terça-feira, 1 de janeiro de 2013

DESAFIOS PESSOAIS PARA 2013!!! (*)

Pastor Ednaldo Breves e Pastor Ronan Boechat

Jesus, ao ser interpelado pelo cego Bartimeu, perguntou-lhe: “O QUE QUERES QUE EU TE FAÇA?” (Lucas 18:35 a 42)

Deus gosta e ajuda quem sabe o que quer nesta vida! POR ISSO, precisamos ter objetivos concretos para nossas vidas.

Sugerimos algumas METAS interessantes, que, se alcançadas, farão com que, você e eu, cheguemos a 31.12.2013, melhor do que iniciamos.

Tente colocar em prática e depois testemunhe sua vitória!!!

1. VOU SER MAIS ÍNTIMO DO MEU SENHOR E SALVADOR JESUS E ASPIRAR POR CRESCENTE VIDA DE SANTIDADE – Buscar o Reino de Deus e sua justica em primeiro lugar com açóes concretas e particularmente na minha agenda. Nada mais dos restos de mim e do meu tempo para o meu Deus! O melhor do meu tempo será para o Senhor! O melhor de mim será para o Senhor!

2. VOU “INVESTIR PESADO NA MINHA ESPIRITUALIDADE”, NA MINHA RELAÇÃO PESSOAL COM O MEU DEUS VIVO – Vou construir a minha vida sobre a plataforma de Atos 2:42, 2Ts 3:13, Tito 2:7, Ef 6:11, Ef 5:8-21, 1Tm 1:19, 1Tm 6:11, 1Tm 3:3, 2Tm 2:15, Ef 4:30, 1Ts 5:19.
a) vou perseverar na leitura, meditação, vivência e anúncio da Palavra.
b) vou perseverar na prática da oração e na intercessão.
c) vou perseverar na comunhão (koinonia) com meus irmãos e irmãs, cuidando e sendo cuidado e discipulado como Igreja, a comunidade da fé.
d) vou perseverar no “partir do pão” (eucaristia, ceia do Senhor), ou seja, no culto comunitário que celebra a ressurreição do Senhor Jesus
e) vou tornar-me incansável na prática do bem, padrão de boas obras e integridade no ensino
f) vou me revestir de toda a armadura de Deus
g) vou andar como filho(a) da luz e ser obreiro(a) aprovado pelo Senhor, compreendendo sempre qual é a vontade do Senhor, provando sempre o que é agradável ao Senhor, remindo o tempo, reprovando as obras infrutíferas das trevas, sendo inimigo da violênia e de contendas, mantendo a fé e a boa consciência, enchendo-me do Espírito Santo, louvando de coração ao Senhor, e seguindo a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância e a mansidão.
i) não vou entristecer ou apagar o Espírito Santo.

3. VOU ORAR TODOS OS DIAS – Por mim, minha família, minha Igreja, meus vizinhos, pelos enfermos, pelas pessoas que estão chegando ã minha Igreja, pelas crianças e juvenis, pelos meus Pastores, SD, Bispo, meu país, povos vítimas de violência, guerra e catástrofes, etc...

4. VOU LER A BÍBLIA DIARIAMENTE E ME DISCIPLINAR PARA LÊ-LA TODA ESTE ANO – A Palava é lâmpada para os meus pés e meu caminho. “Errais não conhecendo as Escrituras”, disse Jesus aos fariseus.

5. COMO BOM CRISTÃO, VOU JEJUAR, PELO MENOS, UMA VEZ NA SEMANA - Existem situações em que Jejum é uma ferramenta imprescindível e insubstituível. E é um meio de Graça todos os dias.

6. VOU PERDOAR A TODOS QUE ME OFENDERAM E VOU PEDIR PERDÃO A TODOS OS QUE EU OFENDI! – Isso representa saúde para nossas almas. Carregar mágoa, ódio, raiz de amargura, é colocar uma semente de morte em nossa alma. Perdoar é livrar-se de lixo emocional e espiritual. Deus só perdoa quem perdoa.

7. VOU AMAR A MINHA IGREJA QUE É UM PROJETO ESPECIAL DE DEUS E ME ESFORÇAR PARA NÃO DEIXAR DE CONGREGAR – Prestando Culto a Deus, aprendendo constantemente e apoiando e recebendo apoio de meus irmãos em Cristo.

8. VOU SER UM(A) ALUNO(A) ASSÍDUO(A) DA ESCOLA DOMINICAL – Quem aprende avança mais e evita sofrimentos. Preciso conhecer a Palavra de Deus e aprender aplicá-la às diversas situações da minha vida pessoal, familiar, amorosa e no mundo do trabalho.

9. VOU APOIAR, PARTICIPAR E PROMOVER O PROJETO DE DISCIPULADO DA IGREJA – Cuidando das pessoas da minha Igreja, visitando-as, apoiando-as e participando de uma célula mais próxima de minha casa ou em minha Igreja Local.

10. VOU ESFORÇAR PARA GANHAR, PELO MENOS, UMA VIDA PARA JESUS POR MÊS E LEVÁ-LA PARA IGREJA PARA ESTAR ENTRE SEUS PARES E SER NUTRIDA E CUIDADA PELA COMUNIDADE DE FÉ – Orando, discipulando e investindo tempo com esta pessoa.

11. VOU CUIDAR DO MEU TESTEMUNHO CRISTÃO – Vou procurar honrar o nome de Deus e da Igreja de Jesus Cristo nesta terra, em tudo que fizer! Quero ser reconhecido como um discípulo(a) do Senhor Jesus, como luz do mundo, sal da terra, carta aberta de Cristo ao mundo, fermendo do Reino…

12. VOU SER UM IMITADOR DE CRISTO E DAQUELES QUE O IMITAM – Jesus é o meu modelo supremo. E aqueles(as) que o imitam têm autoridade espiritual para serem testemunhas e orientadores sobre a minha vida espiritual e pessoal. Vou ouvir Jesus me dizer:
a) “assim como eu (o Mestre) vos lavei os pés (cuidei de vocês), façais o mesmo aos demais
b) “exerça o ministério da reconciliação como embaixador(a) do Reino de Deus no tempo e lugar onde você vive”;
c) “faça discípulos(as) de todas as nações, começando de Jerusalém (a família, o local de trabalho, o bairro, a cidade) até os confins do mundo.

Quem não é imitador de Jesus não serve de referência positiva para mim.

13. VOU SER UM OFERTANTE E DIZIMISTA FIEL EM MINHA IGREJA – Não vou fragmentar meu dízimo e oferta, mas vou levá-lo integralmente ao altar do Senhor em minha Igreja. A minha Igreja é o lugar e a comunidade onde Deus me colocou para adorá-lo, servi-Lo e cuidar dos meus irmãos(ãs) e da Missão. Além disso, vou pedir sabedoria a Deus para administrar o restante dos recursos que ficou em minhas mãos.

14. VOU IR ALÉM DO DÍZIMO E USAR O MEU DINHEIRO (90%) PARA PROMOVER A SOLIDARIEDADE E MISSÕES – Vou investir meus recursos em causas e projetos que tenham a ver com o Reino de Deus, tal como projetos de promoção humana e no sustento ou parcerias com missionarias. Vou investir solidariamente em pessoas!! Preciso priorizar o Reino e sua justiça também na minha vida financeira.

15. VOU RESERVAR UM TEMPO ESPECIAL PARA MINHA FAMÍLIA – Vou procurar dialogar mais com meu cônjuge, filhos, pais, etc... Vou ser mais amigo e mais presente! Vou procurar ter vida devocional, adoração e oração regular com minha família.

16. VOU PROGRAMAR LAZER SEMANAL E UM PERÍODO DE FÉRIAS COM MINHA FAMÍLIA – Há tempo para todo o propósito, inclusive o dia de descanso, que é um dia também de lazer (de quebra da rotina semanal). Dia de convivência e estreitamento das relações interpessoais. O domingo deve ser visto como dia do Senhor e o sábado como o dia da família. Isso vai estreitar meus laços de família.

17. VOU CUIDAR DE MINHA SAÚDE – Alimentando-me corretamente, dormindo o necessário, fazendo exercícios, e realizando exames médicos periódicos, buscando uma vida equilibrada e saudável.

18 – NÃO VOU CAMINHAR SOZINHO, NÃO VOU VIVER SOZINHO, VOU TER VIDA COMUNITÁRIA – Faço parte de uma família, de uma Igreja, que é corpo de muitos membros e família de Cristo. Solidão não é o projeto de Deus para mim e nem para ninguém: “não é bom que a pessoa seja sozinha!” Deus faz com que o solitário viva em família ( ).
- Vou priorizar a construção de boas amizades e a convivência regular e íntima com amigos(as).
- Vou participar do discipulado e me integrar numa célula.
- Vou procurar o apoio e o suporte de mentoria (aconselhamento) pastoral.
- Vou me aproximar dos meus pastores e a liderança da minha Igreja e construir uma relação de confiança com eles.
- Vou ser sábio(a) e humilde e buscar ajuda sempre. Vou dividir meus problemas e preocupações com pessoas confiáveis, maduras e espirituais. Vou ser uma pessoa confiável, madura, acessível, disponível e de oração para que meus irmãos e irmãs possam dividir seus problemas e preocupações comigo. Vou ser membro de um corpo vivo que sente as alegrias e a dor uns dos outros. Vou ser um tijolinho na construção de Deus ligado e sustentado por outros tijolinhos e não um tijolo empilhado ou isolado, pois é fácil ser roubado ou destruido.
- Vou me disciplinar para acolher as pessoas, estar com as pessoas, inclusive visitando-as e promovendo-as.

Para 2013 meu lema será: “Sozinho nunca mais!” Eu não sou uma ilha; nem misântropo nem solitário. Sou Igreja viva do Deus vivo!

Que Deus te abençoe e que 2013 seja o melhor ano de tua vida e que no final do ano você possa testemunhar a vida abundante de Cristo!

Com carinho,

sua IGREJA METODISTA DO JARDIM BOTÂNICO.
____________________________________________________________________
(*) Texto reescrito a partir de um texto original partilhado pelo querido amigo Pastor Ednaldo Breves, e justamente por isso, resultou num texto escrito a "quatro mãos" para a Igreja Metodista do Jardim Botânico. Será publicado como encarte do boletim dominical de 30 de dezembro.

Nenhum comentário: