terça-feira, 18 de maio de 2010

SE EU COMEÇASSE MINHA FAMÍLIA DE NOVO...

Se eu começasse minha família de novo, eu riria e me divertiria muito mais. Isso mesmo, eu riria mais com meus filhos. Oscar Wilde escreveu: “o melhor meio de fazer com que os filhos sejam bons é fazê-los felizes”. Charles Buxton escreveu: “O primeiro dever para com os filhos é fazê-los felizes. Se você não conseguiu fazê-los felizes, então você os enganou. Nenhum outro bem que eles venham a obter pode compensar aquele.”.

Percebo agora que fui demasiado sério a maior parte do tempo. Enquanto meus filhos gostavam de rir, eu geralmente transmitia a idéia de que ser pai era um problema penoso e contínuo. Muitas famílias perdem a capacidade de se divertir, de rir e de brincar reunidas.

Lembro-me quando eu ria com meus filhos das peças humorísticas que eles preparavam para a família, das histórias que traziam da escola, das vezes em que eu caía nos seus truques e nas perguntas capciosas. Recordo claramente seus gritos estridentes de prazer quando eu ria com eles e nos juntávamos em suas acrobacias no gramado ou no chão da sala de estar. E lembro-me dos tempos em que eles repetiam as experiências engraçadas da família com risadas e puro deleite. Sei que são as experiências felizes que relembramos que ainda nos ligam. Sei que quando eu ria com meus filhos nosso amor aumentava e a porta se abria para fazermos muito mais coisas juntos.

Creio hoje que precisamos misturar deliberadamente trabalho, brincadeira e risos. Quando aprendemos a rir em grupo, também aprendemos a amar e trabalhar em grupo. Se as coisas importantes da vida são experimentadas por nossos filhos numa atmosfera de alegria, eles não serão facilmente atraídos pelos prazeres levianos e por acenos de felicidade que são oferecidos tão livremente por nossa sociedade.

(do livro Se Eu Começasse Minha Família de Novo, de John M. Descher. Ed. Cristã Unida, pp. 11-13)

Se o lar for ajustado, vai refletir positivamente na Igreja e na Comunidade!!! Em todo tempo invista em seu lar!!!

Com Carinho!!!
Rev. Ednaldo e Família

Nenhum comentário: