sexta-feira, 6 de setembro de 2024

08 a 14.09 - POR QUE EU DEVO PERDOAR?

08 a 14.09 - POR QUE EU DEVO PERDOAR?

TEXTO: Mateus 18:21-22

Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.”

INTRODUÇÃO:

§  A tradição judaica indicava que uma pessoa deveria ser perdoada até 3 vezes. Os fariseus ensinavam que deveria perdoar uma pessoa 7 vezes. Jesus, porém, afirma não há limites para o perdão. 

§ Ser perdoado é muito bom! É como se uma mão forte e poderosa tirasse de sobre nós um peso insuportável!

§  Mas, tão importante como receber o perdão é liberar o perdão para aqueles que erram contra nós!

§ Pois, ao perdoar, destruímos a amargura e, com ela, as grades que nos aprisionam ao rancor e à maldade, dando espaço para a misericórdia, graça e para uma nova vida.

§ PRESTE ATENÇÃO: Não se trata de perdoar uma só vez! Trata-se de termos a “Cultura Cristã” do perdão diário e constante!

DESENVOLVIMENTO:

1 - BENÇÃO EM VIA DUPLA

§         Se por um lado o perdão envolve o milagre da graça e altruísmo, apagando o mal causado, noutro sentido também concede liberdade dupla.

§ Isto é, libertamos o outro da culpa, e a nós mesmos da prisão da amargura, vingança e do ressentimento.

§   "Não julgueis, e vocês não serão julgados. Não condeneis, e não serão condenados. Perdoai, e sereis perdoados.” (Lucas 6:37)

2 - IMPLICAÇÕES DA RETENÇÃO DO PERDÃO

§   Reter o perdão ou perdoar é uma decisão pessoal, mas, como vemos na Bíblia, terá implicações eternas.

§      Jesus ensinou, inclusive na oração do "Pai Nosso", que nós só receberemos o perdão do Pai, se nós mesmos perdoarmos uns aos outros.

§        Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.” (Mateus 6:12)

§   A Bíblia diz também que devemos perdoar uns aos outros como Deus, em Cristo, nos perdoou (Efésios 4:32)

§         O perdão de Jesus, como lemos, é a libertação, redenção, reconciliação com Deus.

3 - PRATIQUE O PERDÃO

§         Perdoar não é fácil, mas tal como qualquer bom hábito, deve ser praticado pela fé.

§         Na vida e nos nossos relacionamentos, sabemos que nem sempre receberemos flores.

§         Por vezes, nas crises que enfrentamos somos machucados, ofendidos e nos decepcionamos até com quem mais amamos.

§         Mas, há muitos benefícios e boas consequências no perdão.

§         No início pode ser difícil, mas perdoar é a melhor saída.

§       Não espere muito tempo para perdoar, pois os seus efeitos refletem-se logo em nossa vida espiritual, emocional e até fisicamente. O perdão liberta-nos!

CONCLUSÃO:

§         Perdoar é como tirar um espinho que faz nossa carne latejar de dor.

§         Por isso, o perdão é algo tão fundamental na vida dos cristãos.

§         Para que a harmonia e a paz voltem a reinar em nossos corações precisamos de perdoar.

§     Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo. (Efésios 4:31-32)

§         Perdoe a quem te ofende e deixe para trás as dores do passado. 

§         Deus cura as suas feridas e concede novas perspectivas para sua vida. 

§         Perdoe e siga em frente!

Nenhum comentário: