terça-feira, 1 de julho de 2008

PELA UNIDADE DAS RAMIFICAÇÕES DA IGREJA METODISTA

DA HISTÓRIA:

Primeiro grupo de missionários protestantes a chegar ao Brasil, os metodistas tentam fixar-se no Rio de Janeiro em 1835. A missão fracassa, mas é retomada por Junnius Newman em 1867, que começa a pregar no oeste do estado de São Paulo. A primeira igreja metodista brasileira é fundada em 1876, por John James Ranson, no Rio de Janeiro. Concentrados sobretudo na Região Sudeste, os metodistas reúnem 138 mil fiéis e 600 igrejas em 1991, conforme censo do IBGE. De acordo com o livro Panorama da Educação Metodista no Brasil, publicado pelo Conselho Geral das Instituições Metodistas de Ensino (Cogeime), atualmente são 120 mil membros, distribuídos em 1,1 mil igrejas.

DOS RAMOS DA IGREJA METODISTA:

Entre os ramos da igreja metodista, o maior e o mais antigo é a Igreja Metodista do Brasil. Sobressaem também a Igreja Metodista Livre, introduzida com a imigração japonesa, e a Igreja Metodista Wesleyana, de influência pentecostal, estabelecida no Brasil em 1967.

ALGUMAS RAMOS DA IGREJA METODISTA:

  1. Igreja Metodista Ortodoxa;

  2. Igreja Metodista Unida

  3. Igreja Metodista Episcopal;

  4. Igreja Metodista Wesleyana;

  5. Igreja Metodista Livre;

  6. Igreja Metodista Independente;

  7. Igreja Metodista Pentecostal;

  8. Igreja Metodista Reviver;

  9. Igreja Metodista Socorrista das Almas;

  10. Igreja Metodista Renovada;
MOVIMENTOS PARA REUNIFICAÇÃO:
Temos ouvido falar e algumas coisas escritas sobre a possibilidade de reunificação, para que tenhamos apenas uma Igreja Metodista no Brasil. Apesar de pensar que isso é "utópico", não pela membresia, mas pela estrutura, pois, as vezes é muito difícil abrir mão de posições de lideranças conquistas no decorrer do tempo, VEJO COM MUITO ENTUSIASMO INICIATIVA COMO A DOS METODISTAS DA TERCEIRA REGIÃO, POR OCASIÃO DO DIA DO CORAÇÃO AQUECIDO DE 2008. PARABENS IRMÃOS PELA INICIATIVA E QUE O RESTANTE DO PAÍS POSSA IMITÁ-LOS.

2 comentários:

Hildebrando Barbosa Gomes disse...

" A Igreja WEsleyana Unida é a oportunidade de para o mundo e se torna um compromisso sagrado para cada um de nós."

Hildebrando Barbosa Gomes disse...

A Igreja Wesleyana Unida faz parte das ramificações da Igreja Metodista e tem como lema:" A Igreja Wesleyana Unida é a oportunidade de Deus para o mundo e se torna um compromisso sagrado para cada um de nós."Ela nasceu à 13/02/1981. Ela faz parte do metodismo histórico;é protestante e arminianista.
Um abraço a todos;confiram nossa História.