sábado, 29 de abril de 2023

30.04 A 06.05.2023 - UMA CASA ABENÇOADA

 Lições de Discipulado para maio - Mês da Família


TEXTO:

 II Timóteo 1.16-18 - Conceda o Senhor misericórdia à casa de Onesíforo, porque, muitas vezes, me deu ânimo e nunca se envergonhou das minhas algemas; antes, tendo ele chegado a Roma, me procurou solicitamente até me encontrar. O Senhor lhe conceda, naquele Dia, achar misericórdia da parte do Senhor. E tu sabes, melhor do que eu, quantos serviços me prestou ele em Éfeso.

 

INTRODUÇÃO: 

Ø      Maio é considerado o mês do lar, mês da família!

Ø      A lição de hoje nos faz pensar como é o ambiente em nossas casas!

Ø      A boa notícia é que, com a ajuda de Deus, podemos transformar nossas casas em um ambiente de ânimo, coragem, apoio e serviço!

Ø      Com a ajuda de Deus é possível tornar o nosso lar num “pedacinho do céu!”

 

DESENVOLVIMENTO:

Ø      Dentre tantos lares que Paulo visitou, a casa de Onesíforo lhe marcou.  

Ø      Quando o texto fala da casa está se referindo à família e não somente à residência.

Ø      Aquela casa era especial!

Ø      Vejamos as virtudes que Paulo encontrou na casa de Onesíforo:

 

1- Era um lugar de ÂNIMO: v.16 “muitas vezes me deu ânimo”.

Ø      Ao passar por ali em viagem, Paulo se fortalecia quando chegava na casa de Onesíforo.

Ø      Em nossa casa tem havido palavras de ânimos em meio aos desafios?

Ø      Se não, precisamos mudar rapidamente, com a ajuda de Deus!

 

2- Era um lugar de CORAGEM: v.16 “não se envergonhou das minhas algemas”.

Ø      Paulo era um condenado por pregar o evangelho e muitas pessoas tinham vergonha de andar com ele ou recebê-lo.

Ø      Mas Onesíforo não se envergonhava do evangelho, assim como aprendeu com Paulo (Romanos 1.16).

Ø      Em nossa casa temos encorajado uns aos outros?

Ø      Se não, precisamos passar a encorajarmos mutuamente, com a ajuda de Deus!

 

3- Era um lugar de APOIO: v.17 “tendo ele chegado a Roma, me procurou solicitamente até me encontrar”.

Ø      Onesíforo foi solícito com Paulo ao ponto de deixar sua casa em Éfeso procurando-o para o ajudar na prisão em Roma.

Ø      Em nossa casa temos apoiado uns aos outros?

Ø      Se não, precisamos passar a fazê-lo, com a ajuda de Deus!

 

4- Era um lugar de SERVIÇO: v.18 “quantos serviços me prestou ele em Éfeso”.

Ø      Onesíforo trabalhava sendo hospitaleiro e fazendo qualquer coisa para ajudar na obra do Senhor.

Ø      Em nossa casa entendido nossa missão de servir aos outros?

Ø      No julgamento, descrito no sermão profético, muitos vão se surpreender por ter servido ao próprio Cristo, ao servir um simples ser humano que precisou de sua ajuda !

 

CONCLUSÃO:

Ø      A casa de Onesíforo é citada no começo e no fim (4.19) desta carta a Timóteo.

Ø      Duas vezes Paulo intercede pelo lar de Onesíforo como se fosse parte da família.

Ø      Que nossa família possa ser referência de Deus para todos!

Ø      Isso só é possível quando Jesus é Senhor de nossas famílias!

Ø      Jesus Cristo pode e deseja mudar a realidade de nossos lares. (Apocalipse 3:20 diz: Eis que estou a porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir, Eu entrarei em sua casa, cearei com ele e ele comigo.”)

Ø      Que o Senhor faça de nossos lares um lugar de bênçãos para nós e para outros!

Nenhum comentário: