      Hoje em dia, há muitas pessoas que se envolvem tanto em seus trabalhos e negócios que não conseguem ter tempo sequer de se lembrar de buscar a Deus, que dirá da busca propriamente dita. Infelizmente, as distrações tem se tornado um fator de esfriamento para muitos cristãos sinceros, que nem mesmo cederam às pressões do mundo ou do pecado. Eles venceram nessas áreas, mas sucumbiram diante das distrações. Na parábola da grande ceia, Jesus tratou acerca disso: Lucas 14:16-24.

 

2.      Muitos perderam a consciência do convite de Deus por causa das distrações geradas por coisas que são legítimas, exemplos de bençãos, ou até mesmo orações respondidas. Estas foram as desculpas dadas nessa parábola contada por Jesus. Oramos e pedimos a Deus algumas coisas que desejamos tanto, e o Pai Celeste, em sua infinita bondade, nos atende e nos concede as bençãos buscadas. Então aquelas coisas boas, lícitas, que não têm nada de errado, começam a nos distrair do Senhor.

 

3.      A Bíblia nos mostra alguns exemplos sobre essas distrações: Em 1 Coríntios 7:32-35, Paulo escreveu sobre como até mesmo o casamento, pode se tornar uma distração. Em Apocalipse 2:1-5, vemos que os irmãos da igreja de Éfeso perderam o seu primeiro amor, ainda que não tivessem parado de trabalhar para Deus. Encontramos também uma clara advertência de Jesus ao visitar Marta e Maria. Enquanto Maria estava aos pés de Jesus, Marta se queixava pelo fato de haver ficado sozinha na cozinha, servindo. Marta tinha uma boa motivação, queria receber e servir bem ao Senhor. No entanto, até mesmo os bons motivos podem se tornar distrações.

 

4.      Jesus disse o seguinte para Marta: Lucas 10:41-42. Uma só coisa é necessária! Nada, absolutamente nada é mais importante do que a nossa concentração em buscar a Deus sem distração alguma. Precisamos vigiar com relação a todas as coisas que podem nos distrair, tirar nosso foco de termos o Senhor Jesus em primeiro lugar.

 

CONCLUSÃO: Cristo nos advertiu a buscar em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça, e disse que, então, somente então, as demais coisas (comida, vestuário, trabalho, etc.) seriam acrescentas. (Mt. 6:33). O problema é que invertemos tudo, muitas pessoas vão à igreja buscar somente o que é material, em uma expectativa de que o reino acompanhe as bençãos. Porém, nossa busca principal deve ser pela presença bendita de nosso Senhor.

 

PARA PENSAR: A quem ou a que temos dado a primazia de nosso tempo?

Nenhum comentário: