UMA PALAVRA DE ESPERANÇA AOS QUE ESTÃO NA IMINÊNCIA DA MORTE OU CONVIVENDO COM UM DOENTE TERMINAL
"O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias". (Salmo 23)
Os caminhos do pastor, às vezes, levam a vales sóbrios.
Não podemos andar sempre sob a luz do sol. Os vales sombrios fazem parte de nossa experiência, assim como os pastos verdejantes e as águas tranqüilas.
Nos vales sombrios é que se percebe a habilidade do pastor.
Ele conseguirá manter o seu rebanho unido? Todas as ovelhas atravessarão em segurança? Nenhuma se perderá ou ficará ferida?
As melhores palavras do versículo 4 do Salmo 23 são: Tu estás comigo.
O Pastor já não está na frente conduzindo o rebanho. O vale é sombrio demais para isso. Agora, ele caminha conosco, passo a passo, lado a lado, acalmando o Seu rebanho com sua presença serena. Se Deus está conosco, não temos nada a temer.
A morte lança uma sombra assustadora sobre a vida. Visite qualquer hospital ou asilo e você verá o medo estampado nos rostos das pessoas dali. Vá a um funeral e observe a expressão das pessoas de luto. Um dos motivos de odiarmos os funerais é que não gostamos de enfrentar a verdade incontestável de nossa própria mortalidade.
Podemos lutar contra vários inimigos, mas não podemos lutar contra a morte. O anjo da morte geralmente ganha.
Um dia chegará o momento de atravessar o vale da sombra da morte. Precisamos de um guia que nos ajude a encontrar o caminho através dessa região de trevas até a luz do outro lado. Onde encontrar um guia que possa nos levar através desse vale?
Deve ser alguém que já passou por ali antes, que já atravessou o vale, que possa nos pegar pela mão e nos guiar por onde ele passou.
A quem recorrer? Onde encontrar um guia como esse? Seu nome é Jesus! Ele já passou por ali. Ele conhece o caminho. Ele chegou até a luz do outro lado e virá para nos buscar.
Graças a Deus, nós, suas ovelhas, não atravessaremos esse vale sozinhos. Jesus vai caminhar conosco. Ele nos conduzirá para o outro lado.
Haverá um dia que os nossos guias na terra (Pais, amigos, pastores, etc...) nos levarão até determinado ponto.
Dali para frente apenas o Senhor Jesus Cristo poderá nos ajudar a atravessar. E assim Ele o dará.
HINO 81 DO HINÁRIO EVANGÉLICO:
3ª Estrofe:
E no momento de transpor o rio
Que Tu por mim quiseste atravessar,
Com Tua mão segura bem a minha,
E sobre a morte hei de triunfar
FONTE:
· Creia Sempre – Ray Pritchard – Editora Vida
· Hinário Evangélico Metodista – Editora Cedro
Nenhum comentário:
Postar um comentário