sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

UMA PALAVRA DE ESPERANÇA AOS QUE ESTÃO NA IMINÊNCIA DA MORTE OU CONVIVENDO COM UM DOENTE TERMINAL



UMA PALAVRA DE ESPERANÇA AOS QUE ESTÃO NA IMINÊNCIA DA MORTE OU CONVIVENDO COM UM DOENTE TERMINAL

"O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias". (Salmo 23)

Os caminhos do pastor, às vezes, levam a vales sóbrios.
Não podemos andar sempre sob a luz do sol. Os vales sombrios fazem parte de nossa experiência, assim como os pastos verdejantes e as águas tranqüilas.
Nos vales sombrios é que se percebe a habilidade do pastor.
Ele conseguirá manter o seu rebanho unido? Todas as ovelhas atravessarão em segurança? Nenhuma se perderá ou ficará ferida?
As melhores palavras do versículo 4 do Salmo 23 são: Tu estás comigo.
O Pastor já não está na frente conduzindo o rebanho. O vale é sombrio demais para isso. Agora, ele caminha conosco, passo a passo, lado a lado, acalmando o Seu rebanho com sua presença serena. Se Deus está conosco, não temos nada a temer.
A morte lança uma sombra assustadora sobre a vida. Visite qualquer hospital ou asilo e você verá o medo estampado nos rostos das pessoas dali. Vá a um funeral e observe a expressão das pessoas de luto. Um dos motivos de odiarmos os funerais é que não gostamos de enfrentar a verdade incontestável de nossa própria mortalidade.
Podemos lutar contra vários inimigos, mas não podemos lutar contra a morte. O anjo da morte geralmente ganha.
Um dia chegará o momento de atravessar o vale da sombra da morte. Precisamos de um guia que nos ajude a encontrar o caminho através dessa região de trevas até a luz do outro lado. Onde encontrar um guia que possa nos levar através desse vale?
Deve ser alguém que já passou por ali antes, que já atravessou o vale, que possa nos pegar pela mão e nos guiar por onde ele passou.
A quem recorrer? Onde encontrar um guia como esse? Seu nome é Jesus! Ele já passou por ali. Ele conhece o caminho. Ele chegou até a luz do outro lado e virá para nos buscar.
Graças a Deus, nós, suas ovelhas, não atravessaremos esse vale sozinhos. Jesus vai caminhar conosco. Ele nos conduzirá para o outro lado.
Haverá um dia que os nossos guias na terra (Pais, amigos, pastores, etc...) nos levarão até determinado ponto.
Dali para frente apenas o Senhor Jesus Cristo poderá nos ajudar a atravessar. E assim Ele o dará.

HINO 81 DO HINÁRIO EVANGÉLICO:

3ª Estrofe:

E no momento de transpor o rio
Que Tu por mim quiseste atravessar,
Com Tua mão segura bem a minha,
E sobre a morte hei de triunfar

FONTE:
·         Creia Sempre – Ray Pritchard – Editora Vida
·         Hinário Evangélico Metodista – Editora Cedro


Nenhum comentário: