sexta-feira, 27 de setembro de 2013

SINCRETISMO RELIGIOSO - CORRESPONDÊNCIA ENTRE ORIXÁS, SANTOS, VODUNS E INQUICE


FONTE: http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Orixás
orixásanto
na Bahia
santo
no Rio de
Janeiro
vodum
jeje
inquice
congo ou
angola
ExuO DiaboSanto Antônio
(13 de Junho)
LegbáBombogira
(masc.)
Panjira
(fem.)
OgumSanto Antônio
(13 de junho)
São Jorge
(23 de abril)
GuRoximucumbi
OxóssiSão Jorge
(23 de abril)
Erinlé
São Sebastião
(20 de janeiro)
AguêKibuco Motolombo
Xapanã,
Obaluaiê
ou Omolu
Obaluaiê: São Roque
(16 de agosto)
Omolu: São Lázaro
(17 de dezembro)
São Lázaro
(17 de dezembro)
Azoani ou
Sakpatá
Kingongo
OssãeSanto Onofre
(12 de junho)
São Benedito
(5 de outubro)
-Katendê
OxumaréSão Bartolomeu
(24 de agosto)
-DanHongolo (masc.)
Angoroméa (fem.)
XangôXangô: São Jerônimo
(30 de setembro)
Dadá: Cristo Rei
(Domingo
anterior ao
1º domingo
do Advento)
Aganju: São José
(19 de março)
Oraniã
Airá: São Pedro
(29 de junho)
Xangô: São Jerônimo
(30 de setembro)
Xangô Obomi: São João
(24 de junho)
SobôBadê
ou Heviosso
Zaze
OxumNª.Srª. das
Candeias
(2 de fevereiro)
Nª.Srª. da
Conceição
(8 de dezembro)
Aziri TobóssiKissimbi
LogunedéSanto Expedito
(19 de abril)
ou São Miguel (29 de setembro)
--Gongobira
Iansã
ou Oiá
Santa Bárbara
(4 de dezembro)
Santa Bárbara
(4 de dezembro)
-Kaiongo
ObáSta. Catarina
(25 de novembro)
Sta. Joana D'Arc
(30 de maio)
--
NanãSant'Ana
(26 de julho)
Sant'Ana
(26 de julho)
-Rodialonga
IemanjáNª.Srª. da
Conceição
(8 de dezembro)
Nª.Srª. da
Glória
(15 de Agosto)
Aziri KaiaDanda Lunga
Oxalá ou
Obatalá
N. Senhor
do Bonfim
(2º domingo
depois do
dia de Reis)
Oxalufã
Oxaguiã
Odudua
Ocô
Oxalufã: Deus Pai
Oxaguiã:Jesus Cristo
(25 de dezembro)
Olissara
ou Lissá
Lembá Dilê
IbêjiSão Cosme e
São Damião
(27 de setembro)
São Cosme e
São Damião
(27 de setembro)
-Nvunji
IrocoSão Francisco
(4 de outubro)
-LocoTempo
EuáNª.Srª.
das Neves
Nª.Srª. de
Monte Serrat
--
Olocum--Aziri Kaia-
Orunmilá
ou Ifá
Santíssimo
Sacramento
(1º domingo
de julho)
--

AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS E O SINCRETISMO RELIGIOSO NO BRASIL

Durante o processo de colonização do Brasil, notamos que a utilização dos africanos como mão de obra escrava estabeleceu um amplo leque de novidades em nosso cenário religioso. Ao chegarem aqui, os escravos de várias regiões da África traziam consigo várias crenças que se modificaram no espaço colonial. De forma geral, o contato entre nações africanas diferentes empreendeu a troca e a difusão de um grande número de divindades.
Mediante essa situação, a Igreja Católica se colocava em um delicado dilema ao representar a religião oficial do espaço colonial. Em algumas situações, os clérigos tentavam reprimir as manifestações religiosas dos escravos e lhes impor o paradigma cristão. Em outras situações, preferiam fazer vista grossa aos cantos, batuques, danças e rezas ocorridas nas senzalas. Diversas vezes, os negros organizavam propositalmente suas manifestações em dias-santos ou durante outras festividades católicas.
Do ponto de vista dos representantes da elite colonial, a liberação das crenças religiosas africanas era interpretada positivamente. Ao manterem suas tradições religiosas, muitas nações africanas alimentavam as antigas rivalidades contra outros grupos de negros atingidos pela escravidão. Com a preservação desta hostilidade, a organização de fugas e levantes nas fazendas poderia diminuir sensivelmente.
Aparentemente, a participação dos negros nas manifestações de origem católica poderia representar a conversão religiosa dessas populações e a perda de sua identidade. Contudo, muitos escravos, mesmo se reconhecendo como cristãos, não abandonaram a fé nos orixás, voduns e inquices oriundos de sua terra natal. Ao longo do tempo, a coexistência das crendices abriu campo para que novas experiências religiosas – dotadas de elementos africanos, cristãos e indígenas – fossem estruturadas no Brasil.
É a partir dessa situação que podemos compreender porque vários santos católicos equivalem a determinadas divindades de origem africana. Além disso, podemos compreender como vários dos deuses africanos percorrem religiões distintas. Na atualidade, não é muito difícil conhecer alguém que professe uma determinada religião, mas que se simpatize ou também frequente outras.
Dessa forma, observamos que o desenvolvimento da cultura religiosa brasileira foi evidentemente marcado por uma série de negociações, trocas e incorporações. Nesse sentido, ao mesmo tempo em que podemos ver a presença de equivalências e proximidades entre os cultos africanos e as outras religiões estabelecidas no Brasil, também temos uma série de particularidades que definem várias diferenças. Por fim, o sincretismo religioso acabou articulando uma experiência cultural própria.
Não cabe dizer que o contato entre elas acabou designando um processo de aviltamento de religiões que aqui apareceram. Tanto do ponto de vista religioso, quanto em outros aspectos da nossa vida cotidiana, é possível observar que o diálogo entre os saberes abre espaço para diversas inovações. Por esta razão, é impossível acreditar que qualquer religião teria sido injustamente aviltada ou corrompida.

Por Rainer Sousa
Graduado em História

FONTE: http://www.brasilescola.com/religiao/as-religioes-afrobrasileiras-sincretismo.htm

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A VIDA DE SADU SUNDAR SINGH

Em 3 de Setembro de 1889, Sundar Singh nasceu em Rampur, em uma região chamada de Patiala ao norte da Índia. Ele foi criado entre uma família rica. Como um Sikh, Sundar foi educado sobre os ensinamentos do hinduísmo e vivendo junto com seus pais em templos hindus. Aos sete anos de idade ele já havia memorizado o Bhagavad-Gita, as canções de pessoas felizes, que é um longo e intrigante verso contendo lições de vida.
Aos dezesseis anos, não só ele tinha dominado os Vedas, os livros sagrados do hinduísmo antigo, mas como também já havia lido o Alcorão, o livro sagrado do Islã. Ele, então, conheceu alguns sadhus onde lhe ensinaram o yoga. O sadhu é um hindu onde dedica toda a sua vida à sua religião e abandona todos os prazeres mundanos.
Sundar permaneceu solteiro e desempregado durante toda sua vida. Ele viajou por toda a Índia vestindo um roupão amarelo sem comida e sem qualquer residência permanente. Ele viveu somente da caridade de outras pessoas.
Tendo se tornado um cristão, ele foi rejeitado pelo seu pai e condenado ao ostracismo por sua família. Em 16 de outubro de 1905, Sundar vestindo um manto amarelo, descalço como também sem aprovisionamentos, retomou sua vida perambulante de aldeia em aldeia, mas desta vez, seguiu os passos de Jesus. Sundar Singh a princípio opunha-se fortemente ao cristianismo. Certa vez rasgou uma Bíblia em público e a queimou. Um dia, acordou às três da manhã e orou pedindo que, se Deus existisse, ele se revelasse e lhe mostrasse o caminho da salvação. Se a oração não fosse respondida, Sundar Singh estava decidido a deitar-se sobre os trilhos e morrer sob as rodas do trem. Ele orou e aguardou, esperando ver qualquer divindade. Em vez disso, ele viu uma luz brilhando em seu quarto, provavelmente o próprio Cristo. A partir daquele momento, Sundar Singh se tornou uma nova pessoa. Tomado pela paixão de proclamar a mensagem de Cristo, adotou uma vida simples de um religioso indiano. Mais tarde a influência de seus escritos tocaram cristãos em várias partes do mundo. Ele pregou em Londres, Paris, Alemanha, Estados Unidos e Australia. Em1906, ele foi ao Tibet, pela primeira vez em sua vida. Esse país o atraiu, principalmente por causa da grande resistência contra o evangelismo.
Sundar visitava o Tibet a cada verão. Em 1929, ele visitou o país novamente e nunca mais foi visto desde então. Sundar manifesta em sua vida o versículo escrito em Marcos 8:35 que diz: "Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la, mas quem perder a vida para mim e para o Evangelho vai salvá-la."
FONTE: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Sadhu_Sundar_Singh

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

UM POUCO DE HISTÓRIA DO CAMPO MISSIONÁRIO EM SÃO GENARO

O trabalho da Igreja Metodista em São Genaro começou há alguns anos atrás com a abertura de um Grupo Pequeno, dirigido pelos Irmãos Sem. André, sua esposa Magali e as Evangelistas Luciana Peixoto, Jocilene e Cidinha, da Igreja Metodista em São Pedro, na casa de uma irmã que se chamava Maria da Glória! 

Tempos depois ela veio a falecer e ficamos sem um local para reunirmos.

Logo em seguida uma família de nossa Igreja alugou um sítio na localidade e resolvemos restabelecer o Grupo de Discipulado na casa deles, liderado pelo Sem. Mauro Sérgio Botelho.

Como estávamos em construção do novo templo, fizemos uma proposta para uma PARCERIA com o Distrito, onde a Igreja Local cederia os obreiros (Seminarista Edinaldo Garcia e sua esposa Hélia Fonseca Garcia, que moram em São Pedro e José Luiz e Isabel, que residem em São Genaro), além de se comprometer com a Ajuda de Custo para o obreiro e o DISTRITO ficaria com a responsabilidade do aluguel, luz e água do salão, o que foi prontamente abraçado pelo SD. Rev. Ananias Lúcio da Silva, juntamente com a CODIAM que esteve no local.

Para reforma do salão contamos com a mão de obra voluntária dos irmãos da Metodista São Pedro e moradores da comunidade, liderados pelo Seminarista Edinaldo Garcia e Família e ajuda financeira Distrital. 

Para equipar o novo salão de culto contamos com a parceria das Igrejas, que abençoaram o Novo Campo Missionário com Móveis e Utensílios, além de ofertas alçadas doadas pelas Igrejas, Pastores e Pastoras.

Assim, pela graça de Deus, foi alugado um antigo bar, que agora é um local de Adoração ao Deus vivo, inaugurado em 22 de Setembro de 2013.

O bairro está em franco desenvolvimento e, segundo a Prefeitura, há um projeto para lotear várias áreas no bairro. 

Ou seja, a Igreja Metodista vai crescer junto com o bairro.

Pela fé já profetizamos que o Bairro de São Genaro é do Senhor Jesus!

Rev. Ednaldo Breves



sexta-feira, 20 de setembro de 2013

CONSOLIDAÇÃO - Saindo da utopia de um falso crescimento


Numa Igreja de dons e ministério, como a Igreja Metodista, onde todos são conscientizados  que foram dotados por Deus de, no mínimo, um dom e que esse dom deve ser colocado à disposição de Deus para o serviço ao próximo, através dos diversos Ministérios da Igreja, não há motivo para que ninguém fique de fora do Projeto de Deus, desenvolvido através da Igreja!

Vivemos um tempo de muitas adesões e poucas conversões genuínas! Muitas pessoas batizadas, recebidas nas Igrejas, sem, no entanto, vivenciarem UMA NOVA VIDA EM CRISTO!

É de corar de vergonha ver pessoas com o nome arrolado numa Igreja evangélica, dizendo-se "evangélico/a", postando palavrões, citações de pessoas que nunca tiveram um relacionamento com Deus, verdadeiras filosofias baratas, curtido novelas e seus personagens que fazem apologia as drogas, ao adultério, ao incesto, etc! Fazendo elogios a bandas e cantores seculares, roqueiros que fazem invocação de demônios nos palcos, sem o menor discernimento... ainda repetem o famoso bordão dos ignorantes espirituais: "Nada haver!!!"

Tem faltado a CONSOLIDAÇÃO!

O batismo ou a recepção na Igreja não é o ápice da vida cristã, é apenas o começo, é o início do processo da santificação, sem a qual ninguém verá a Deus! (Hebreus 12:14)

E quando eu falo em CONSOLIDAÇÃO, não estou falando de coisas vindo de outros arraias não, estou falando de coisas que fazíamos muito bem, mas, que, com o tempo, paramos de fazer, pensando que outros grupos religiosos tinha inventado a roda ou o fogo!

Creio no Discipulado como instrumento de consolidação!
Ainda creio na Escola Bíblica Dominical como instrumento de consolidação!
Ainda creio nos Estudos Bíblicos, Seminários e Série de Conferências como instrumento de consolidação!
Ainda creio na santificação que não nos separa das pessoas, mas nos separa para Cristo, para nós aproximarmos das pessoas com conteúdo espiritual cristão e unção de Deus!
Ainda creio em pregações que combatem o pecado como instrumento de consolidação!
Ainda creio em pregações que falam de arrebatamento, volta de Jesus, morte e vida, céu e inferno como instrumento de consolidação!
Ainda creio nos cultos nos lares como instrumento de consolidação!
Ainda creio no incentivo a Leitura anual da Bíblia, meditação na Palavra, para conhecermos melhor o nosso Deus e sua vontade para nossas vidas!
Ainda creio na Oração como estilo de vida, como instrumento de consolidação!
Ainda creio no Jejum como arma poderosa para mudar circunstâncias, como instrumento de consolidação!
Ainda creio no Batismo com ou no Espírito Santo, como poder de Deus na vida do cristão para que ele possa vencer as provações e tentações, como instrumento de consolidação!
Ainda creio no fruto do Espírito Santo que imprime em nós o caráter de Cristo, como instrumento de consolidação!
Ainda creio nos dons espirituais como ferramenta que nos habilita para melhor servirmos a Deus e ao nosso próximo!
Ainda creio que a Igreja, apesar de suas limitações, ainda é o melhor lugar para estamos adorando e aprendendo de Deus em família, nela criando nossos filhos, preparando-os para serem bons cidadãos nesta terra e cidadãos dos céus!

Na vida cristã, quem para regride! Portanto, prossiga!

No céu não vai entrar "quase cristão"! Lá só vai entrar quem é comprometido com Deus e sua poderosa palavra! Gente que paga o preço da renúncia do pecado e busca viver o dia de hoje como se Cristo fosse voltar hoje!

Menos do que isso é viver se enganando e ser surpreendido negativamente no último dia!

Vale a pena amar Deus sobre todas as coisas, renunciar o pecado, servir o nosso próximo e estar preparados para o encontro com Jesus!

Com carinho!

Pr. Ednaldo Breves
Primavera de 2013!


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Família procura por idoso desaparecido em Volta Redonda, RJ

Orozimbo Mariano da Silva, de 84 anos, sofre problemas de saúde. Ele foi visto pela última vez na sexta-feira (30), no bairro Retiro.

O idoso Orozimbo Mariano da Silva, de 84 anos, está desaparecido desde a manhã de sexta-feira (30), em Volta Redonda , RJ. 

Ele é pai da Pastora Sandra Barbosa, da Igreja Metodista em Vila Orlandélia - Barra Mansa - RJ.

Ele foi visto por vizinhos pela última vez enquanto caminhava pela Avenida Paulista, no bairro Retiro. 

O enteado dele, Raulison Mariano da Silva, de 35 anos já registrou um boletim de ocorrência na 93ª Delegacia de Polícia da cidade.

Segundo a esposa do idoso, Clea Lucia de Paula, de 63, esta é a segunda vez que ele está desaparecido. "Há uns 15 dias ele saiu, ficou rodando pela rua, mas apareceu no mesmo dia porque a neta dele o encontrou e levou ele para casa", disse.

Ela conta ainda que o marido, conhecido no bairro como "Oró", não entende e se revolta com os problemas de saúde que enfrenta. 

"Ele sempre foi muito ativo, ele já foi técnico de futebol, mas ultimamente tem pintado esses problemas, ele faz tratamento dos nervos, e não tem aceitado muito bem", acrescentou Cleia.


A família pede para quem tiver informações sobre o idoso ligue para os telefones (24) 3346-4492, 8811-5649, ou para o disque denúncia da polícia, através do 190.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

IDOSO ANUNCIA SUA MORTE EM JORNAL PARA CHAMAR ATENÇÃO DA FAMÍLIA E AMIGOS

Incomodado com a falta de atenção por parte de seus familiares, um idoso albanês articulou um curioso plano para ser visitado e, em pleno dia de seu aniversário, emitiu uma nota de falecimento em um jornal local.

Para tornar a notícia de sua morte ainda mais crível, Hajdar Lila, um cidadão de Fushe-Kruje, uma pequena cidade próxima a Tirana, também colou alguns cartazes na rua para anunciar sua morte, nos quais incluiu uma foto e dados pessoais.

"Faz quatro anos e meio que voltei do Canadá e meus filhos, irmãos e, inclusive, meus primos ainda não vieram tomar um café na minha casa", declarou Lila, de 70 anos, em declarações publicadas nesta terça-feira pelo portal "Shqiptarja.com".

O idoso relatou que passou muitos anos vivendo na Grécia e no Canadá, mas que sempre enviou dinheiro e notícias a sua família.

De acordo com Lila, seus amigos e familiares sempre se mostraram muito amáveis com ele, mas, aparentemente, apenas pelo dinheiro e pelos presentes que lhes enviava desde o exterior.

"Enquanto estive no Canadá, eu ajudei o quanto pude todos com dinheiro. Eu tinha muita vontade de voltar para minha pátria e viver com meus entes queridos. Mas, agora que não me resta dinheiro, ninguém se importa mais com minha presença", lamentou o idoso.

No entanto, mesmo com a simulação de sua própria morte, Lila não obteve muito sucesso na hora de reunir sua família, já que somente sua filha mais velha se dirigiu a sua casa para cuidar de seu suposto funeral.

Após esta experiência, Lila deixou claro que não aceitará ninguém no cemitério no dia de sua morte verdadeira, com exceção do coveiro.


"As pessoas devem ser respeitadas enquanto vivas e não depois de mortas", finalizou o idoso, que, por sinal, não conseguia esconder a grande decepção com seus filhos.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

EXEMPLO DE UM PASTOR QUE FOI UM GANHADOR DE ALMAS - SEM MODISMOS

Recomendo aos Pastores e Líderes que desejam ver vidas libertas e multidões se rendendo aos pés do Senhor Jesus, a lerem a Biografia de John Hyde!

É o resgate do Evangelho simples, sem modismo!!!

Eis aí um trecho de sua Biografia, mas recomento a todos a aquisição do Livro com sua biografia completa!

Simplesmente Inspirador!

UMA VIDA DE ORAÇÃO

 Na conferência do ano seguinte John Hyde outra vez chegouy a Deus com um pedido definido e importunador. Desta vez ele queria duas almas por dia. Nesta conferência Deus o usou com mais poder do que nunca. Através dele Deus revelou vislumbres do divino coração de Cristo partido por causa dos nossos pecados. Não precisamos ter o nosso coração partido, mas ter o coração partido de Deus. Não somos participantes dos nossos sofrimentos, mas dos sofrimentos de Cristo. Não é com as nossas lágrimas que devemos admoestar noite e dia, mas tudo vem de Cristo. A comunhão nos seus sofrimentos é o seu dom gratuito para ser recebido em simples fé. 
 Paterson escreveu a respeito de John Hyde: “Qual foi o segredo da vida de oração de John Hyde? Quem é a fonte de toda vida? O Jesus glorificado. Como recebo esta vida dele? Assim como recebi a sua justiça no início. Reconheço que não tenho nenhuma justiça de mim mesmo – somente trapos de imundícia e em fé me aproprio da sua justiça. 
 “Agora se segue um duplo resultado. Quanto ao nosso Pai dos céus, ele vê a justiça de Cristo e não a minha injustiça. Um segundo resultado vem quanto a nós mesmo: a justiça de Cristo não só nos reveste exteriormente, mas entra no nosso próprio ser, pelo seu Espírito, recebido por fé, e desenvolve a santificação em nós.” 
 “Por que não pode ser mesmo com a nossa vida de oração? Lembremo-nos da palavra por. ‘Cristo morreu por nós’ e ‘vivendo sempre para interceder por nós’, isto é, no nosso lugar. Assim eu confesso as minhas orações sempre insuficientes (nem ouso chamá-las de vida de oração), e suplico baseado na sua intercessão incessante. Isso afeta o nosso Pai, pois ele vê a vida de oração de Cristo em nós e responde de acordo com ela. De forma que a resposta é ‘infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos’. 
 “Um outro grande resultado se segue: nós somos afetados. A vida de oração de Cristo entre em nós e ele ora em nós. Isto é oração no Espírito Santo. Esta é a vida mais abundante que o nosso Senhor nos dá. Oh, que paz, que conforto! Não há mais necessidade de esforçar-nos para produzir uma vida de oração, falhando constantemente. Jesus entra no barco e a labuta cessa, e logo estamos na terra que era o nosso destino. Agora, precisamos ficar quietos diante dele para ouvir a sua voz e permitir que ele derrame em nossa alma sua vida transbordante de intercessão, que significa literalmente: encontrar-se face a face com Deus – verdadeira união e comunhão.” 
 John costumava dizer: “Quando nos mantemos perto de Jesus, é ele quem atrai almas a si mesmo através de nós, mas é necessário que ele seja levantado na nossa vida: isto é, temos de ser crucificados com ele. 

ALARGANDO O SEU CORAÇÃO 

As oitocentas almas desde a conferência do ano passado não satisfizeram a John Hyde. Deus estava alargando o seu coração com seu amor. Mais uma vez ele buscou a Deus com santo desespero. Finalmente obteve a segurança de ganhar quatro almas por dia. 
 Nos dias em que quatro almas não foram recolhidas para o aprisco, de noite havia tamanha carga no seu coração que se transformava em verdadeira dor, sendo-lhe impossível comer ou dormir. Então em oração ele pedia ao Senhor para lhe mostrar que obstáculos na sua vida estava impedindo a bênção. Invariavelmente ele descobria que era a falta de louvor na sua vida. Assim ele trocava suas cinzas pela grinalda de Cristo, seu pranto pelo óleo de alegria de Cristo, seu espírito angustiado pelas vestes de louvor de Cristo, e enquanto ele louvava a Deus, as lamas vinham a ele e os números que faltavam eram completados. 

CONCLUSÃO:

Sinto-me constrangido de viver num tempo onde o Evangelho simples está sendo deixado de lado, a Bíblia Sagrada ignorada e, por causa de "dinheiro" e do "crescimento a qualquer preço", estão achando que vão inventar a Roda e o Fogo novamente.

Faço minhas as palavras do Pastor Metodista Edward Mackendree Bounds, que uma vez falou o seguinte: "O que a Igreja precisa hoje não é de maquinário ou maquinário aperfeiçoado, nem de novas organizações, ou de mais e melhores métodos, MAS DE HOMENS QUE O ESPÍRITO SANTO POSSA USAR – HOMENS DE ORAÇÃO, HOMENS PODEROSOS NA ORAÇÃO."

Que Deus tenha compaixão de nossa geração!!!

IMERSÃO MDA EM FORTALEZA

Amados/as irmãos e irmãs


Dos dias 26 de Novembro ao dia 1 de Dezembro de 2013 estaremos indo à Fortaleza para imersão na visão do MDA. 

Infelizmente só temos 50 vagas disponíveis, portanto quem enviar mais rápido a resposta estará com sua vaga garantida. 

O custo fica em torno de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais), incluindo Aéreo, Hotel (com Café da Manhã) e Translado do Aeroporto para o Hotel.

OBS: Os colegas com quem já contactei já estão com suas vagas garantidas. Só preciso da confirmação.

Aos que forem, pedirei ao Bispo para enviar uma carta à sua igreja para ajudar a pagar as despesa.

Favor confirmar presença pelo e-mail: marcus.fraga@1re.metodista.org.br


Pastor Marcus Fraga

A VISÃO DO MDA DA IGREJA DA PAZ EM FORTALEZA

O objetivo desta apresentação não é fazer propaganda da Visão MDA, nem da Igreja da Paz em Fortaleza, mas para que este material sirva de análise para os que querem imergir nesta visão!

A Igreja da Paz Fortaleza está 100% na Visão do MDA.

Na visão do MDA, é possível à Igreja Local ganhar multidões para Jesus sem deixar de cuidar bem de cada cristão – é o modelo de discipulado um a um em ação.
O MDA abrange diversos fatores desenvolvidos na Igreja Local. Sem dúvida, o fator central do Modelo de Discipulado Apostólico é o discipulado um a um que todos na igreja recebem. Porém, este modelo (MDA) fala da visão geral de como cremos que a Igreja Local deve funcionar.
1 – O REINO DE DEUS
Jesus disse: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu Reino…” (Mateus 6.33).
Deus está implantando o Seu Reino aqui na Terra e Ele tem deixado bem claro qual é a visão dEle para nós:
Deus havia dito para o homem: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra…” (Gênesis 1.28). Por quê? Porque Adão e Eva gozavam de perfeita comunhão com Deus e assim refletiam a glória de Deus perfeitamente. À medida que eles obedecessem a ordem de crescer e multiplicar, toda a terra ficaria cheia da glória de Deus, como as águas cobrem o mar.
O plano original de Deus nunca mudou. Mesmo que o homem natural, por causa do pecado, não reflita a glória de Deus, aquelas pessoas que já nasceram de novo verdadeiramente refletem a Sua glória. Então a ordem de Deus continua a mesma: “Eu quero o Meu Reino implantado sobre toda a terra e isto vai acontecer quando os meus filhos colocarem o Meu Reino em primeiro lugar, crescerem e se multiplicarem até que toda a terra esteja cheia de pessoas que reflitam a minha Glória”.
2 – A IGREJA DO SENHOR JESUS
Mas qual é o contexto em que nós devemos buscar o Reino de Deus? Na prática, como podemos fazer isso?
Jesus disse: “Eu edificarei a Minha Igreja…” (Mateus 16.18) e em outra ocasião Ele disse “quem comigo não ajunta, espalha…” (Mateus 12.30). Em outras palavras, o Reino de Deus aqui na Terra se manifesta e é centralizado na Igreja do Senhor Jesus:
A Igreja do Senhor Jesus é o coração do Reino de Deus.
3 – A IGREJA LOCAL











Posso saber, então, que verdadeiramente estou buscando o Reino de Deus se eu estiver trabalhando com Jesus na Edificação da Sua Igreja Mundial. Mas, como a Igreja Mundial do Senhor Jesus é edificada? Através da Igreja Local.
Se eu não estiver edificando a Igreja Local eu não estou edificando como eu deveria a Igreja Mundial do Senhor Jesus. A Bíblia fala muito mais acerca da Igreja Local do que da Igreja Mundial. Estamos trabalhando com Deus ou contra Deus? Talvez muitos não saibam disto, mas quem não está na visão da Igreja Local – ajudando a Igreja Local a crescer e multiplicar em quantidade e qualidade, está na realidade (mesmo que seja por omissão) trabalhando contra Deus. Isto é sério. Deus coloca máxima importância na Igreja Local porque a Igreja Local é o coração da Igreja do Senhor Jesus aqui na Terra.
O Apóstolo João, em Apocalipse 1.10-11, ouviu a voz do Senhor Jesus por trás dele. Mas quando virou para ver o Senhor Jesus, primeiramente ele viu sete candeeiros de ouro (Ap. 1.12), e só depois viu o Senhor Jesus (Ap. 1.13). Os sete candeeiros são as sete igrejas locais (Ap. 1.20). Creio que, simbolicamente, isto mostra que para termos plena revelação do Senhor Jesus, temos também que ter a visão da Igreja Local. Onde estava Jesus? “No meio dos sete candeeiros” (Ap. 1.13). No meio das Igrejas Locais. É impressionante a importância que Deus põe na Igreja Local.
4 – A CÉLULA











É muito importante que todos os cristãos da Igreja Local estejam congregando na célula, onde a vida do Corpo se encontra de forma sintetizada em todos os seus muitos aspectos, tais como: adoração, intercessão, evangelismo, integração, discipulado, treinamento de líderes, comunhão, assistência social, etc.

É necessário que essa célula esteja sempre aberta para receber novas pessoas. Como a célula do corpo humano, deve estar sempre crescendo, multiplicando e formando novas células. Esse tipo de célula resgata a “Igreja no Lar”, e por isso cremos ser importante que todos congreguem em uma célula deste tipo, pois acreditamos que foi assim que aconteceu na igreja neotestamentária. Para nós, a Célula é o Coração da Igreja Local.
Todas as nossas Células, heterogêneas e homogêneas, têm essas características, e todos os membros estão em um desses dois tipos de Células. A totalidade de nossas Células cresce, e elas se multiplicam em três áreas:
1) Verticalmente: os membros crescem em intimidade com Deus e multiplicam isso nas vidas dos seus discípulos.
2) Horizontalmente: os membros crescem em comunhão uns com os outros e multiplicam isso nas vidas dos seus discípulos.
3) Exteriormente: Os membros crescem numericamente ganhando novas pessoas para Jesus, discipulando essas pessoas e multiplicam esse código genético de evangelismo e discipulado nas vidas dos seus discípulos. A Célula cresce em número de membros e se multiplica, gerando assim novas Células.
É este tipo de Célula que é o verdadeiro coração da Igreja Local. Na igreja baseada em Células tudo acontece pela Célula, para a Célula, através da Célula e em função da Célula.
No gráfico acima podemos perceber que o coração do Reino de Deus é a Igreja Mundial do Senhor Jesus; o coração da Igreja Mundial é a Igreja Local; e o coração da Igreja Local é a Célula. Você pode perceber, então, que todo esforço cristão para implantar o Reino de Deus na terra deve resultar em priorizar, direta ou indiretamente a edificação de Células no contexto da Igreja Local. Agora, qual é o coração da Célula?
5 – O DISCIPULADO UM A UM
Jesus priorizou o discipulado na Sua vida aqui na Terra. Antes de escolher os seus discípulos Ele orou a noite toda (Lucas 6.12-13), e uma grande parte do seu tempo foi ocupado investindo na vida destes discípulos. Como Ele viajava horas e horas a pé, é bem provável que, enquanto estava caminhando com os discípulos naquelas estradas construídas pelo Império Romano, Ele aproveitasse bem o tempo discipulando. Quem já caminhou por muitas horas sabe que é difícil andar e falar com muitas pessoas ao mesmo tempo. Cremos que Jesus discipulava muito: 1) um a um; e 2) em grupo.
O Dr. Carl Horton, que já dormiu no Senhor, tinha o seu doutorado em “Crescimento da Igreja” pela Escola de Missões Mundiais do Seminário Teológico Fuller. Foi ele quem apresentou os resultados surpreendentes de uma pesquisa realizada com um grande número de líderes cristãos. Os quesitos avaliados na pesquisa eram concernentes à formação de líderes; como e onde foram treinados os líderes que estão tendo mais sucesso no Reino de Deus. A pesquisa demonstrou que:

  • 0% dos líderes foram produzidos pelo púlpito em reuniões públicas de ensino ou pregação;
  • 90% dos líderes foram gerados através do discipulado e mentoreamento pessoal, um a um.
  • 0% dos líderes foram produzidos em classes estruturadas, como Escola Dominical, cursos de Família Cristã, Guerreiros de Cristo, e outras mais;
  • 10% dos líderes foram gerados no discipulado em grupos pequenos;
Na nossa própria experiência, também temos visto que é muito bom discipular em grupos, mas nunca em substituição ao discipulado um a um. Sem dúvida, isto possibilita que o discipulado seja mais profundo, intenso, e específico.
É claro que, para haver esse tipo de discipulado os dois (discípulo e discipulador) devem ser do mesmo sexo. Também, alguém não pode estar discipulando outra pessoa se ele primeiramente não tiver discipulador. O discipulador tem compromisso total de não falar nada para pessoa alguma daquilo que o discípulo confidenciou, a não ser que obtenha primeiramente sua permissão.
Este discipulado deve acontecer no contexto da Célula, ou seja, o discipulador deve participar da mesma Célula do discípulo. O discipulado nunca deve ser manipulativo. O verdadeiro discipulado é para ajudar o discípulo a crescer.
Discipulado é proteção. Discipulado é crescimento. Seja transparente com o seu discipulador. Você ficará maravilhado como Deus vai usar seu discipulador para ajudá-lo a vencer o pecado, crescer espiritualmente, ser um ganhador de almas, e ser também um bom discipulador. “Confessai os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para serdes curados” (Tiago 5.16).
Uma vez que você está sendo discipulado, é importante começar a orar e pedir a Deus que lhe mostre quem você deverá discipular. Quando você ganha alguém para Jesus, você tem que garantir que aquela pessoa seja bem discipulada. Normalmente é você quem deve discipular aquele novo convertido.
Jesus, antes ascender aos céus, nos deixou a Grande Comissão: “Ide, portanto, fazei discípulos…” (Mt. 28.19). Isto tem que ser priorizado, pois sem dúvida é um assunto de máxima importância. Na medida em que meditávamos na centralidade do discipulado, Deus nos revelou que o discipulado um a um é o coração da Célula. A esse relacionamento do discipulador com seu discípulo (total de duas pessoas) chamamos de uma microcélula. Como a ênfase central da Visão do Modelo do Discipulado Apostólico é o discipulado um a um, vimos que seria ideal usarmos a mesma sigla para identificar esta microcélula.
Então, como visão da Igreja Local temos:
MDA: Modelo de Discipulado Apostólico.
E como o nome da micro-célula de discipulado, também, temos:
MDA: Micro-célula de Discipulado Apostólico.
O discipulado, na microcélula, é feito um a um. Você poderá notar então que a microcélula tem o total de duas pessoas:Discipulador e Discípulo. Cremos que o MDA é a menor representação da Igreja: a microcélula do Corpo de Cristo, “onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome…” (Mateus 18.20). É interessante notar que o contexto desta passagem se refere à Igreja Local.
O importante é que todos estejam debaixo da cobertura de um discipulador, e que todos estejam fazendo discípulos, porque, como já foi enfatizado, o discipulado é o coração da Célula. Em outras palavras: o MDA é o coração da Célula.
A Visão do MDA pede que cada cristão esteja inserido onde está a figura daquela pessoa no gráfico abaixo:
Na Visão do MDA cada cristão deve estar sendo e fazendo discípulos, participar de uma Célula, abraçar a visão da Igreja Local, buscar a Unidade da Igreja Mundial e colocar em primeiro lugar o reino de Deus.