quinta-feira, 31 de outubro de 2013

REFORMA PROTESTANTE



No dia 31 de Outubro de 1517, o monge agostiniano Martinho Lutero fixou suas 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg na Alemanha, posteriormente este momento ficou conhecido como o Dia da Reforma Protestante.

No dia de hoje comemora-se 496 anos da chamada Reforma Protestante. De acordo com fontes históricas no dia 31 de Outubro de 1517, o monge agostiniano Martinho Lutero fixou suas 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg na Alemanha, posteriormente este momento ficou conhecido como o Dia da Reforma Protestante.

É importante destacar que em nenhum momento Lutero teve a intenção de fundar uma nova Igreja. Olhando para trás Lutero declarou: “Simplesmente ensinei, preguei, escrevi a Palavra de Deus, não fiz mais nada... A Palavra fez tudo”.

Entre os pilares do protesto de Lutero estava a primazia da Graça de Deus, a justificação somente pela fé, a centralidade da Palavra de Deus, o sacerdócio universal de todos os crentes, e o valor dos sacramentos do batismo e da Santa Ceia.

Lutero questionou severamente a autoridade papal e a comercialização de indulgências. As indulgências eram um tipo de certificado que o fiel poderia adquirir para que então seus pecados fossem perdoados. Através da venda das indulgências a igreja financiava a construção da Basílica de São Pedro em Roma.

Quando o papa exigiu a retratação de Lutero perante uma assembléia de nobres e autoridades da igreja, ele respondeu: “Se não me refutardes pelo testemunho das Escrituras ou por argumentos uma vez que não creio somente nos papas e nos concílios, por ser evidente que já muitas vezes se enganaram e se contradisseram uns aos outros, - a minha consciência tem de ficar submissa à Palavra de Deus. Não posso retratar-me, nem me retratarei de qualquer coisa, pois não é justo nem seguro agir contra a consciência. Deus me ajude! Amém”.

Interessante notar como nós, povo metodista, aparentemente tão distante do tempo da Reforma, estamos ao mesmo tempo tão ligados. Na experiência do coração aquecido o próprio John Wesley testemunha em seu diário acerca dos comentários de Lutero à carta de Paulo aos Romanos: “...enquanto ouvia a descrição que Lutero fazia sobre a mudança que Deus opera no coração através da fé em Cristo, senti que meu coração ardia de maneira estranha. Senti que, em verdade, eu confiava somente em Cristo para a salvação e que uma certeza me foi dada de que Ele havia tirado meus pecados, em verdade meus, e que me havia salvo da lei do pecado e da morte. Comecei a orar com toda a minha força por aqueles que, de uma maneira especial, me haviam perseguido e insultado. Então testifiquei diante de todos os presentes o que, pela primeira vez, sentia em meu coração”.

Nos 50 anos seguintes, Wesley pregou em média três sermões por dia; a maior parte ao ar livre. Houve uma vez que pregou a cerca de 14.000 pessoas. Milhares saíram da miséria e da imoralidade.

Outro lema da reforma era “Ecclesia reformata semper reformanda”, que quer dizer: Igreja reformada, sempre reformando. A Igreja não pode se acomodar, que nós possamos ter a mesma coragem e fidelidade de tantos outros servos do Senhor para “combater o bom combate” (1Tm 6:12), defendendo, proclamando e testemunhando o Evangelho de Jesus Cristo em nossas vidas, na unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!

Boa semana,
Lucas Y. Bissoqui

Mais informações:
Conheça as 95 teses de Lutero.
Assista o filme: Lutero / Leia o livro: Heróis da fé - Martinho Lutero.

Nenhum comentário: