domingo, 28 de dezembro de 2008

IMPORTANTE LIÇÃO PARA O INÍCIO DO NOVO ANO

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EM TODAS AS ÁREAS DE NOSSAS VIDAS
TEXTO BASE: Lucas 14.28 a 30

INTRODUÇÃO:
· Como você deseja terminar o próximo ano, se for a vontade de Deus que estejamos vivos, ou se Jesus não arrebatar sua Igreja?
· O Estudo de hoje tem por objetivo ajudar o que querem vencer com uma fé racional, usando a capacidade que Deus nos deu, aliado com uma vida em sintonia com a Sua soberania.
· LEMBRE-SE: Não existe vento favorável para quem não sabe para onde quer chegar.
· Se somos seguidores de Jesus, devemos acompanhar os seus passos.
· Antes de tudo, é preciso demonstrar disposição. Nada se faz sem o querer.
· Mas nós temos crido no Deus que efetua em nós tanto o querer como o realizar (Filipenses 2.13).
· NINGUEM PODE DIZER QUE QUEM ACEITA JESUS DEIXA DE TER PROBLEMAS,
· MAS, NINGUEM PODE NEGAR QUE QUEM VEM PRÁ JESUS TEM A SUA VIDA MUDADA PARA MELHOR.
· Ex. Quem fuma durante 50 anos, joga fora UM CARRO E UMA CASA.
· Deus age na emoção, na razão e na vontade. Deus produz desejos positivos em nossos corações.
· Estejamos orando ao Senhor, pedindo que ele nos dê o espírito de crescimento.

DESENVOLVIMENTO:

ABAIXO, SEGUEM ALGUMAS DICAS QUE O AJUDARÃO A REALIZAR SEUS SONHOS:

1. ÁREA PESSOAL: (Crescer como pessoa, cuidar da saúde espiritual, emocional, física, estudar, namorar, noivar, casar, vou fazer uma hora de caminhada, três vezes por semana, etc...)

2. ÁREA ESPIRITUAL: Leitura de toda Bíblia, oração diária, jejum semanal, ser dizimista fiel, estar presente nos cultos, cuidar do testemunho, pregar em todas as oportunidades, ajudar o máximo de pessoas possível, envolver com a obra de Deus e acima de tudo com o Deus da obra, etc... (Ministério, grupo societário, etc)

3. ÁREA FAMILIAR: Culto doméstico, tempo para passeio, mais diálogo, visitar familiares, orar e investir na conversão da família, ter um filho, etc...

4. ÁREA PROFISSIONAL: Fazer um curso, crescer na empresa, trocar de emprego, pedir aumento, etc...

5. ÁREA FINANCEIRA (PATRIMONIAL): Pagar o INSS, fazer um seguro, conseguir a casa própria, conseguir um veículo, fazer uma Poupança de Reserva, pagar um plano de saúde, Se aposentar, casamento da filha, aniversário da filha, etc...

IMPORTANTE: Devemos estar atento a Lei da Semeadura: Vamos colher exatamente o que plantamos (Gálatas 6:7) – Serve para todas as áreas de nossa vida.

A. DEFINA SEU SONHO: Lucas 18:41 - Esse é o primeiro passo: O que você quer? Quando você quer? Como alcançar o que você quer?

B. COLOQUE NO PAPEL: Habacuque 2:2 - Escreva os seus sonhos - o compromisso é fundamental. Na hora de por no papel, escreva as metas realistas e atingíveis a curto, médio e longo prazo. Dê um passo de cada vez e mantenha o foco, que deve ser o objetivo de longo prazo. É muito importante visualizar o sonho, até mesmo para que não percamos algumas oportunidades únicas que aparecem a nossa frente.

C. NÃO DESVIE O FOCO: Mateus 16:21-23 - Pequenos gastos não planejados provocam um estrago nos projetos. Não se iluda com a parte do dízimo. O dízimo não é nosso. É de Deus. Gastar, administrar ou investir o dinheiro do dízimo é abrir uma brecha espiritual para o inimigo atrapalhar todos os nossos projetos. Não seja esbanjador. Cuidado com a cultura reinante do desperdício (tempo, dinheiro, alimento, água, luz, etc...)

D. TRABALHE COMO TUDO DEPENDESSE DE VOCÊ E ORE COMO SE TUDO DEPENDESSE DE DEUS. Salmo 24:1 - Dê o seu melhor em tudo. Nunca se esqueça de caminhar na dependência de Deus (Não desmazele da vida devocional, da Intimidade com Deus, do estar na Igreja, pois, também: Que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a alma? (Marcos 8:36) Ex: Rapaz que procurava vaga de gerente – aceitou a vaga de Auxiliar Geral e acabou conquistando a vaga de gerente.

E. COMEMORE – AGRADEÇA A DEUS – POR CADA ETAPA CONQUISTADA. Salmo 103:1-2 - Depois de concretizada agradeça a Deus, compartilhe sua vitória. Seu exemplo de conquista, certamente, vai motivar os outros.

CONCLUSÃO:
· Deus tem e quer o melhor para nós: Salmo 81:13-16 – 84:11 – Isaias 1:19
· Jesus quer saber e se interessa pelos nossos sonhos – Leproso; Mat. 8:1-3, Bartimeu Lc 18:41
· Todos têm o direito de sonhar; Romanos 1:12
· Deus atende quem pede: Mateus 7:7:8
· Deus é organizado e faz tudo no tempo certo: Gálatas 4:4 - Precisamos nos organizar para conquistar.

UM ANO VITORIOSO PRA TUA VIDA, EM NOME DE JESUS.

Nenhum comentário: