sábado, 29 de abril de 2023

07.05 A 13.05.2023 - CURANDO AS FERIDAS NA FAMÍLIA ATRAVÉS DO PERDÃO

 Lições para o Discipulado no mês de Maio - Mês da Família

TEXTO: Mateus 18:21-35

 

ILUSTRAÇÃO: Conta-se que em Madri um pai desejava reconciliar-se com seu fIlho que havia saído de casa após uma discussão, sem deixar notícias.

Resolveu colocar um anúncio em um jornal dizendo: “Paco, se você me perdoa, peço que me encontre na praça em frente à estação, amanhã ao meio-dia. Seu Pai”.

No dia e horário estabelecidos haviam 800 rapazes chamados Paco, todos eles tentado reatar relacionamentos quebrados com seus pais!


INTRODUÇÃO:

o        Muitos de nós vivemos mágoas profundas que nos aprisionam e parecem que não têm solução. Precisamos aprender que, em Cristo e em sua Palavra, é possível encontrar uma solução!

o        Na convivência diária, feridas podem surgir! O que fazer com elas? Guardá-las ou tomar atitudes para cura-las?

o        Por isso, aprender a pedir perdão e a perdoar é super-necessário, pois, traz reflexos na saúde física, mental e espiritual.

o        Estudos destacam que pessoas que nutrem raiva e ressentimento não apenas envenenam elas mesmas, mas todos os seus relacionamentos, além de apresentarem maior tendência a sofrer de ansiedade, estresse, culpa, depressão, insônia, hipertensão, infarto, úlceras, enxaqueca, dor no corpo e inclusive câncer (Worthington et al., 2005).

o        A ausência do perdão atrapalha nossa vida espiritual. Mateus 6:23-26

o        O oposto é igualmente verdadeiro.

o        Perdoar só faz bem! Além de reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, liberta a vítima para retomar a vida e seguir em frente. Também leva ao amadurecimento e tem a oportunidade de um futuro desatrelado das mágoas e sofrimentos do passado (Melgosa, 2014).

o        Perdoar as pessoas abre porta para o perdão divino! (Mateus 5:14-15)

 

DESENVOLVIMENTO:

o        Jesus contou uma parábola (Mateus 18:21-35) que ilustra o que é o perdão.

o        Que lições práticas podemos extrair desta parábola?


1 - Liberar o perdão é uma necessidade para obtermos o perdão de Deus para nossas vidas e famílias.


2 - A chave para o verdadeiro perdão é deixar de focalizar o que outros nos fizeram, e começar então a olhar para aquilo que Deus fez e faz por nós.


3 - Quando não perdoamos, por mais prejuízos que se possa ter, o maior prejuízo é viver mal com Deus, consigo mesmo e com os nossos sentimentos. (perda da paz interior). Mateus 6:12 - Princípio da proporcionalidade! Receberemos o perdão à medida que concedermos o perdão.


4 - O perdão exige um preço. Perdoar significa abrir mão de um direito. O perdão leva tempo e envolve trabalho. Perdoar envolve reconhecer e lidar com a maneira como você foi ferido, optar por não se vingar - ou fazer a outra pessoa sofrer – assim como abandonar a sua própria raiva. Abandonar não significa que você esqueceu, mas isso o liberta para ser curado.


5 - Não perdoar é manter o papel de vítima, que não permite crescimento. É viver todo o tempo a raiva, a mágoa, o rancor, pois mantém uma situação do passado, que influência o presente e compromete o futuro.

 

CONCLUSÃO:

o        Ao estudar sobre o impacto do perdão, não apenas no ambiente familiar, Luskin (2007) afirmou que o treinamento do perdão reduz a depressão, aumenta a esperança, diminui a raiva, melhora a conexão espiritual e aumenta a autoconfiança. O autor verificou, ainda, que pessoas com maior capacidade para perdoar experimentam menos problemas físicos e mentais, e menos sintomas físicos de estresse.

o        Quando se deixa de ter raiva ou ressentimento por qualquer ofensa cometida por aqueles com quem se convive e ama, o assunto deixa de exercer qualquer controle sobre o estado emocional. É um sentimento libertador.

o        Que o Senhor traga à tona, em nossas mentes, situações que precisamos liberar perdão!

o        Que o Senhor traga à tona, em nossas mentes, situações que precisamos pedir perdão!

o        Só assim vamos viver a vida plena oferecida por Jesus em João 10:10 e neutralizar toda investida do inimigo contra nossas vidas e famílias.

o        Que o Deus da Família cure e continue abençoando as nossas famílias.

Nenhum comentário: