quarta-feira, 13 de agosto de 2014

SALMO 116:15 - DIFERENÇA ENTRE AS TRADUÇÕES

É preciso olhar o contexto, que ajuda a determinar o sentido em que cada palavra é empregada. 
Não é possível traduzir certa palavra do original sempre pela mesma palavra em português. 
A palavra yaqar é um bom exemplo de como o contexto ajuda a determinar o sentido das palavras. 
O texto de Salmo 116.15 aparece assim na tradução de Almeida: "Preciosa é aos olhos do SENHOR a morte dos seus santos." 
A NTLH traduz assim: "O SENHOR Deus sente pesar quando vê morrerem os que são fiéis a ele." 
O adjetivo yaqar é aplicado, por exemplo, a pedras preciosas, e no Salmo 36.7 é fácil entender-se o que o salmista diz: "Como é precioso o seu amor!" 
Mas no contexto do Salmo 116, fica esquisito pensar-se que o salmista esteja afirmando que a morte de um dos adoradores do SENHOR seja algo que alegre ou agrade a Deus. 
Isso porque no contexto próximo (versículos 3-4,8-9) o salmista declara ter sido libertado do perigo da morte e agora anda, agradecido, no mundo dos vivos. 
O que o salmista diz é que o SENHOR não fica alegre quando um dos seus fiéis morre; ele fica triste
E fica triste porque, quando um desses fiéis morre, como pensava o povo do Antigo Testamento, vai parar no mundo dos mortos, um buraco imenso e escuro, onde reina silêncio absoluto. 
É um adorador a menos para o SENHOR, porque, como diz o Salmo 6.5 (contexto remoto): "pois no mundo dos mortos não és lembrado, e lá ninguém pode te louvar." 
No Salmo 116, portanto, yaqar quer dizer "custoso". 
A morte de um dos fiéis é "custosa" para Deus. 
Algumas Bíblias traduzem esse versículo exatamente assim: "Custa ao Senhor ver morrer um dos seus fiéis." 
A perspectiva do Novo Testamento sobre a morte é diferente. 
Mas o Antigo Testamento não pode ser traduzido pela ótica do Novo Testamento. 
Embora o Antigo Testamento faça parte do cânon da nossa Bíblia, deve ser traduzido como Escritura hebraica ou judaica. 
É preciso dar o sentido que a mensagem teve no tempo em que foi transmitida e como foi entendida pelos leitores daquele tempo. 
Isso inclui, naturalmente, preceitos éticos e conceitos teológicos considerados pré-cristãos.

FONTE: www.sbb.org.com

Nenhum comentário: