quinta-feira, 7 de abril de 2011

TRAGÉDIA NO RIO DE JANEIRO - MASSACRE EM ESCOLA

Um homem invadiu na manhã desta quinta-feira (7) a escola municipal Tasso da Silveira, na rua General Bernardino de Matos, em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, 11 crianças morreram, sendo dez meninas e um menino, além do atirador, Wellington Menezes de Oliveira, 24, que, segundo a PM (Polícia Militar), atirou contra a própria cabeça depois de ser baleado por um sargento.

O atirador disparou várias vezes contra os alunos de uma sala de aula de oitava série, com 40 alunos, no primeiro andar. Mais de 400 jovens estudam no local, em 14 turmas do 4º ao 9º ano. Segundo as últimas informações da Secretaria Estadual de Saúde, há 13 feridos, sendo dez meninas e três meninos. Quatro estão em estado grave.

Os feridos foram levados para o Hospital Estadual Albert Schweitzer. Algumas crianças em estado mais grave estão sendo redirecionadas para outros hospitais, como o Miguel Couto e o Souza Aguiar.

Com o barulho dos tiros, houve muita gritaria e os professores trancaram as portas das salas para proteger os alunos.

Ele estaria usando uma roupa que imitava fardamento militar e entrou na escola com duas pistolas e muita munição. Wellington entrou na escola dizendo que iria fazer uma palestra em comemoração aos 40 anos da unidade. Lá dentro, chegou a ser reconhecido por uma professora.

A irmã adotiva do atirador disse em entrevista à rádio Band News, que o atirador estava "muito ligado" ao Islamismo, não saía muito de casa e ficava o tempo inteiro no computador.

Em entrevista à Globo News, o coronel Djalma Beltrame, comandante do 14º BPM (Bangu), confirmou que Oliveira deixou uma carta que indica que ele tinha intenção de se matar. " Foi um ato premeditado", disse Beltrame.

Segundo o coronel, a carta era “confusa” e apresenta conteúdo “fundamentalista islâmico”.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que o episódio é uma “tragédia sem precedentes” e que este é um “dia de luto” para a educação brasileira.

Segundo o Corpo de Bombeiros, há oito carros de bombeiros e diversos helicópteros atuando no local, que foi isolado. Há uma multidão ao redor da escola, principalmente de pais em busca de informações.


O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), disse que o massacre poderia ter sido maior, se um terceiro sargento da Polícia Militar não tivesse interferido. Segundo o governador, o sargento Alves, que cumpria uma operação na região, foi avisado por dois estudantes feridos que fugiram da escola no momento do massacre.



“Ele estava participando de uma operação a dois quarteirões da escola e foi avisado por dois meninos que fugiram”, disse. Cabral afirmou que o sargento atingiu o atirador na perna quando ele estava no terceiro andar, quando ele já havia atirando contra os alunos e se preparava para atacar mais crianças. “Sem dúvida nenhuma a atuação dele [o sargento] foi fundamental. Ele já estava preparado para mais disparos."


Numa Cerimônia, muito emocionada, a Presidente Dilma Rousseff, pediu um minuto de silêncio em homenagem aos brasileirinhos e brasileirinhas que foram mortos.


Veja os nomes dos mortos, segundo dados da Secretaria da Segurança e do IML (Instituto Médico Legal):


  1. Ana Carolina Pacheco da Silva, 13
  2. Bianca Rocha Tavares, 13
  3. Géssica Guedes Pereira, 15
  4. Karine Lorraine Chagas de Oliveira, 14
  5. Larissa dos Santos Atanázio, 14
  6. Laryssa Silva Martins, 13
  7. Luiza Paula da Silveira, 14
  8. Mariana Rocha de Souza, 12
  9. Milena dos Santos Nascimento, 14
  10. Rafael Pereira da Silva, 14
  11. Samira Pires Ribeiro, 13

3 comentários:

ERICO disse...

DEPOIS QUE OS DIREITOS HUMANOS ESFARELOU O DIREITO DA FAMILIA EDUCAR SEUS FILHOS, A ESCOLA CORRIGIR SEUS ALUNOS, DANDO TOTAL SEGURANÇA PRA DESOBEDIÊNCIA E DESORDEM, ESSAS CRIANÇAS ESTÃO SE SENTINDO SEGURA EM COMETER QUALQUER BARBARIDADE.
ONDE ESTA O TAL DIREITOS HUMANOS AGORA???
APENAS SE RECOLHE A SUA INSIGNIFICÂNCIA.
MAS FAZER O QUE. O BRASILEIRO, SE ESTA BOM PRA ELE, QUE SI DANEM O RESTO LA FORA.
SÓ DÃO CONTA DAS COISAS DEPOIS QUE ACONTECEM, INFELIZMENTE.

ESSA É MINHA OPINIÃO

ÉRICO BREVES

ERICO disse...

DEPOIS QUE OS DIREITOS HUMANOS ESFARELOU O DIREITO DA FAMILIA EDUCAR SEUS FILHOS, A ESCOLA CORRIGIR SEUS ALUNOS, DANDO TOTAL SEGURANÇA PRA DESOBEDIÊNCIA E DESORDEM, ESSAS CRIANÇAS ESTÃO SE SENTINDO A TAL EM COMETER QUALQUER BARBARIDADE.
ONDE ESTA O DIREITOS HUMANOS AGORA???
APENAS SE RECOLHE A SUA INSIGNIFICÂNCIA.
MAS FAZER O QUE. O BRASILEIRO, SE ESTA BOM PRA ELE, QUE SI DANEM O RESTO LA FORA.
SÓ DÃO CONTA DAS COISAS DEPOIS QUE ACONTECEM, INFELIZMENTE.

ESSA É MINHA OPINIÃO

ÉRICO BREVES

janaina araujo disse...

sinto muito por todas as familia das criança desta tragedia q nao abalou so o rio e sim o mundo todo! de todo meu coraçao e toda minha familia desejo solidariedade a todos!!!!!!!!