sexta-feira, 12 de abril de 2019

DOMINGO DE RAMOS


DOMINGO DE RAMOS
Mateus 21:1 a 11 – Marcos 11:1 a 11 – Lucas 19: 29 a 44 e João 12:12 a 19

INTRODUÇÃO:
·         Hoje a Igreja Cristã na face da terra relembra A ENTRADA TRIUNFAL DE JESUS EM JERUSALEM, DIA CONHECIDO COMO DOMINGO DE RAMOS, pois as pessoas simples do povo acolheram Jesus em Jerusalém, colocando seus vestidos e ramos de árvores pelo caminho onde Jesus passava sobre o Jumentinho.
·         Jesus veio ao mundo ser um de nós, para se sacrificar por nós, para pagar o preço do pecado de toda humanidade.
·         Durante 3 anos Jesus exerceu seu  Ministério Público na terra:
·         Sem pecado, apesar de tentado em todas as coisas (Hebreus 4:15), Ele foi o sacrifício perfeito e único.
·         Os 3 anos de Ministério de Jesus é dividido – 1º - Ano de Inauguração  2º - Ano de Popularidade – 3º - Ano de Oposição
·         Muitas curas, muitos ensinamentos, muitas instruções, muitos confrontos de visão.
·         Aí começam as retaliações...

·         A ÚLTIMA SEMANA DE JESUS AQUI NA TERRA FOI BASTANTE AGITADA
A.      DOMINGO – Entra em Jerusalém triunfalmente e volta para Betânia – Colônia de leprosos para Casa de Simão o leproso, onde uma mulher ungiu os pés de Jesus.

B.      SEGUNDA – Volta a Jerusalém, amaldiçoa a figueira estéril, expulsa os vendilhões do templo e volta outra vez para Betânia.

C.      TERÇA – Vai a Jerusalém pela manhã, vê a figueira seca, ensina no templo, é interrogado sobre sua autoridade, sobre o pagamento de tributo a César pelo fariseus e herodianos, Os saduceus o interrogam com relação a ressurreição; Jesus fala aos doutores da Lei sobre os dois mandamentos, Desmascarou a hipocrisia dos Escribas e Fariseus; viu a oferta da viúva; Voltou para Betânia e passou pelo Monte das Oliveiras e ali profetiza a destruição do templo e a ruína da nação Judaica e fala de sua vinda (Sermão Profético Escatológico);

D.      QUARTA – Em Betânia começa a conspiração de Judas, Na casa de Simão o leproso, uma mulher ungiu os pés de Jesus, Judas fica revoltado e se alia As autoridades judaicas para prendê-lo. Jesus fica em Betânia neste dia.

E.       QUINTA – Jesus manda 2 discípulos a Jerusalém preparar a última Páscoa;

F.       SEXTA – (Quinta para sexta – começando no pôr do sol) Mais tarde Jesus vai até a cidade, celebra a Páscoa, aplaca uma discussão entre os disciplulos sobre quais deles era o maior; Faz o lava pés; Diz que vai ser traído; Judas sái; Anuncia a queda de Pedro; Instituiu a Ceia; Faz um discurso de despedida e ora por seus discípulos (João 14 a 17); Vai para o Getsemani e traído com um beijo de Judas; é Preso.
·         É levado a presença do Sumo Sacerdote;
·         Pedro o nega 3 vezes;
·         De manhã é levado ao Sumo Sacerdote e ao Sinédrio (Tribunal), onde é escarnecido e condenado.
·         Sacerdotes e anciãos do povo levam Jesus a Pilatos para obter sua crucificação;
·         Pilatos proclama-O inocente e o remete a Herodes;
·         Herodes o devolve para Pilatos;
·         Pilatos tenta soltar Jesus, mas para não contrariar a multidão, O entrega para ser crucificado.
·         Judas comete suicídio;
·         Levam Jesus para o Calvário e o crucificam ÀS 09:00 Hs.
·         Jesus Morre às 15:00 Hs e mais tarde seu corpo é retirado e sepultado.

G.     SÁBADO – O Sepulcro é guardado;

H.      DOMINGO – É Festa: Ele não está no sepulcro – Ele ressuscitou.

QUERO DESTACAR 3 VERDADES DESTE TEXTO PARA NOSSA EDIFICAÇÃO:

1.       O CRISTIANISMO GENUINO SEMPRE VAI ENFRENTAR OPOSIÇÕES
·         Não tem como agradar a todos o tempo todo.
·         Como dissemos, Jesus teve 3 anos de Ministério
·         – 1º - Ano de Inauguração  2º - Ano de Popularidade – 3º - Ano de Oposição
·         Mais cedo ou mais tarde, você vai ter que se posicionar – SE NÃO NEGAR A FÉ – Vai ter grande amigos e grandes opositores. (Casa, trabalho, colégio, círculo de amizade, etc...)
·         Mas ainda que surjam grandes opositores, Não se preocupe, Não negue a fé, Seja fiel. Grande é a recompensa (Hebreus 10:35-39)

2.       NÃO SE ILUDA COM OS APLAUSOSBUSQUE A APROVAÇÃO DE DEUS
·         O mesmo povo que aclamou Jesus no domingo – Odiou-O com ódio cruel sexta, a ponto de pedir a sua crucificação.
·         Além da manipulação da liderança religiosa que fez com que o povo mudasse a concepção de Jesus tão radicalmente, do mais amado para o mais odiado, o povo se decepcionou com Jesus;
·         Não que Jesus os tivesse decepcionado com algum erro, mas porque a visão que o Povo tinha de Jesus era super equivocada.
·         Esperavam um Rei que iria destruir Roma e libertar o povo Judeu do domínio cruel deste povo.
·         Jesus confessou para Pilatos, quando perguntado se Ele era o Rei dos Judeus: (Lucas 18: 36) Sou Rei, O meu reino não é deste mundo: Se fosse, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos Judeus. O meu reino não é daqui.
·         A traição começou dentro do colégio apostólico: Judas Iscariotes.
·         O coração daquele povo estava na BENÇÃO TEMPORAL E NÃO NA BENÇÃO ETERNA. (LADRÃO NA CRUZ)
·         Muitas vezes nos decepcionamos também, quando a nossa visão não é servir, mas ser servido.
·         Quem tem a visão de Reino, nunca vai ser pego de surpresa. NÃO VIVE DE APLAUSO, NÃO VIVE DE ELOGIOS, MAS VIVE EM RAZÃO DA APROVAÇÃO DE DEUS! (Jovem Concertista)

3.       EU FAÇO PARTE DO PROJETO DE DEUS
·         Lucas 19:39 e 40 diz que Quando os discípulos começaram a engrandecer o seu nome, Alguns da multidão pediram para que Jesus fizesse cala-los, mas Jesus lhes disse: Se eles se calarem, as próprias pedras clamarão.
·         Havia uma profecia, mencionada por Mateus ao relatar esta passagem, em Salmo 24:7 a 10, Zacarias 9:9 e Isaias 62:11, e iria cumprir de qualquer maneira.
·         ISAIAS PROFETIZOU QUE JESUS VERIA O FRUTO DE SEU PENOSO TRABALHO – Nós Somos este fruto. (diga pra Jesus: EU SOU O FRUTO DO TEU PENOSO TRABALHO)
·         Há um hino que cantamos que diz: QUE NÃO PASSE DE NÓS, O TEU ESPÍRITO ...QUE NÃO SEJA PRECISO QUE SE LEVANTE OUTRA GERAÇÃO DE ADORADORES.
·         Êxodo 14: 26 a 40 – Deus proclama que toda uma geração daqueles que tinham saído do Egito, acima de 20 anos, iriam morrer nos próximos 40 anos de deserto, pois tinham tentado a Deus por mais de 10 vezes.
·         Deus conta conosco. Deus conta comigo, (REPITA)
·         Mas, se eu não quiser, Ele levantará outro – se necessário uma nova geração, para que anuncie sua volta iminente.

Conclusão:
·         Nunca se esqueça:
·         Não existe cristianismo sem cruz, sem oposição, sem sofrimento – Mas, também não existe Cristianismo sem vitória. ELE VENCEU – E NÓS VAMOS VENCER – EM NOME DE JESUS
·         O QUE NOS INTERESSA É ARRANCAR UM SORRISO NO ROSTO DE JESUS, MESMO QUE PRÁ ISSO SEJAMOS VAIADOS PELO MUNDO.
·         Deus tem nos dado a HONRA DE FAZERMOS parte do seu projeto.
·         A OBRA DA REDENÇÃO ESTÁ CONCLUIDA! A OBRA DA PROCLAMAÇÃO DEUS DEIXOU PARA NÓS.

Nenhum comentário: