terça-feira, 8 de setembro de 2015

OURO DE OFIR

OURO DE OFIR

No final do culto de domingo passado, mencionei o livramento dos irmãos que sofreram acidentes no sábado, dizendo que o mais importante, que são as vidas, mais preciosas que o Ouro De Ofir, foram poupadas e que, quanto aos bens materiais, Deus, o dono do ouro e da prata daria forças para os irmãos recuperarem. Pensando nisso, é bom esclarecer o termo, que foi muito difundido na canção RARIDADE, do cantor Anderson Freire. Na canção temos a seguinte expressão: Você é precioso, mais raro que o “OURO PURO DE OFIR” ? Você sabe o que isso significa?
Não se esqueça: Canta melhor quem entende o que canta.

VAMOS A EXPLICAÇÃO!
A localização da região de Ofir é incerta, mas sua existência foi comprovada por vários escritos antigos sobre o comércio de metais.
Especula-se que Ofir tenha sido na África ou na Índia.
Ofir pode ser tanto uma região de mineração, como um local onde muitos artesãos de ouro trabalhavam.
O ouro da cidade de Ofir era finíssimo, puro e raro.
Era o mais precioso metal da época.

“Farei que o homem seja mais precioso do que o ouro puro, e mais raro do que o ouro fino de Ofir" (Isaías 13.12).

"E vieram a OFIR, e tomaram de lá quatrocentos e vinte talentos de OURO, e os trouxeram ao rei Salomão" (I Reis 9.28). Mais de catorze mil quilos de ouro!


"As filhas dos reis estavam entre as tuas ilustres mulheres; à tua direita estava a rainha ornada de finíssimo OURO DE OFIR" (Salmos 45.9).

Um comentário:

Jorge disse...

Este é o contexto da citação de "ouro de ofir" em Isaias (13,12):

9 Eis que o dia do Senhor vem, horrendo, com furor e ira ardente; para pôr a terra em assolação e para destruir do meio dela os seus pecadores.
10 Pois as estrelas do céu e as suas constelações não deixarão brilhar a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não fará resplandecer a sua luz.
11 E visitarei sobre o mundo a sua maldade, e sobre os ímpios a sua iniqüidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos cruéis.
12 Farei que os homens sejam mais raros do que o ouro puro, sim mais raros do que o ouro fino de Ofir.
13 Pelo que farei estremecer o céu, e a terra se movera do seu lugar, por causa do furor do Senhor dos exércitos, e por causa do dia da sua ardente ira.

Ou seja, Deus acabará com o homem ao ponto de que o homem será mais raro que o ouro puro de Ofir, ou seja, será mais fácil achar ouro de Ofir do que um homem...