sexta-feira, 3 de junho de 2022

HISTÓRICO DA IGREJA METODISTA DE JARDIM AMÉRICA (JUBILEU DE OURO - 1972-2022)

 

Salmo 37 4: “Deleita-te também no Senhor e Ele satisfará o desejo do teu coração”.

INTRODUÇÃO:

Igreja vem da palavra grega ekkesia, que tem o sentido de sair das casas e vir ao templo, deixar o culto ou sair para fora do templo e ir para as casa com o objetivo de trazer famílias para o templo, para fazer parte do corpo de Cristo, onde são instruídas a fazer o mesmo, ou seja: sair também fora do templo para buscar outras famílias.                                

A Igreja Metodista Central de Barra Mansa e Metodista em Boa Sorte, entendendo estes dois sentidos de ekkesia, com esta visão espiritual, saiu do templo para fora, rumo às casas do nosso bairro.

Primeiro esta missão coube à Igreja Central em Barra Mansa, começando a fazer cultos na casa do casal José Avelar e Corinta Luciano Ferreira, avós das nossas irmãs Noêmia, Dulce, Rogéria, Sandra e Beto, depois, em 1972, coube a Igreja Metodista em Boa Sorte continuar esta missão, agora na casa do Sr. Raul, pai do irmão Mário Nunes e na casa do Irmão Valter Nunes, neto do Sr. Raul, localizadas na Rua Monte Castelo, Jardim América, B. Mansa, RJ.

PRIMEIROS FRUTOS:

Uma das primeiras conversões registradas no bairro foi a do Irmão Eduardo Breves, que de forma extraordinária, foi acordado por um anjo, e, ao indagar sobre o que Deus desejava de sua vida, o anjo lhe respondeu: - Eu quero que você vá para Igreja Metodista de seu primo Mário Nunes (Igreja Metodista de Boa Sorte).

Assim, obedecendo à ordem do Anjo do Senhor, no dia 16.07.1972, foram batizados na Igreja Metodista em Boa Sorte: EDUARDO BREVES, nº no Rol: 202, NAIR GUEDES BREVES, nº no Rol: 203, EDNALDO BREVES e ÉRICO BREVES, Batismo Infantil, pelo Rev. Eugênio Sias Filho.

Com o coração aquecido pela experiência extraordinária que teve com Deus, o Irmão Eduardo Breves e família, com seus dois filhos, tocando e cantando hinos em dupla, a partir da casa do Irmão Raul, começam a alternar os cultos nas casas de outros moradores do bairro. (Evangélicos, inclusive de outras denominações e não evangélicos.)

O Senhor começou a acrescentar o número de salvos e Metodistas, e novos irmãos se juntaram aos Metodistas do bairro, tais como a Irmã Aureliene Melo, José Nepomuceno de Souza e mais tarde outros membros de sua família.

Como a necessidade de estabelecer uma base para o trabalho, o ponto de pregação começou a funcionar, de forma fixa, na residência do Irmão Eduardo Breves, onde foi criado uma Escola Dominical, com as classes de crianças, jovens/juvenis e adultos.

O primeiro Superintendente da Escola Dominical foi o Irmão Sebastião Breves (Hoje Pastor), que também servia como professor, juntamente com os irmãos Ednel Correia da Silva, Mário Nunes, Valter Nunes e Neuza Maria Breves. Na época pastoreava a Igreja o Rev. Adherico Ribeiro Chaves.

Em 1980, na gestão do Rev. Moacir Eduardo Correia, havendo necessidade de um espaço físico maior, o ponto de pregação passou a funcionar num salão gentilmente cedido pelo irmão Jary de Melo, que, embora em fase de acabamento, foi considerado um avanço.

Como consequência a obra foi crescendo e o Senhor acrescentava dia a dia o número de novos irmãos, tais como: Irmã Isaura Gomes, Irmã Luiza Gomes, Irmã Luzia Teles Valente, Irmã Neuza Mello e família, Elizabeth e Família, Irmão Jorge de Barros Ribeiro e família, Hilda Nunes e muito outros.

DADOS HISTÓRICOS:

1   Em 1981, na gestão do Pastor Ariel Fernandes Lessa, o ponto de pregação foi elevado a categoria de Congregação, sendo nomeado o irmão José Nepomuceno de Souza como Guia-Leigo. Nesse passamos a ter cultos aos Domingos, além das 3ª, 5ª feira. Também neste ano foi formada a Equipe Jesus te Ama, com 23 jovens. O Diretor da Equipe Jesus te Ama era o Irmão Márcio Ferreira. (Em 2022 a Equipe Jesus te ama completa 41 anos)

2    No ano de 1982, o Diretor da Equipe Jesus te Ama, juntamente com uma grande quantidade de componentes, no término de um Culto Dominical, comunicaram o seu desligamento da Congregação, filiando-se a outra denominação. Naquela mesma semana, num Culto da Terça-Feira seguinte, o Irmão Edgard Francisco Moreira, tocado pelo Espírito Santo, nem esperou o apelo ser feito e levantou-se e declarou que a partir daquele dia estava fazendo parte da Congregação no intuito de ajudar naquele momento tão difícil que a Congregação estava vivendo. Em função deste incidente o Rev. Ariel solicitou que o Irmão Ednaldo Breves, músico da Equipe Cristo é Real e da Igreja Metodista em Boa Sorte deixasse suas funções na Igreja Metodista em Boa Sorte e passasse a colaborar exclusivamente na Congregação de Jardim América. Em 1982 o Irmão José Murilo passou a ocupar função de Diretor da Equipe Jesus te Ama, auxiliado pela Jovem Delenice Queiroz, conforme boletim nº 28, de 24/01/82, sendo que, mais tarde, foi  formado uma Comissão formada da irmã Lília Torres e dos irmãos Ednaldo Breves e Edgar Francisco Moreira para auxiliar o Irmão José Murilo na direção da Equipe Jesus te Ama.

3      ATÉ A EMANCIPAÇÃO COMO IGREJA AUTÔNOMA, EXERCERAM A FUNÇÃO DE GUIA-LEIGO OS SEGUINTES LÍDERES:

1981 - 1982 - José Nepomuceno de Souza

1983 - 1984 - Edgard Francisco Moreira

1985 - 1986 - Ednaldo Breves

1987 - 1988 - Edgar Francisco Moreira

1989 - 1990 - Ednaldo Breves

4     Em 21 de Janeiro de 1983 foi formada a Equipe Avante por Cristo, com as nossas crianças, que foi mais uma força para a missão de evangelização.

5  Conforme Ata 02, em 27.07.84, foi organizado a Sociedade Metodista de Mulheres, inicialmente com nove sócias.

6    O Pastor Alcides, vendo o desejo e esforço da Congregação em adquirir um terreno para construir o próprio templo, levou a uma proposta ousada para o Concílio Local da Igreja em Boa Sorte, sendo aprovada a independência financeira da Congregação. O que significava que, a partir daquela data, administraríamos as nossas arrecadações. (Ofertas e dízimos).

7    Todas as quartas feiras passamos a ter reuniões de orações e numa delas, em 15/06/84, sem escolher texto abrimos a Bíblia e nos veio o versículo 4, do salmo 37: “Deleita-te também no Senhor e ele te fará o que deseja o seu coração”.

8    Naquele momento, de mãos levantadas, colocamos para Deus o nosso desejo. Ainda de mãos levantadas fomos mais além: Pela fé lançamos a pedra fundamental do nosso próprio templo.

9    Em 27.7.84, 6ª feira, as 19:30 hs, foi criada a Sociedade Metodista de Jovens, Presidente Irmã Solange Aparecida Silva, Vice-Presidente e conselheiro Irmão Edgard Moreira, Secretária Irmã Rita de Cássia, Tesoureiro Lília Torres. Também organizamos a primeira Junta de ecônomos, hoje MAAD, tendo como Presidente: José Nepomuceno, Vice: Tânia Breves, Secretária: Isabel Cristina da Silva e Tesoureiro: Ednaldo Breves.

10   Em 1984, festejamos o natal com uma cantada pela Equipe Jesus te Ama com participação da Equipe Avante por Cristo.

11   Em 1985, nossa Irmã Elizabeth Rodrigues da Silva, hoje residente em Pinheiral, nos contou que indo para o seu serviço e passando em frente a Imobiliária Brasília, sentiu o desejo de entrar e perguntar; “Moço por acaso nesta imobiliária  tem algum terreno a venda  no Bairro Jardim América? Respondeu o corretor; a Senhora acertou na mosca; No inicio da semana um senhor residente em São Paulo deixou conosco um terreno para vender nesse bairro. Quanto é? Na moeda da época: Seis milhões e quinhentos mil cruzeiros. É para a igreja quantos dias o senhor segura  este terreno ? Uma semana respondeu o corretor. Tínhamos apenas três milhões de cruzeiros e uma semana de prazo para conseguir o restante. Em resumo: O Irmão Edgard fez um empréstimo na Rede Ferroviária Federal S/A em seu nome, em várias prestações, e repassou para a congregação quitar a dívida e assim compramos o terreno.

12   Em 1986 a nossa prioridade foi a construção do templo, sem descuidar das outras áreas, principalmente da vida espiritual da Congregação.

13   No dia 27/07/1986, fizemos um almoço realizado na igreja mãe em Boa Sorte e, com o apoio de todos, atingimos o objetivo.

14   No dia 05 de Abril de 1987 glorificamos o nome do Senhor em nosso próprio templo.

15   O primeiro versículo da primeira mensagem do culto de consagração do templo foi: 2º Reis 6.1 “Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face é estreito”.

16   Em 1988, depois de ter celebrado em nosso próprio templo o primeiro culto em 5 de abril de 1987, passados portanto 1 ano, cinco meses e seis dias, inauguramos o pavimento superior, com cinco salas para a nossa Escola Dominical.

17   Em 1989 tivemos a visita do nosso Bispo Paulo Lockmann, que confirmou a promessa de termos um Pastor exclusivo na congregação em 1990. Isto sinalizava que nossa emancipação estava muito próxima.

18   Em 1990, foi nomeado o primeiro Pastor como designação para a Congregação. Tratava-se do Pastor Osvaldo Luiz Semino, que ficou pouco tempo conosco!

19   Depois do Pastor Osvaldo Luiz Semino, a Igreja Metodista em Boa Sorte, designou o Pastor Evangelista Carlos Alexandre da Silva Reis para a Congregação em Jardim América.

20   No dia 12 de Janeiro de 1992, Deus responde mais um dos nossos desejos, e a IGREJA METODISTA DE JARDIM AMÉRICA torna-se Igreja Emancipada, com 79 membros arrolados no Rol, transferidos do Rol da Igreja Metodista em Boa Sorte.

21   Cumprindo sua vocação missionária, a Igreja Metodista em Jardim América, desde a sua emancipação, deu origem as seguintes novas Igrejas:

§        Igreja Metodista em Vista Bela

§        Igreja Metodista em São Luis  

22   DESDE QUE A IGREJA FOI EMANCIPADA PASSARAM PELA IGREJA OS SEGUINTES PASTORES E PASTORAS:

§        1990 - Pr. Osvaldo Luis Semino

§        1991 a 2002 - Carlos Alexandre da Silva Reis

§        2002 a 2008 - José Sebastião Nunes Filho

§        2008 - Newton Maia

§        2009 - Carlos Alexandre da Silva Reis

§        2010 a 2014 - Thiago Pacheco Ferreira Santos e Miriam Pacheco Loureiro Reis

§        2014 a 2017 - Clinger Campos e Natália Campos

§        2017 a 2018 - Carlos A. Correa Apolinário

§        2018 a 01.2022 - Jaime Vicente da Silva Filho e Edinaldo Martins Garcia

§        02.2022 até a presente data - Ednaldo Breves

CONCLUSÃO:

§  Neste período de existência de nossa Igreja, muitos irmãos, irmãs, famílias valorosas, pastores e pastoras, Superintendentes Distritais, Bispos e anônimos, contribuíram muito para que a Igreja chegasse onde chegou.

§        Muitos já descansam no Senhor, outros estão em outras denominações.

§   No entanto, para nossa alegria, Deus tem conservado em nosso meio muitas pessoas valorosas que permanecem fiéis, como colunas, desde o princípio.

§    Muitos outros chegaram, cada um dando a sua contribuição, escrevendo seu nome nesta linda história.

§        A história desta Igreja é como um livro que está sendo escrito dia a dia.

§    Até a volta do Senhor Jesus Cristo, cremos piamente que Deus continuará fortalecendo a vida de todos os discípulos/as e acrescentando o número de salvos em nosso meio.

§       A Jesus Cristo, Senhor da Igreja, toda honra, toda glória e todo louvor.

Colaborou:

1.      Edgard Francisco Moreira IN MEMORIAN (Pesquisa Original)

2.      Igreja Metodista em Boa Sorte (Pesquisa em Livro de Rol)

3.      Maria Marlene da Silva Neto (Fonte de Informação)

4.      Rev. Ednaldo Breves (Informação, formatação e atualização)


Nenhum comentário: