quarta-feira, 5 de julho de 2023

09.07 A 15.07.2023 - O QUE É MATURIDADE CRISTÃ!

 TEXTO: 1º Coríntios 3:1-2

&  Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo.

&  Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.

 

INTRODUÇÃO:

&  Maturidade espiritual não é uma coisa fácil de alcançar.

&  Mas, a boa notícia é que todos nós podemos chegar nesse estágio da caminhada espiritual. 

&  No texto que lemos no início, o Apóstolo Paulo fala que estava dando “alimento” (ensinamentos) para “crianças” (pessoas espiritualmente imaturas).

&  Paulo estava falando de pessoas que ainda não tinham alcançado a maturidade espiritual e eram como “crianças” na sua fé.

 

DESENVOLVIMENTO:

&  A Maturidade espiritual é alcançada quando nos tornamos mais como Jesus Cristo.

&  Após a salvação, todo cristão inicia o processo de crescimento espiritual, através da santificação e das disciplinas espirituais, com a intenção de se tornar espiritualmente maduro.

&  De acordo com o apóstolo Paulo, é um processo contínuo que nunca terminará nesta vida.

&  Em Filipenses 3:12-14, falando sobre o pleno conhecimento de Cristo, Paulo diz a seus leitores sobre si mesmo: "Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."

&  Como Paulo, temos que persistir continuamente em direção a um conhecimento mais profundo de Deus em Cristo.

 

&  A Maturidade espiritual requer uma reordenação radical das prioridades, deixando de viver para se agradar e passando a viver para agradar e obedecer a Deus.

&  A chave para a maturidade é a consistência, ou seja, a perseverança em práticas que nos aproximará de Deus.

&  Essas práticas são conhecidas como disciplinas espirituais e incluem coisas como leitura/estudo da Bíblia, oração, comunhão, serviço e administração.

&  No entanto, não importa o quanto trabalhemos nessas áreas, nada é possível sem a habilitação do Espírito Santo dentro de nós. Gálatas 5:16 nos diz que devemos "andar no Espírito".

&  A palavra grega usada aqui para "andar" realmente significa "caminhar com um propósito em vista".

&  Mais tarde, no mesmo capítulo, Paulo nos diz novamente que devemos "andar no Espírito".

&  Aqui, a palavra traduzida "andar" tem a ideia de levar as coisas "passo a passo, um passo de cada vez".

&  Trata-se de aprender a caminhar sob a instrução do Espírito Santo.

&  Estar cheio do Espírito significa que caminhamos sob o Seu controle.

&  Ao nos submetermos cada vez mais ao Seu controle, também veremos um aumento no fruto do Espírito em nossas vidas (Gálatas 5:22-23).

&  Isso é característico da maturidade espiritual.

 

CONCLUSÃO:

&  Alcançar a plena maturidade espiritual é um processo longo e trabalhoso.
&  Passa por avanços e recuos, traz alegrias e sofrimentos, momentos de descansos e de esforços.
&  Mas, com certeza, isso é o que de melhor pode acontecer para você e para mim. 

 

REFLETIR:

&  Você tem buscado, sinceramente, ser uma pessoa “Madura na fé”?

 

ORAÇÃO:

&  Deus amoroso, ajuda-me a ver onde a minha compreensão de ti ainda é imatura e ensina-me a não me acomodar na busca da minha Maturidade Espiritual.

Nenhum comentário: