domingo, 25 de abril de 2010

CRENTE, EVANGÉLICO, PROTESTANTE OU CRISTÃO?



CRENTE, EVANGÉLICO, PROTESTANTE OU CRISTÃO???

CRENTE – A palavra crente é designada para definir aquele que crê. Assim, posso ser identificado com um espírita que crê na reencarnação. Posso ser identificado com um budista, que crê no ensinamento de como superar o sofrimento e atingir o nirvana (estado total de paz e plenitude) por meio da disciplina mental e de uma forma correta de vida. Se disser que sou crente posso não ser muito claro, pois qualquer um que crê em qualquer coisa pode ser chamado de crente. A Bíblia diz que até os demônios são crentes, pois crêem (Tiago 2:19).
  • QUANDO DISSER QUE SOU CRENTE, PRECISO ESPECIFICAR QUE SOU “CRENTE EM CRISTO JESUS”.

  • IMPORTANTE: MAIS QUE DIZER, PRECISO DEMONSTRAR COM MINHA VIDA.
EVANGÉLICO – Segundo o dicionário, evangélico é aquele que se apresenta em conformidade com o Evangelho. Infelizmente, este nome anda meio em descrédito, pois muitos que se dizem evangélicos tem uma vida totalmente desassociada dos valores contidos na Bíblia Sagrada.
  • QUANDO DISSER QUE SOU EVANGÉLICO, PRECISO ESCLARECER QUE SOU PELO FATO DE MOLDAR MINHA VIDA E MINHA CONDUTA PELOS VALORES APRESENTADOS NO EVANGELHO DE JESUS CRISTO.
  • IMPORTANTE: MAIS QUE DIZER, PRECISO DEMONSTRAR COM MINHA VIDA.
PROTESTANTE - Esta expressão teve origem na "Declaração de Fé" que alguns membros da Dieta (Assembléia, Concílio) de Spira, a segunda, (1529) fizeram. Esta Assembléia foi presidida pelo rei Fernando, ardoroso defensor do papismo. Este secretamente discutiu um decreto para sufocar certas regalias que gozavam as igrejas reformadas. Antes da votação, alguns membros retiraram-se do plenário para uma sala contígua e formularam uma declaração iniciada assim: "NÓS PROTESTAMOS E DECLARAMOS ABERTAMENTE DIANTE DE DEUS E DE TODOS OS HOMENS...".

Os que assim protestaram receberam o nome de "protestantes".

SER PROTESTANTE É:

1. Ser zeloso e fiel para com a sã doutrina da Palavra de Deus.

2. Jamais aceitar qualquer heresia.

3. Ser combatente contra as hostes malignas que procuram desviar os servos de Deus dos bons princípios religiosos de regra, fé e prática.

4. Ser cristão maduro, firme e equilibrado.

5. Não se conformar com a secularização, fugir do “nada haver” e ser profeta de Deus, anunciando a graça de Cristo Jesus e denunciando todo tipo de pecado.
  • QUANDO DISSER QUE SOU PROTESTANTE, PRECISO DEMONSTRAR COM MINHA VIDA UMA ATITUDE DE PROFETA E PROFETIZA DE DEUS, NÃO TENDO MEDO, NEM COVARDIA, PARA COMBATER TODOS OS TIPOS DE HERESIAS QUE ESTÃO SENDO ENSINADOS COMO SE FOSSEM VERDADES.
  • IMPORTANTE: MAIS QUE DIZER, PRECISO DEMONSTRAR COM MINHA VIDA.
CRISTÃO – O termo “cristão” foi usado pela primeira vez para designar os seguidores de Cristo em Antioquia, conforme Atos 11.26 e aparece apenas duas outras vezes em toda a Bíblia (At 26.28 e 1Pe 4.16). A palavra grega para cristão significa seguidor de Cristo. Ele, portanto, é a pessoa central e não nós.

• QUANDO DISSER QUE SOU CRISTÃO, PRECISO DEMONSTRAR COM MINHA VIDA QUE SOU UM SEGUIDOR DOS ENSINAMENTOS DE JESUS CRISTO.

• O FATO DE TER NASCIDO NUM LAR CRISTÃO NÃO FAZ DE MIM UM CRISTÃO.

• O FATO DE FREQUENTAR UMA IGREJA CRISTÃ NÃO FAZ DE MIM UM CRISTÃO.

• O FATO DE LER A BÍBLIA E SER SIMPÁTICO COM A DOUTRINA CRISTÃ NÃO FAZ DE MIM UM CRISTÃO.

• SÓ POSSO DIZER QUE SOU CRISTÃO QUANDO SIGO, OBEDEÇO, TENHO ALIANÇA E COMPROMISSO COM CRISTO JESUS E COM SUA VONTADE REVELADA NA BÍBLIA SAGRADA.

Nenhum comentário: