sexta-feira, 27 de junho de 2014

SEGURANÇA: ADESIVOS PODEM SER PERIGOSOS


“Alguém pode utilizar de forma criminosa porque os dados são eficazes para a prática de crimes", afirma Benedito Antonio Valencise, delegado seccional.

A esteticista Marialba Alcântara colou um adesivo no carro e não vê problema em mostrar a família. Cada boneco representa um integrante da casa. “Eu gosto da minha família grande e quero que todo mundo veja que a gente tem uma família feliz”.Para ela "a família feliz" é um só inocente adesivo, mas tem gente que trata o assunto com mais cautela.

Carlos Augusto Evangelista se considera uma vítima do adesivo. Bandidos seguiram o segurança do banco onde sacou dinheiro até a casa onde mora. Para ele, o adesivo no carro facilitou a ação dos criminosos. “O adesivo com certeza passou alguma dica, se ele me seguindo queria alguma dica, já teve a dica no adesivo. Mediante o ocorrido eu vou retirar”.

Nas universidades, a mania entre os estudantes é colocar no carro adesivo com o nome do curso e a cidade onde fica a faculdade.

Felipe Camargo Teodoro aprova o enfeite. “Como eu faço o curso, eu senti vontade de colocar o adesivo, eu acho que não tem problema”.

“Não tem dúvida que é perigoso porque as pessoas fornecem dados importantes que permitem a identificação, localização ou até dados que possibilitam a prática de quaisquer outros crimes, como por exemplo, a extorsão”, explica Benedito Antonio Valencise.

Outros adesivos informam os nomes dos filhos que estão com a família no carro. Para o delegado seccional, um prato cheio para os golpistas. “Nós temos conhecimento de situações de pessoas que conseguiram dados dessa forma e praticaram crimes".

Além dos cuidados com os adesivos, também é preciso redobrar a atenção com as informações disponibilizadas na internet. Sites de relacionamento e as redes sociais ganham a cada dia milhares de novos usuários. Muitos não se preocupam em deixar os seus dados pessoais expostos na rede mundial de computadores, uma rica fonte de informações os golpistas.

Por isso alguns cuidados são importantes para não se tornar mais uma vítima dos criminosos. “Nós devemos advertir, as pessoas para que tenham mais moderação nesses relacionamentos digitais e coloquem informações pontuais, informações que não possam comprometer a vida pessoal e profissional dessas pessoas no futuro. Uma vez ocorrendo o ato criminoso, procurar uma delegacia de polícia”, diz Daniel Freire e Almeida, da comissão direitos na internet - OAB / SP.

Fonte: G1

Nenhum comentário: