terça-feira, 1 de agosto de 2023

06.08 A 12.08.2023 - EU NÃO SOU ORFÃ(O), EU TENHO UM PAI!

TEXTO: Ev. João 1:11-12 -

¹¹ Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

¹² Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber: Aos que crêem no seu nome;

 

INTRODUÇÃO:

&  Esta semana comemoraremos o “Dia dos Pais”!

&  Queremos expressar nossa gratidão à Deus pela vida de todos os “Pais”. Sejam biológicos, sejam de criação (na verdade: de coração!), sejam aqueles (Tios, Avôs, etc), que chamaram para si este papel tão importante na família e na sociedade.

&  Uns são privilegiados por terem, ou terem tido, um pai terreno temente à Deus, presente, amoroso, fiel, responsável, etc...

&  Outros foram drasticamente machucados por esta figura que foi chamado para amar, ensinar, prover e proteger.

&  Outros, ainda que tenham tido um pai amoroso e presente, passaram pela dor da perda, e esse dia, se não for encarado de forma correta, passa a ser um dia à ser ignorado, ou o que é mais triste: Um dia de muito sofrimento!

&  O nosso objetivo neste estudo não é expor a família de ninguém, mas, RESSIGNIFICAR esta data, focando a PATERNIDADE DE DEUS, de tal forma que todos/as possam ter um “Dia dos Pais!” na companhia do amoroso Pai Celeste!

 

DESENVOLVIMENTO:

&  O Deus de todo o universo enviou o seu único filho, perfeito e sem manchas, para que, por meio do seu sangue, fôssemos feitos também, seus filhos.

&  Mesmo imperfeitos e corrompidos, seu amor nos adotou e nos acolheu, assim como um pai que segura seu filho no colo e o protege.

&  O Pai Celestial nos ofereceu sua paternidade, e mesmo sendo Deus Soberano, escolheu nos fazer filhos e co-herdeiros com seu próprio Filho, Jesus!

&  Consegue imaginar um amor assim? O Todo Poderoso do universo que sacrifica sua própria vida a fim de nos presentear com a adoção, que nem merecíamos.

&  Neste estudo, vamos relembrar 4 atributos da paternidade de Deus para refletirmos sobre o Pai bondoso que recebe a todos aqueles que creem.

 

1º ATRIBUTO: AMOR INCONDICIONAL

“Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 8:38-39 – NVI).

&  O primeiro dos atributos da paternidade de Deus que queremos destacar é o Seu amor – Um amor incomparável, ilimitado, inesgotável e incondicional. 

&  Na própria história da humanidade, conseguimos observar o desejo de Deus para conosco desde a criação do mundo: o homem vivia em comunhão e relacionamento íntimo com o Senhor e, embora tenha caído e se afastado do seu amor, o Criador envia, na plenitude dos tempos, a própria Palavra da Vida para nos resgatar do pecado e restituir nossa posição original: Junto a Ele, no jardim.

&  Seu amor de Pai nos enxerga com tamanha misericórdia, que foi capaz de revolucionar a História, só para nos chamar de filhos novamente, o que de fato somos!

“Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.” (1 João 3:1 – NVI).

 

2º ATRIBUTO: CUIDADO, SUSTENTO E PROTEÇÃO

“Qual pai, do meio de vocês, se o filho pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir!” (Lucas 11:11-13 – NVI)

&  Ainda que com falhas e limitações, todo pai terreno se inclina imediatamente a qualquer risco de perigo, em favor do seu filho.

&  Está na natureza do pai, cuidar, sustentar e proteger o sangue do seu sangue – isso vem do Pai Eterno, e é sem dúvida, mais um dos atributos de sua paternidade.

&  Todas as necessidades que temos, as dores que sentimos, os medos que alimentamos, Ele vê e está sempre pronto para nos socorrer.

&  Como um pai que livra seu filho dos perigos desse mundo, o Pai Celestial nos protege com sua forte mão e nos sustenta em tudo o que precisamos.

 

3º ATRIBUTO: DISCIPLINA E CORREÇÃO

&  O amor de Deus também se manifesta em repreensão e correção – esse é mais um dos atributos da paternidade de Deus, nosso Senhor.

&  E essa disciplina, que tantas vezes não é compreendida, não é condenação – antes, se mostra como o cuidado de Deus que nos puxa volta para perto, lembrando-nos que fomos comprados para Ele, e que a Ele pertencemos.

“Mas quando julgados, somos corrigidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo” (1 Co 11:32 – NVI).

 

4º ATRIBUTO: PERDÃO INABALÁVEL

&  Mais um dos atributos da paternidade de Deus, é o seu perdão que nunca falha perante um coração verdadeiramente arrependido.

&  Ainda que o filho caia, se afaste voluntariamente e vire as costas para o Pai, Ele está sempre pronto a perdoar, a devolver as vestes de filho e o lugar em sua mesa, junto a Ele.

&  Na parábola do filho pródigo, contada por Jesus, conseguimos ver esse perdão inabalável na prática.

&  A história conta de um filho que, insatisfeito com a vida que vivia e seduzido pelo desejo de aventurar-se, pede ao pai sua parte da herança e parte para terras distantes, gastando tudo o que tem com prazeres momentâneos.

&  Em certa altura, porém, sua herança acaba e o filho se vê sem nada, perdido e vivendo como um mendigo. Aqui, ele se lembra do pai e de tudo o que tinha, e retorna para casa, arrependido.

&  O pai, por sua vez, o recebe com muita festa e um banquete, feliz pelo filho estar de volta. Ele devolve ao filho seu anel de honra e sua posição como filho amado:

“Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar.” (Lucas 15:22-24 – NVI).

Que exemplo inspirador, o amor de Pai do nosso Deus. Que possamos, todos os dias, valorizar o NOSSO PAI CELESTE.

 

CONCLUSÃO:

&  Vamos fazer da canção gravada por Cassiane e Gabriel Brito a nossa canção?

&  “E eu não sou mais órfão / Eu tenho um pai / E o meu pai me ama / E ele é tão bom!”

&  Neste Dia dos Pais, todos/as nós podemos, além de honrar nosso pai terreno, honrar o nosso Pai Celeste!

 

ORAÇÃO:

&  Obrigado Deus, por poder chamá-lo de Pai! Aba Pai (Paizinho!) Por Jesus Cristo! Amém!

Nenhum comentário: