segunda-feira, 19 de setembro de 2016

POR QUE DEVEMOS FREQUENTAR A ESCOLA DOMINICAL?


Texto base: Amós 8.11 – Provérbios 22:6 – Oséias 4:6

UM PEQUENO HISTÓRICO:

• A Escola Dominical teve vários começos.

• Já desde os dias de Moisés, dos sacerdotes, Reis e Profetas de Israel, o ensino das Escrituras era indicado e recomendado.

• Em 1737, John Wesley, em Savannah, Geórgia, EUA fazia reuniões dominicais para se estudar a Bíblia.

• Em 1783, Robert Raikes publicou em seu Jornal sua bem sucedida experiência de reunir aos domingos das 10:00 as 14:00 hs crianças e adolescentes de Rua em Gloucester para estudar matérias seculares e também a Bíblia.

• O sucesso foi tanto que em 1792, em Gloucester, os tribunais não julgaram nenhum crime ou delito, pois os costumeiros infratores haviam se tornado alunos da Escola Dominical.

• Robert e Sarah Kalley, médicos, iniciaram uma escola dominical com cinco crianças em Petrópolis, na tarde de 19 de agosto de 1855.

• No Brasil, ainda antes de Robert Kalley, o Reverendo Justin Spauding, missionário metodista, já reunia aos domingos uma classe de quarenta alunos no Catete, Rio de Janeiro, sendo que a primeira Escola Dominical no Brasil dirigida em português, foi organizada no dia 01 de maio de 1836

POR QUE DEVEMOS ACREDITAR NA ESCOLA DOMINICAL?

1) Primeiro, porque vivemos em dias que explicações simplistas, afirmações sensacionalistas, sermões, que não satisfazem a busca de respostas e explicações do cristão moderno. Só no espaço de uma escola, a Escola Dominical, é que se pode viabilizar a dinâmica do aprendizado, do debate, da investigação e da pesquisa, coisas impossíveis de acontecer em outros espaços, bem como durante a pregação.

2) Segundo, porque o que a Bíblia diz é verdade: Vivemos aqueles dias profetizados por Amós 8.11, onde a fome e a sede pela Palavra seriam imensas.

10 RAZÕES PARA FREQUENTAR A ESCOLA DOMINICAL?

1 - Do ponto de vista da santidade: Ela ensina a Bíblia, que é a base de nossa fé em Deus e conduz a Cristo como salvador e Senhor de cada individuo (Salmos 119:105)

2 - Do ponto de vista da educação: Treina a mente e o coração em direção a eternidade (Salmos: 90:2)

3 - Do ponto de vista da sociedade: Habilita você a gozar da amizade e companheirismo de cristãos sinceros (Provérbios 17:17)

4 - Do ponto de vista da personalidade: Ajuda a desenvolver a personalidade cristã necessária para enfrentar vitoriosamente os problemas da vida (João 16:33)

5 - Do ponto de vista do caráter: O principal objetivo da Escola Dominical é ensinar-nos a ser cristãos exemplares em palavras e atos (1 João 3:18)

6 - Do ponto de vista da vida espiritual: Porque sua vida espiritual é avivada, pois a Escola Dominical é uma fonte de avivamento, porque onde a Palavra de Deus é ensinada e praticada o avivamento acontece.

7 - Do ponto de vista da Família: Existe uma classe para cada idade, e a família toda pode ir e tirar proveito dos ensinos recebidos (Salmos 122:1) Porque você reúne-se com a sua família, fortalecendo o relacionamento entre pais e filhos, as crianças crescem na disciplina do Senhor; e os casais aperfeiçoam a vida conjugal.

8 - Do ponto de vista do serviço: Dá ampla oportunidade para servir a Deus e á igreja, em atividades que não serão possíveis em qualquer outro lugar (Colossenses 4:5)

9 - Do ponto de vista da eternidade: Dirige nossos olhos para o céu e nos faz compreender que devemos preparar-nos para uma outra vida além da sepultura (Mateus 10:39)

10 - Do ponto de vista prático: O intervalo de uma hora ou mais que passamos na Escola Dominical, cada domingo, não poderia ser empregado com maior proveito em qualquer outro lugar (Mateus 6:33)

MINISTRADO PELO PASTOR EDNALDO BREVES NO DIA 18 DE AGOSTO DE 2011 - NUM CULTO DE QUINTA FEIRA - NA IGREJA METODISTA EM SÃO PEDRO - COM XÉROX PARA TODOS OS PRESENTES!!!

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

DATAS COMEMORATIVAS EM SETEMBRO

02 de setembro - Dia do Pastor

Trata-se de uma homenagem ao dia da ordenação do reverendo Eduardo Carlos Pereira (1855-1923), em 1881, da Igreja Presbiteriana. Para fortalecer sua Igreja, o pastor incitou a criação de seminários, fundou a Sociedade Brasileira de Tratados Evangélicos, em 1883, com o objetivo de produzir literatura evangélica, e também concebeu o plano de Missões Nacionais, buscando condições para sustentar pastores, professores e evangelistas sem a ajuda estrangeira.
Fonte:Livro: A origem de Datas e Festas
Autor: Marcelo Duarte
Editora: Panda Books