quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

ASSÉDIO MORAL NAS IGREJAS - UM MAL QUE PRECISA SER BANIDO

INTRODUÇÃO: O assédio moral vem a ser caracterizado como um comportamento que utilizando técnicas de desestabilização, conduzem o indivíduo a um estado de desconforto psíquico que pode evoluir para a irritação, estresse e até mesmo depressão. Isto pode ocorrer na família, na vida social e dentro de empresas. 

Evidentemente, numa instituição religiosa (igreja), onde seus membros são “salvos”, as possibilidades da ocorrência do assédio moral são “minimizadas”, certo? Errado! Errado! 

Infelizmente tem sido “maximizadas”, ampliadas, e o risco de alguém ser vitima de tal pressão são aumentativas, especialmente os envolvidos em cargos de liderança. Infelizmente essa violência perversa cada vez mais atinge as igrejas.

METODOLOGIA: os moralmente perversos utilizam as mais variadas técnicas: os subentendidos, alusões malévolas, a mentira, humilhações. Por meio de palavras aparentemente inofensivas, alusões, sugestões ou não-ditos, é efetivamente possível desequilibrar uma pessoa ou até destruí-la.

1ª) A primeira fase do assédio consiste em DESESTABILIZAR a vítima. É toda e qualquer conduta abusiva manifestando-se, sobretudo por comportamentos, palavras, atos, gestos, escritos que possam trazer dano à personalidade, à dignidade, ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa. Em seguida esses ataques vão se multiplicando e a vítima é seguidamente acuada, posta em situação de inferioridade, submetida a manobras hostis e degradantes durante um período maior. É a repetição dos vexames, das humilhações, sem qualquer esforço no sentido de abrandá-las, que torna o fenômeno destruidor. Assim acossada, a pessoa não consegue manter o seu potencial. Ela é estressada, crivada de críticas e censuras, para que se sinta seguidamente sem saber de que modo agir.

2ª) A segunda fase do assédio consiste em DESQUALIFICAR a vítima. Subentendidos, alusões desestabilizantes ou malévolas, observações desabonadoras. Pode-se assim levantar progressivamente a dúvida sobre a idoneidade, a honra, a competência, pondo em questão tudo que ele faz ou diz.

3ª) A terceira fase do assédio consiste em DESACREDITAR a vitima. Para pôr o outro para baixo, é ridicularizado, humilhado e coberto de sarcasmo até que perca toda a autoconfiança. Geralmente usa-se a calúnia, a mentira, tudo de modo que a vítima perceba o que se passa, sem que possa, no entanto, defender-se.

A VITIMOLOGIA – uma pessoa que tenha sofrido uma agressão psíquica como a do assédio moral é realmente uma vítima, pois seu psiquismo é alterado de maneira mais ou menos duradoura.

CONSEQUÊNCIAS: As consequências “emocionais” e “espirituais” desse estado de coisas para uma igreja não devem ser negligenciadas, já que a deterioração do ambiente provoca uma diminuição importante da eficácia ou do rendimento do grupo.

A IMPUNIDADE: O que tem contribuído para o crescimento dessa prática no seio da igreja é, sem dúvida nenhuma, a certeza da impunidade. Se na justiça comum isso já vem sendo tratado como crime (com pena que vai de indenização por danos morais e até prisão), na igreja não se trata nem como pecado. O assédio moral está totalmente liberado. Isso é desmoralizante, para não dizer, uma vergonha. Está na hora de combatermos esse mal, e com coragem, fazermos justiça, afinal, segundo Jesus “a nossa justiça deve exceder a dos escribas e fariseus”. Os sindicatos e organismos que atuam em defesa de trabalhadores desenvolvem campanhas para informar o que é o assédio moral, como ele ocorre, as formas de combatê-lo etc. No entanto, vimos identificando no meio evangélico certas resistências ao combate desse fenômeno, representada pela ausência de reflexão crítica dos seus membros, do corporativismo, do compromisso com as amizades, não com a verdade; com as conveniências, não com as evidências. Daqueles que escolhem o silêncio da covardia em detrimento ao grito da coragem. Preferem o distanciamento, em vez do posicionamento.

CONCLUSÃOAs Igrejas deveriam ficar atentas ao problema e combater biblicamente todas as formas de assédio moral que possam atingir os seus membros. Respeito é bom, e todo mundo gosta.

Rev. Derli Machado

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A obsessão pelo melhor - Leila Ferreira

"Sofremos demais pelo pouco que nos falta e alegramo-nos pouco pelo muito que temos" (Shakespeare)

Estamos obcecados com "o melhor".

Não sei quando foi que começou essa mania, mas hoje só queremos saber do "melhor".

Tem que ser o melhor computador, o melhor carro, o melhor emprego, a melhor dieta, a melhor operadora de celular, o melhor tênis, o melhor vinho.

Bom não basta.

O ideal é ter o top de linha, aquele que deixa os outros pra trás e que nos distingue, nos faz sentir importantes, porque, afinal, estamos com "o melhor".

Isso até que outro "melhor" apareça e é uma questão de dias ou de horas até isso acontecer.

Novas marcas surgem a todo instante.

Novas possibilidades também. E o que era melhor, de repente, nos parece superado, modesto, aquém do que podemos ter.

O que acontece, quando só queremos o melhor, é que passamos a viver inquietos, numa espécie de insatisfação permanente, num eterno desassossego.

Não desfrutamos do que temos ou conquistamos, porque estamos de olho no que falta conquistar ou ter.

Cada comercial na TV nos convence de que merecemos ter mais do que temos.

Cada artigo que lemos nos faz imaginar que os outros (ah, os outros...) estão vivendo melhor, comprando melhor, amando melhor, ganhando melhores salários.

Aí a gente não relaxa, porque tem que correr atrás, de preferência com o melhor tênis.

Não que a gente deva se acomodar ou se contentar sempre com menos. Mas o menos, às vezes, é mais do que suficiente.

Se não dirijo a 140, preciso realmente de um carro com tanta potência?

Se gosto do que faço no meu trabalho, tenho que subir na empresa e assumir o cargo de chefia que vai me matar de estresse porque é o melhor cargo da empresa?

E aquela TV de não sei quantas polegadas que acabou com o espaço do meu quarto?

O restaurante onde sinto saudades da comida de casa e vou porque tem o "melhor chef"?

Aquele xampu que usei durante anos tem que ser aposentado porque agora existe um melhor e dez vezes mais caro?

O cabeleireiro do meu bairro tem mesmo que ser trocado pelo "melhor cabeleireiro"?

Tenho pensado no quanto essa busca permanente do melhor tem nos deixados ansiosos e nos impedido de desfrutar o "bom" que já temos.

A casa que é pequena, mas nos acolhe.

O emprego que não paga tão bem, mas nos enche de alegria.

A TV que está velha, mas nunca deu defeito.

O homem que tem defeitos (como nós), mas nos faz mais felizes do que os homens "perfeitos".

As férias que não vão ser na Europa, porque o dinheiro não deu, mas vai me dar à chance de estar perto de quem amo...

O rosto que já não é jovem, mas carrega as marcas das histórias que me constituem.

O corpo que já não é mais jovem, mas está vivo e sente prazer.

Será que a gente precisa mesmo de mais do que isso?

Ou será que isso já é o melhor e na busca do "melhor" a gente nem percebeu?

---------

Leila Ferreira é uma jornalista mineira com mestrado em Letras e doutora em comunicação em Londres, que optou por viver uma vida mais simples, em Belo Horizonte.



sábado, 19 de janeiro de 2013

CHEGOU O PROGRAMA NOVO ALVORECER

Rádio Web Coração Aquecido
Um programa da Igreja Metodista em São Pedro - Pastor Ednaldo Breves


PELO COMPUTADOR
PELO CELULAR
EM 4 EDIÇÕES DIÁRIAS:
* 07:00 às 08:00 - Novo Alvorecer - Versão Rural - Uma mensagem profética para um dia de vitória!
* 11:00 às 12:00 - Novo Alvorecer - Evangelismo - Uma palavra que nos desafia a estar perto de Deus!
* 18:00 às 19:00 - Novo Alvorecer - Início da Noite - Uma mensagem de gratidão a Deus!
* 23:00 às 24:00 - Novo Alvorecer - Final do Dia - Uma palavra de Esperança!
Nosso Endereço é: Rua Rodolfo Marques, 88 e 125, São Pedro, Barra Mansa, RJ
NOSSA PROGRAMAÇÃO É:
DOMINGO:
09:00 - Escola Dominical
19:00 - Culto de Louvor e Adoração

SEGUNDA FEIRA:
20:00 - Momento de Oração - Buscando Intimidade com Deus
TERÇA FEIRA:
19:30 - Culto de Oração e Libertação

QUINTA FEIRA:
19:30 - Discipulado no Templo e nos Lares

SEXTA FEIRA:
15:00 - Família de Joelhos - Família de Pé
TODA PRIMEIRA SEMANA DE CADA MÊS:
07:00 às 08:00 - Círculo de Oração "No Cenáculo"
Venha estar conosco! Será um prazer recebê-lo(a) e Abraça-lo(a)!!!

Pr. Ednaldo Breves e Esposa (Evangelista Tânia Aparecida da Silva Breves

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

EXEMPLO DE FORÇA DE VONTADE - IMPOSSÍVEL NÃO SE EMOCIONAR...

... e não sentir vergonha de murmurar, a despeito de tudo que temos recebido de Deus neste país maravilhoso chamado Brasil!!!

IGREJA CATÓLICA PROÍBE MÚSICAS PROFANAS EM CASAMENTOS


A Diocese de Apucarana publicou um manual contendo normas e diretrizes para a celebração de casamentos que deverão ser aplicadas pelas paróquias dos 37 municípios abrangidos pela circunscrição eclesiástica. O documento tem gerado polêmica pelas proibições, entre elas a do uso de músicas que não sejam sacras e da entrada dos padrinhos nas cerimônias.
O chamado “manual” determina também que casamentos não podem ser realizados fora da igreja, que fotógrafos e cinegrafistas precisam se cadastrar nas paróquias, além de dispensar o trabalho de promoters, assessores e demais profissionais na organização da celebração.
O bispo da Diocese, Dom Celso Antônio Marchiori, disse em entrevista ao jornal Tribuna do Norte que as diretrizes tem por objetivo orientar a organização do matrimônio. “Não são proibições ou imposições. Não criamos nada de novo, apenas queremos destacar o mais importante na celebração, que são os noivos. Por isso, listamos essas orientações para que o casamento seja realizado como determina a liturgia”, disse.
O líder religioso criticou também a ‘espetacularização’ do casamento. “Muitos noivos perderam o significado sacramental do casamento. Ele está no mesmo patamar de sacramentos como a eucaristia”, criticou.
Reflexos
A decisão da Igreja deve afetar principalmente o setor de assessoria de eventos. Para o jornal Tribuna do Norte, a profissional Fernanda Neira, criticou a decisão religiosa. “Foi uma imposição da Igreja, não houve conversa. Acredito que a Diocese deveria ter chamado os profissionais para dialogar e procurar um meio-termo, ainda mais quando mexe com os sonhos das pessoas. Acho que quem perde é a própria Igreja”, diz.
Segundo ela, a maioria dos noivos e noivas não aprovou a lista de orientações. “Casamento é um sonho para muitas pessoas. Elas querem que seja o mais bonito possível, por se tratar de um momento especial. As exigências restringem o sonho de muitos noivos e noivas”, falou em entrevista.
Surpresos
Bruna Kelly Neves, bacharel em Direito, está noiva. Ela e o noivo, o estudante José Carlos Júnior, foram pegos de surpresa pelo manual de casamento. “Acho errado querer vetar coisas que já se tornaram tradicionais em casamentos, como a entrada dos padrinhos e também o uso de músicas não-sacras. As diretrizes, de certa forma, prejudicam o casamento, por causa do sonho que eu e muitas pessoas tinham”, criticaram ao jornal Tribuna do Norte.


Joiciléia Aparecida de Sá, que é técnica em radiologia, está noiva de Élton Vinicius Soato, que é faturista. Ela pondera. “Acho que proibir a entrada de padrinhos é razoável, porque existem pessoas que exageram e chamam dezenas de casais. Mas acho que as normas não deveriam ser tão rigorosas. Os assessores e promoters poderiam ter sido consultados, para que fossem cortados apenas os exageros”, opina.



Em algumas paróquias, as regras passaram a valer desde o último final de semana. A Igreja Católica de Apucarana ficou conhecida nacionalmente quando passou a multar as noivas que chegavam atrasadas para a cerimônia.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

CUIDADO COM O VÍCIO NAS REDES SOCIAIS - ELE PODE DESTRUIR O SEU MUNDO REAL



As redes sociais tem consumindo nosso tempo de maneira absurda!

Precisamos nos desconectar e viver mais.

O pior: É um vício contra o qual temos que lutar todos os dias.

O Facebook passou a ser, para muitos, UM DIVÃ VIRTUAL!

Enquanto vivemos o virtual, a vida real está passando muito rápido!!!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

UMA PALAVRA DE ESPERANÇA AOS QUE ESTÃO NA IMINÊNCIA DA MORTE OU CONVIVENDO COM UM DOENTE TERMINAL



UMA PALAVRA DE ESPERANÇA AOS QUE ESTÃO NA IMINÊNCIA DA MORTE OU CONVIVENDO COM UM DOENTE TERMINAL

"O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias". (Salmo 23)

Os caminhos do pastor, às vezes, levam a vales sóbrios.
Não podemos andar sempre sob a luz do sol. Os vales sombrios fazem parte de nossa experiência, assim como os pastos verdejantes e as águas tranqüilas.
Nos vales sombrios é que se percebe a habilidade do pastor.
Ele conseguirá manter o seu rebanho unido? Todas as ovelhas atravessarão em segurança? Nenhuma se perderá ou ficará ferida?
As melhores palavras do versículo 4 do Salmo 23 são: Tu estás comigo.
O Pastor já não está na frente conduzindo o rebanho. O vale é sombrio demais para isso. Agora, ele caminha conosco, passo a passo, lado a lado, acalmando o Seu rebanho com sua presença serena. Se Deus está conosco, não temos nada a temer.
A morte lança uma sombra assustadora sobre a vida. Visite qualquer hospital ou asilo e você verá o medo estampado nos rostos das pessoas dali. Vá a um funeral e observe a expressão das pessoas de luto. Um dos motivos de odiarmos os funerais é que não gostamos de enfrentar a verdade incontestável de nossa própria mortalidade.
Podemos lutar contra vários inimigos, mas não podemos lutar contra a morte. O anjo da morte geralmente ganha.
Um dia chegará o momento de atravessar o vale da sombra da morte. Precisamos de um guia que nos ajude a encontrar o caminho através dessa região de trevas até a luz do outro lado. Onde encontrar um guia que possa nos levar através desse vale?
Deve ser alguém que já passou por ali antes, que já atravessou o vale, que possa nos pegar pela mão e nos guiar por onde ele passou.
A quem recorrer? Onde encontrar um guia como esse? Seu nome é Jesus! Ele já passou por ali. Ele conhece o caminho. Ele chegou até a luz do outro lado e virá para nos buscar.
Graças a Deus, nós, suas ovelhas, não atravessaremos esse vale sozinhos. Jesus vai caminhar conosco. Ele nos conduzirá para o outro lado.
Haverá um dia que os nossos guias na terra (Pais, amigos, pastores, etc...) nos levarão até determinado ponto.
Dali para frente apenas o Senhor Jesus Cristo poderá nos ajudar a atravessar. E assim Ele o dará.

HINO 81 DO HINÁRIO EVANGÉLICO:

3ª Estrofe:

E no momento de transpor o rio
Que Tu por mim quiseste atravessar,
Com Tua mão segura bem a minha,
E sobre a morte hei de triunfar

FONTE:
·         Creia Sempre – Ray Pritchard – Editora Vida
·         Hinário Evangélico Metodista – Editora Cedro


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Construção da nova sede do Cras São Pedro, em Barra Mansa, está em fasefinal

O Cras (Centro de Referência em Assistência Social) do bairro São Pedro, em Barra Mansa, vai transferir a sua sede nas próximas semanas. O imóvel em que a unidade se encontra atualmente fica na Rua Rodolpho Marques, 88, mas era alugada. A nova sede está sendo construída nesta mesma rua, no local onde funcionava uma escola municipal, de propriedade da Prefeitura, o que redundará em economia aos cofres públicos.

Lembrando que na época de mudança para o bairro São Pedro, o CRAS funcionava no bairro Bom Pastor, mas, por retomada do imóvel onde funcionava e, sem local para se estabelecer, a funcionária do CRAS, Sra. Carmen, solicitou, por um tempo determinado, com a Igreja Metodista em São Pedro, o imóvel que ocupa atualmente, em que funcionava seu salão social, o que foi prontamente atendida.

Enquanto a obra passa pelos retoques finais, a unidade continua realizando suas atividades normalmente, como explicou uma funcionária que não quis ser identificada. De acordo com ela, a intenção da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos era de que a obra fosse concluída ainda este ano.

- Nós queríamos deixar tudo pronto ao final deste ano, fazer a transferência e liberar o imóvel no qual estamos, mas não foi possível por diversos fatores externos, que não dependiam apenas de nós - contou.

A funcionária ressaltou que não haverá uma inauguração da nova sede porque o que está sendo feito é apenas uma transferência.

- O nosso atendimento não mudará. O trabalho que o Cras realiza no bairro será o mesmo, por isso não há motivo para inaugurar. Vamos apenas nos mudar para outro prédio, a 500 metros do atual - ressaltou.

O Cras do São Pedro tem uma área de abrangência que compreende 23 bairros e é considerado um dos principais pontos de assistência social da cidade.

Entre as atividades desenvolvidas estão recreação, atendimento psicológico e ocupacional e diversas oficinas, como cabelo, manicure, depilação e EVA, entre outras.

A unidade atende a todas as idades, mas um de seus destaques é o ProJovem, que é um programa voltado para os adolescentes da região. Além disso, realiza ainda inscrições para os programas do governo, como o Bolsa Família.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013



DESAFIOS PESSOAIS PARA 2013!!!


Há um ditado que diz que: “Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve.”

Jesus, ao ser interpelado pelo cego Bartimeu, perguntou-lhe: “O QUE QUERES QUE EU TE FAÇA?” (Lucas 18:35 a 42)

Deus gosta e ajuda quem sabe o que quer nesta vida!

POR ISSO, precisamos ter objetivos concretos para nossas vidas.

Sugerimos algumas METAS interessantes, que, se alcançadas, farão com que, você e eu, cheguemos a 31.12.2013, melhor que iniciamos.

Tente colocar em prática em sua vida e depois testemunhe sua vitória!!!

1. VOU ORAR TODOS OS DIAS – Por mim, minha família, minha Igreja, meu Pastor, SD, Bispo, meu País, etc...

2. VOU LER A BÍBLIA TODA ESTE ANO – O formulário está à disposição de todos os membros na recepção da Igreja, se você não tem condições de ir a Igreja, imprima no site da Sociedade Bíblica do Brasil.

3. COMO BOM CRISTÃO, VOU JEJUAR, PELO MENOS, UMA VEZ NA SEMANA; Existem situações em que Jejum é uma ferramenta imprescindível e insubstituível.

4. VOU PERDOAR A TODOS QUE ME OFENDERAM E VOU PEDIR PERDÃO A TODOS OS QUE EU OFENDI! Isso representa saúde para nossas almas. Carregar mágoa, ódio, raiz de amargura, é colocar uma semente de morte em nossa alma.

5. VOU ESFORÇAR PARA ESTAR EM TODOS OS CULTOS – Prestando Culto a Deus, aprendendo constantemente e apoiando e recebendo apoio de meus irmãos em Cristo.

6. VOU SER UM(A) ALUNO(A) ASSÍDUO(A) DA ESCOLA DOMINICAL – Quem aprende avança mais e evita sofrimentos.

7. VOU APOIAR O PROJETO DE DISCIPULADO DA IGREJA – Participando de um Grupo de Discipulado mais próximo de minha casa ou em minha Igreja Local.

8. VOU ESFORÇAR PARA GANHAR, PELO MENOS, UMA VIDA PARA JESUS E LEVÁ-LA PARA IGREJA – Orando, discipulando e investindo tempo com esta pessoa.


9. VOU CUIDAR DO MEU TESTEMUNHO CRISTÃO – Vou procurar honrar o nome de Deus e da Igreja de Jesus Cristo nesta terra, em tudo que fizer!]

10. VOU SER UM OFERTANTE E DIZIMISTA FIEL EM MINHA IGREJA – Não vou fragmentar meu dízimo e oferta, mas vou levá-lo integralmente em minha Igreja. Além disso, vou pedir sabedoria a Deus para administrar o restante dos recursos que ficou em minhas mãos.

11. VOU RESERVAR UM TEMPO ESPECIAL PARA MINHA FAMÍLIA – Vou procurar dialogar mais com meu cônjuge, filhos, pais, etc... Vou ser mais amigo e mais presente!

12.  VOU PROGRAMAR UM PERÍODO DE FÉRIAS COM MINHA FAMÍLIA – Além de merecer, você e sua família precisa. Isso vai estreitar meus laços de família.

13. VOU CUIDAR DE MINHA SAÚDE FÍSICA – Alimentando-me corretamente, dormindo o necessário, fazendo exercícios, e realizando exames periódicos, buscando uma vida equilibrada e saudável.

Que Deus te abençoe e que 2013 seja o melhor ano de tua vida!

Com carinho!

 Pr. Ednaldo Breves e Família

DESAFIOS PESSOAIS PARA 2013!!! (*)

Pastor Ednaldo Breves e Pastor Ronan Boechat

Jesus, ao ser interpelado pelo cego Bartimeu, perguntou-lhe: “O QUE QUERES QUE EU TE FAÇA?” (Lucas 18:35 a 42)

Deus gosta e ajuda quem sabe o que quer nesta vida! POR ISSO, precisamos ter objetivos concretos para nossas vidas.

Sugerimos algumas METAS interessantes, que, se alcançadas, farão com que, você e eu, cheguemos a 31.12.2013, melhor do que iniciamos.

Tente colocar em prática e depois testemunhe sua vitória!!!

1. VOU SER MAIS ÍNTIMO DO MEU SENHOR E SALVADOR JESUS E ASPIRAR POR CRESCENTE VIDA DE SANTIDADE – Buscar o Reino de Deus e sua justica em primeiro lugar com açóes concretas e particularmente na minha agenda. Nada mais dos restos de mim e do meu tempo para o meu Deus! O melhor do meu tempo será para o Senhor! O melhor de mim será para o Senhor!

2. VOU “INVESTIR PESADO NA MINHA ESPIRITUALIDADE”, NA MINHA RELAÇÃO PESSOAL COM O MEU DEUS VIVO – Vou construir a minha vida sobre a plataforma de Atos 2:42, 2Ts 3:13, Tito 2:7, Ef 6:11, Ef 5:8-21, 1Tm 1:19, 1Tm 6:11, 1Tm 3:3, 2Tm 2:15, Ef 4:30, 1Ts 5:19.
a) vou perseverar na leitura, meditação, vivência e anúncio da Palavra.
b) vou perseverar na prática da oração e na intercessão.
c) vou perseverar na comunhão (koinonia) com meus irmãos e irmãs, cuidando e sendo cuidado e discipulado como Igreja, a comunidade da fé.
d) vou perseverar no “partir do pão” (eucaristia, ceia do Senhor), ou seja, no culto comunitário que celebra a ressurreição do Senhor Jesus
e) vou tornar-me incansável na prática do bem, padrão de boas obras e integridade no ensino
f) vou me revestir de toda a armadura de Deus
g) vou andar como filho(a) da luz e ser obreiro(a) aprovado pelo Senhor, compreendendo sempre qual é a vontade do Senhor, provando sempre o que é agradável ao Senhor, remindo o tempo, reprovando as obras infrutíferas das trevas, sendo inimigo da violênia e de contendas, mantendo a fé e a boa consciência, enchendo-me do Espírito Santo, louvando de coração ao Senhor, e seguindo a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância e a mansidão.
i) não vou entristecer ou apagar o Espírito Santo.

3. VOU ORAR TODOS OS DIAS – Por mim, minha família, minha Igreja, meus vizinhos, pelos enfermos, pelas pessoas que estão chegando ã minha Igreja, pelas crianças e juvenis, pelos meus Pastores, SD, Bispo, meu país, povos vítimas de violência, guerra e catástrofes, etc...

4. VOU LER A BÍBLIA DIARIAMENTE E ME DISCIPLINAR PARA LÊ-LA TODA ESTE ANO – A Palava é lâmpada para os meus pés e meu caminho. “Errais não conhecendo as Escrituras”, disse Jesus aos fariseus.

5. COMO BOM CRISTÃO, VOU JEJUAR, PELO MENOS, UMA VEZ NA SEMANA - Existem situações em que Jejum é uma ferramenta imprescindível e insubstituível. E é um meio de Graça todos os dias.

6. VOU PERDOAR A TODOS QUE ME OFENDERAM E VOU PEDIR PERDÃO A TODOS OS QUE EU OFENDI! – Isso representa saúde para nossas almas. Carregar mágoa, ódio, raiz de amargura, é colocar uma semente de morte em nossa alma. Perdoar é livrar-se de lixo emocional e espiritual. Deus só perdoa quem perdoa.

7. VOU AMAR A MINHA IGREJA QUE É UM PROJETO ESPECIAL DE DEUS E ME ESFORÇAR PARA NÃO DEIXAR DE CONGREGAR – Prestando Culto a Deus, aprendendo constantemente e apoiando e recebendo apoio de meus irmãos em Cristo.

8. VOU SER UM(A) ALUNO(A) ASSÍDUO(A) DA ESCOLA DOMINICAL – Quem aprende avança mais e evita sofrimentos. Preciso conhecer a Palavra de Deus e aprender aplicá-la às diversas situações da minha vida pessoal, familiar, amorosa e no mundo do trabalho.

9. VOU APOIAR, PARTICIPAR E PROMOVER O PROJETO DE DISCIPULADO DA IGREJA – Cuidando das pessoas da minha Igreja, visitando-as, apoiando-as e participando de uma célula mais próxima de minha casa ou em minha Igreja Local.

10. VOU ESFORÇAR PARA GANHAR, PELO MENOS, UMA VIDA PARA JESUS POR MÊS E LEVÁ-LA PARA IGREJA PARA ESTAR ENTRE SEUS PARES E SER NUTRIDA E CUIDADA PELA COMUNIDADE DE FÉ – Orando, discipulando e investindo tempo com esta pessoa.

11. VOU CUIDAR DO MEU TESTEMUNHO CRISTÃO – Vou procurar honrar o nome de Deus e da Igreja de Jesus Cristo nesta terra, em tudo que fizer! Quero ser reconhecido como um discípulo(a) do Senhor Jesus, como luz do mundo, sal da terra, carta aberta de Cristo ao mundo, fermendo do Reino…

12. VOU SER UM IMITADOR DE CRISTO E DAQUELES QUE O IMITAM – Jesus é o meu modelo supremo. E aqueles(as) que o imitam têm autoridade espiritual para serem testemunhas e orientadores sobre a minha vida espiritual e pessoal. Vou ouvir Jesus me dizer:
a) “assim como eu (o Mestre) vos lavei os pés (cuidei de vocês), façais o mesmo aos demais
b) “exerça o ministério da reconciliação como embaixador(a) do Reino de Deus no tempo e lugar onde você vive”;
c) “faça discípulos(as) de todas as nações, começando de Jerusalém (a família, o local de trabalho, o bairro, a cidade) até os confins do mundo.

Quem não é imitador de Jesus não serve de referência positiva para mim.

13. VOU SER UM OFERTANTE E DIZIMISTA FIEL EM MINHA IGREJA – Não vou fragmentar meu dízimo e oferta, mas vou levá-lo integralmente ao altar do Senhor em minha Igreja. A minha Igreja é o lugar e a comunidade onde Deus me colocou para adorá-lo, servi-Lo e cuidar dos meus irmãos(ãs) e da Missão. Além disso, vou pedir sabedoria a Deus para administrar o restante dos recursos que ficou em minhas mãos.

14. VOU IR ALÉM DO DÍZIMO E USAR O MEU DINHEIRO (90%) PARA PROMOVER A SOLIDARIEDADE E MISSÕES – Vou investir meus recursos em causas e projetos que tenham a ver com o Reino de Deus, tal como projetos de promoção humana e no sustento ou parcerias com missionarias. Vou investir solidariamente em pessoas!! Preciso priorizar o Reino e sua justiça também na minha vida financeira.

15. VOU RESERVAR UM TEMPO ESPECIAL PARA MINHA FAMÍLIA – Vou procurar dialogar mais com meu cônjuge, filhos, pais, etc... Vou ser mais amigo e mais presente! Vou procurar ter vida devocional, adoração e oração regular com minha família.

16. VOU PROGRAMAR LAZER SEMANAL E UM PERÍODO DE FÉRIAS COM MINHA FAMÍLIA – Há tempo para todo o propósito, inclusive o dia de descanso, que é um dia também de lazer (de quebra da rotina semanal). Dia de convivência e estreitamento das relações interpessoais. O domingo deve ser visto como dia do Senhor e o sábado como o dia da família. Isso vai estreitar meus laços de família.

17. VOU CUIDAR DE MINHA SAÚDE – Alimentando-me corretamente, dormindo o necessário, fazendo exercícios, e realizando exames médicos periódicos, buscando uma vida equilibrada e saudável.

18 – NÃO VOU CAMINHAR SOZINHO, NÃO VOU VIVER SOZINHO, VOU TER VIDA COMUNITÁRIA – Faço parte de uma família, de uma Igreja, que é corpo de muitos membros e família de Cristo. Solidão não é o projeto de Deus para mim e nem para ninguém: “não é bom que a pessoa seja sozinha!” Deus faz com que o solitário viva em família ( ).
- Vou priorizar a construção de boas amizades e a convivência regular e íntima com amigos(as).
- Vou participar do discipulado e me integrar numa célula.
- Vou procurar o apoio e o suporte de mentoria (aconselhamento) pastoral.
- Vou me aproximar dos meus pastores e a liderança da minha Igreja e construir uma relação de confiança com eles.
- Vou ser sábio(a) e humilde e buscar ajuda sempre. Vou dividir meus problemas e preocupações com pessoas confiáveis, maduras e espirituais. Vou ser uma pessoa confiável, madura, acessível, disponível e de oração para que meus irmãos e irmãs possam dividir seus problemas e preocupações comigo. Vou ser membro de um corpo vivo que sente as alegrias e a dor uns dos outros. Vou ser um tijolinho na construção de Deus ligado e sustentado por outros tijolinhos e não um tijolo empilhado ou isolado, pois é fácil ser roubado ou destruido.
- Vou me disciplinar para acolher as pessoas, estar com as pessoas, inclusive visitando-as e promovendo-as.

Para 2013 meu lema será: “Sozinho nunca mais!” Eu não sou uma ilha; nem misântropo nem solitário. Sou Igreja viva do Deus vivo!

Que Deus te abençoe e que 2013 seja o melhor ano de tua vida e que no final do ano você possa testemunhar a vida abundante de Cristo!

Com carinho,

sua IGREJA METODISTA DO JARDIM BOTÂNICO.
____________________________________________________________________
(*) Texto reescrito a partir de um texto original partilhado pelo querido amigo Pastor Ednaldo Breves, e justamente por isso, resultou num texto escrito a "quatro mãos" para a Igreja Metodista do Jardim Botânico. Será publicado como encarte do boletim dominical de 30 de dezembro.